Menu

Cursos onde é leccionada a disciplina

Curso - Ramo Ano Plano
Eng. Informática + Design Media Interactivos - Sem Ramos - Especialidades 2012/13
Design de Media Interactivos - Sem Ramos - Especialidades 2010/11
Aspetos Humanos da Tecnologia - Sem Ramos - Especialidades 2011/12

Ficha da disciplina

Objectivos da disciplina

  Objetivos Gerais da Unidade Curricular

O objetivo geral da unidade curricular é proporcionar uma formação introdutória às questões fundamentais associadas aos sistemas de comunicação visual, e abordar alguns momentos cruciais da sua evolução histórica, de um ponto de vista atual, particularmente relacionado com o campo da interacção humano-computador. As relações entre a evolução histórica dos sistemas de comunicação visual e a evolução das artes visuais e do design são um aspecto importante nesta abordagem, enquadrando-se no contexto das grandes linhas de evolução cultural dos últimos dois séculos. Paralelamente, procede-se a uma abordagem dos percursos que ditaram o alargamento do campo de acção da comunicação visual e do design de comunicação aos novos territórios do digital, definindo-se um conceito abrangente de Cultura Visual Digital. Estas abordagens ocorrem simultaneamente a uma prática efetiva, introdutória aos sistemas de resolução de problemas no âmbito dos sistemas de comunicação visual, com o objetivo de promover uma concretização das situações concetualizadas e das soluções sistémicas abordadas.

Objetivos Específicos da Unidade Curricular

Os objectivos específicos da unidade curricular agrupam-se em quatro vertentes:

I ?    Proporcionar e desenvolver um domínio efetivo dos conceitos e linguagens associadas ao universo da comunicação visual que permita uma demonstração, consequente, da capacidade de os aplicar contextualmente.

II ? Proporcionar e desenvolver o conhecimento das principais linhas de desenvolvimento e momentos históricos chave dos sistemas de comunicação visual que permita uma atuação informada e rica em referências de qualidade.

III ? Proporcionar a compreensão e uma reflexão consequente sobre os entendimentos fundamentais de cultura visual, e cultura visual digital.

IV ? Proporcionar e desenvolver contextualmente o domínio dos sistemas de abordagem e resolução de problemas típicos do contexto da comunicação visual.

Competências a adquirir

Associados às vertentes que enquadram os objetivos da unidade curricular, propõe-se a aquisição e desenvolvimento do seguinte quadro de competências:

I ? Competências ao nível da abordagem fundamental dos sistemas de comunicação visual

- Capacidade de utilizar uma linguagem correta e coerente na análise e síntese das situações concretas abordadas;

- Capacidade para participar no debate consequente de questões relacionadas com a área;

- Capacidade para contextualização dos problemas concretos no âmbito mais vasto da área, classificando-os corretamente;

- Capacidade para utilizar os conhecimentos adquiridos na análise das soluções e processos de resolução propostos em situações concretas.

II ? Competências associadas ao conhecimento  das principais linhas de desenvolvimento histórico dos sistemas de comunicação visual

- Capacidade para contextualizar problemas concretos no âmbito mais vasto dos desenvolvimentos históricos da área, com incidência na história recente;

- Capacidade de utilizar os dados que derivam do conhecimento e das análises históricas como ferramentas úteis para a resolução de problemas concretos, enriquecendo as soluções propostas

III ? Competências relativas ao desenvolvimento dos entendimentos de cultura visual, e cultura visual digital

- Capacidade de análise e síntese das questões que levantam situações concretas, com recurso aos conceitos fundamentais da área, conducentes à construção de entendimentos consistentes, abrangentes e consequentes.

IV ? Competências associadas à abordagem e resolução de problemas em comunicação visual

- Capacidade de análise da tipolgogia de cada problema concreto e de definição adequada de objetivos;

- Capacidade de seleção da metodologia adequada à resolução de problemas concretos;

- Capacidade de estruturação das ações conducentes à resolução de cada problema;

- Capacidade de convocação dos meios necessários à superação de obstáculos concretos;

- Capacidade para se integrar e funcionar no contexto de uma equipa de trabalho.

Critérios de avaliação

MODELO DE AVALIAÇÃO ADOPTADO:  C  (de acordo com o regulamento de avaliação dos alunos da UMa)

CALENDÁRIO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Objecto de avaliação

Acto de submissão à avaliação

Calendário

Entidade que recebe a documentação

Horário / local

Peso na classificação final

Documentos a entregar

Projeto 2

Sessão de  Apresentação

 / Entrega

Consultar calendário oficial da avaliação da Época Normal

Docente

Consultar calendário oficial da avaliação da Época Normal

37%

Ficheiro pdf e anexos

Projecto 1

Sessão de  Apresentação

 / Entrega

Consultar calendário oficial da avaliação da Época Normal

Docente

Consultar calendário oficial da avaliação da Época Normal

50%

Ficheiro pdf e anexos

Relatório

Envio

idem

Docente

Até às 19h00

13%

Ficheiro pdf e anexos

 

PARÂMETROS GERAIS DE AVALIAÇÃO

Os parâmetros gerais da avaliação da unidade curricular reflectem a prossecução dos objectivos delineados, incidindo sobre a verificação da aquisição e desenvolvimento das seguintes competências:

- Adequação dos trabalhos submetidos à avaliação aos respectivos enunciados, nomeadamente no que respeita aos ECTS alocados para cada componente;

- Qualidades demonstradas nos processos de pesquisa, recolha e organização de informação relevante, nomeadamente no que respeita à adequação do trabalho dispendido aos ECTS alocados para o efeito;

- Qualidades evidenciadas no trabalho apresentado individualmente, nomeadamente no que respeita à demonstração do cumprimento dos ECTS alocados para a prática do estudo;

- Qualidades evidenciadas no trabalho apresentado pela equipa de projecto para a qual o aluno contribuiu;

- Qualidades demonstradas no processo de avaliação do trabalho apresentado por outros alunos, concretamente no que se refere a iniciativas consequentes para o seu próprio trabalho.

 

Nota: Os parâmetros de avaliação específicos para cada projecto são estão consignados no Anexo I

Programa resumido (ver programa detalhado)

TÓPICOS

  1.        Noções fundamentais de comunicação visual
  2.        Evolução histórica dos sistemas de comunicação visual
  3.        Noções fundamentais de cibercultura e cultura visual digital
  4.        Metodologias de resolução de problemas em comunicação visual

Bibliografia Principal

(BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL - ATIVA E INTRODUTÓRIA AOS TÓPICOS DO PROGRAMA)

HISTÓRIA, SOCIOLOGIA E TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

AA.VV. - Fundamentos de Comunicação. Lisboa: Sílabo, 2008 (2ª Edição).

BERLO, David K.  -  O processo da comunicação ? Introdução à Teoria e à Prática. São Paulo: Martins Fontes, 1999 (9ª ed.).

BRETON, Philippe  -  A Utopia da Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

DEVLIN, Keith - Info-Senso ? Como transformar a informação em conhecimento. Lisboa: Livros do Brasil, 2000.

DIAS, Fernando Nogueira  -  Sistemas de Comunicação, de Cultura e de Conhecimento ? Um Olhar Sociológico. Lisboa: Instituto Piaget, 2007 (2ª ed.)

ESQUENAZI, Jean-Pierre  -  Sociologia dos Públicos. Porto: Porto Editora, 2006.

FABRE, Maurice  -  História da Comunicação. S.l.: Livraria Morais Editora, s.d.

FERIN, Isabel  -  Comunicação e culturas do quotidiano.  S.l.: Quimera. 2002.

FREIXO, João Vaz  -  Teorias e Modelos de Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget, 2006.

MATTELART, Armand ; MATTELART, Michèle ? História das Teorias da Comunicação. Porto: Campo das Letras, 1997.

RAMONET, Ignacio  -  A Tirania da Comunicação. Porto: Campo das Letras, 2002 (4ª ed.).

COMUNICAÇÃO NO ÂMBITO DO MARKETING E DA PUBLICIDADE

CASTRO, João Pinto e - Comunicação de Marketing. Lisboa: Sílabo, 2007 (2ª edição).

COELHO, Castro; CORREIA, Vítor  -  Manual de Introdução ao Marketing. S.l.: Praeducar, 1998.

OGILVY, David  -  Confessions of an Advertising Man. London: Southbank Publishing, 2004.

PEIXOTO, Fernando  -  Técnica e Estética da Publicidade. Lisboa: Sílabo, 2007.

REIS, Carlos Francisco de Sousa  -  O Valor (Des)educativo da Publicidade. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2007.

VILAR, Emílio Távora  -  Imagem da Organização. S.l.: Quimera, 2006.

FISIOLOGIA E PSICOLOGIA DA PERCEPÇÃO VISUAL

JIMENEZ, Manuel  -  A Psicologia da Percepção. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.

MEYER, Philippe  -  O olho e o cérebro ? Biofilosofia da percepção visual. São Paulo: Unesp, 2002.

SEMIOLOGIA / SEMIÓTICA

CALABRESE, Omar  -  A Linguagem da Arte. Lisboa: Presença, 1986.

DAUCHER, Hans  -  Visión artística y visón racionalizada. Barcelona: Gustavo Gili, 1978.

DEBRAY, Régis  -  Vie e Mort de l?image. S.l.: Gallimard, 1992.

IVINGS JR., W.M.  -  Análisis de la imagen prefotográfica. Barcelona: Gustavo Gili, 1975.

JOLY, Martine  -  Introdução à análise da imagem. Lisboa: Edições 70, 1999.

- A imagem e os signos. Lisboa: Edições 70, 2005.

RODRIGUES, Adriano Duarte  -  Introdução à Semiótica. Lisboa: Cosmos, 2000.

TOUSSAINT, Bernard -  Introdução à Semiologia. Mem Martins: Europa-América, 1994.

VILLAFAÑE, Justo  -  Introducción a la teoria de la imagen. Madrid: Pirâmide, 1996.

FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA COMUNICAÇÃO VISUAL

MASSIRONI, Manfredo  -  Ver pelo desenho ? aspectos técnicos, cognitivos, comunicativos. Lisboa: Edições 70, s.d..

McCLOUD, Scott  -  Understanding Comics ? The Invisible Art. New York: HarperPerennial, 1994.

ROAM, Dan - Rabiscos num guardanapo ? Resolver Problemas e vender ideias com imagens. Lisboa: Gestãoplus/Bertrand, 2009.

- Unfolding the napkin. New York: Portfolio/Penguin, 2009.

TUFTE, Edward R. - Visual Explanations ? Images and Quantities, Evidence and Narrative. Cheshire: Graphics Press, s.d..

WILDE, Judith, WILDE, Richard - A Conceptual Approach to Graphic Problem Solving. New York: Watson - Guptill, s.d..

HISTÓRIA, TEORIAS E FUNDAMENTOS DO MULTIMÉDIA E HIPERMÉDIA

AA.VV.  -  Enciclopédia e Hipertexto. Lisboa: Edições Duarte Reis, 2006.

DREW, Marks; LI Ze-Niang ? Fundamentals of Multimedia. S.l.: Pearson Prentice Hall, 2004.

PACKER, Randall; JORDAN, Ken (ed.)  -  Multimedia - From Wagner to Virtual Reality. New York:  Norton, 2001.

RIBEIRO, Nuno  -  Multimédia e Tecnologias Interactivas. Lisboa: FCA, 2007 (2º ed.).

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO VISUAL / DESIGN DE COMUNICAÇÃO

ALMEIDA, Bernardo Pinto de - João Machado e a Criação Visual. S.l.: Campo das Letras, 2000.

CALZA, Gian Carlo - UKIYO-E. London: Phaidon Press, 2005.

DROSTE Magdalena; Bauhaus Archiv ? Bauhaus 1919-1933 ? Koln: Taschen, 2001.

DROSTE Magdalena ? Bauhaus 1919-1933 ? Reforma e vanguarda ? Koln: Taschen, 2006.

ESKILSON, Stephen J.  -  Graphic Design ? A New History. London: Lawrence King, 2007.

FIEDLER, Jeannine; FEIERABEND Peter - Bauhaus. Cologne: Koneman, 2000.

HAUSER, Arnold  -  História Social da Arte e da Cultura (5 Vols.). S.l.: Vega / Estante Editora, 1989.

HELLER Steven; CHWAST, Seymour ? Graphic Style ? From Victorian to new century. New York: Abrams

HOLLIS, Richard - Design Gráfico ? Uma História Concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

LUPTON, Ellen; MILLER, J. Abbot (org.) -  ABC da Bauhaus ? A Bauhaus e a Teoria do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

OTL, Aicher  -  El mundo como proyecto. Naucalpan: Gustavo Gili, 2002.

MEGGS, Philip B.; PURVIS, ALSTON W.  -  História do Design Gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

RENDGEN, Sandra; WIEDERMANN, Julius (ed.) - Information Graphics. Koln: Taschen. S.d..

SANNA Angela Domenica; OLIVETI, Chiara - Artes Gráficas. Firenze: Scala, 2010.

VARNEDOE, Kirk - A Fine Disregard ? What Makes Modern Art Modern. New York: Thames & Hudson, 1992

WOODMAN, Jonathan M. - Oxford Dictionary of Modern Design. Oxford: Oxford University Press, 2006.

 CALIGRAFIA E TIPOGRAFIA

BAINES, Phil; HASLAM, Andrew - Type & Tipography. London: Laurence King, 2005.

CANAVEIRA, Rui ? História das Artes Gráficas ? III Volume. S.l.: Edição do Autor, 2001.

HASLAN, Andrew - Lettering. Barcelona: Gustavo Gili, 2011.

HEITLINGER, Paulo - Alfabetos ? Caligrafia e Tipografia. Lisboa: Dinalivro, 2010.

MEEHAN, Aiden - Celtic Alphabets. London: Thames & Hudson, 1997.

MONEM, Nadine - Font ? The source book. London: Black Dog Publishing, 2008.

NEUENSCHWANDER, Brody - Letterwork ? Creative letterforms in graphic design. London: Phaidon, 1993.

OLIVETTI, Chiara; SANNA, Angela  Domenica - Artes Gráficas. Firenze: Scala, 2010

ROCHA, Carlos Sousa, NOGUEIRA, Mário Marcelo - Panorâmica das Artes Gráficas ? Vol. I. Lisboa: Plátano, 1999.

SAMARA, Timothy - Diseñar con y sin reticula. Barcelona: Gustavo Gili, 2011.

THOMSON, George - Digital Calligraphy. New York: Watson- Guptill, 2003.

 

Outras Fontes Bibliográficas / Documentos de Apoio

(BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR - INTRODUTÓRIA)

CRIAÇÃO DE VIDEOJOGOS

BERENS, Kate; HOWARD, Geoff  -  The Rough Guide to Videogames. London: Roughguides, 2008.

GEE James Paul - Bons Videojogos + Boa Aprendizagem ? Coletânea de Ensaios sobre Videojogos, a Aprendizagem e a Literacia. S.l.: Pedagogo, 2010.

THOMPSON, Jim; BERBANK-GREEN, Barnaby; COSWORTH, Nic  -  Videojuegos ? Manual para diseñadores gráficos. Barcelona: Gustavo Gili, 2008.

TEORIA DA COR E APLICAÇÕES

BERNARDO, Luís Miguel  -  Histórias da Luz e das Cores ? Volume 2. Porto: Editora da Universidade do Porto, 2007.

GAGE, John  -  Colour in Art. London: Thames & Hudson, 2006.

WONG, Wucius - Principios del diseño en color ? diseñar con colores eletrónicos. Barcelona: Gustavo Gili, 2001.

IMPRENSA E COMUNICAÇÃO SOCIAL

RIBEIRO, Susana Almeida - Infografia de Imprensa ? História e Análise Ibérica Comparada. Coimbra: Minerva Coimbra, 2008.

KELLER, Bill (Introd.) ? The New York Times ? The complete front pages 1851-2009. New York: Black Dog & Leventhal Publishers, 2009.

HISTÓRIA DA ESCRITA E DO LIVRO

DIAS, João Carvalho (Coord.) - De Paris a Tóquio ? Arte do Livro na Colecção Calouste Gulbenkian. Lisboa: FCG, 2006.

HAMEL, Christopher de - A History of Illuminated Manuscripts. London: Phaidon Press, 2005.

KERRIGAN, Michael - The Ancients in Their Own Words ? Ancient writing from tomb hieroglyphs to roman graffiti. London: Amber Books, 2009.

LYONS, Martin ? Books, A living history. London: Thames & Hudson, 2011.

MARQUES, José - As Paredes da Liberdade. Lisboa: Teorema, 1974.

McMURTIE, Douglas - O Livro. Lisboa: Fundação Calouste gulbenkian, s.d. (2ª Edição).

VORONOVA Tamara; STERLIGOV, Andrei  -  Western European Illuminated Manuscripts, 8th to 16th centuries. London: Greenwich Editions, 2003.

WALTHER Ingo F; WOLF Norbert - Masterpieces of Illumination ? The world?s most famous illuminated manuscripts from 400 to 1600. Koln: Taschen, 2005. 

CIBERCULTURA E CULTURA VISUAL DIGITAL

 

BARBOSA, Elisabete; GRANADO, António  -  Weblogs ? Diário de Bordo. Porto: Porto Editora, 2004.

BONNAL Nicolas  -  Internet ? A Nova via Iniciática. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

CHIROLLET, Jean-Claude  -  Filosofia e Sociedade da Informação ? Para uma filosofia fractalista. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

DAVIS, Erik  -  Tecnognose ? Mito, Magia e Misticismo na Era da Informação. Lisboa: Editorial Notícias, 2002.

ELIAS, Herlander  -  A Sociedade Optimizada pelos Media ? The Media Optimized Society. Lisboa: Media XXI, 2006.

FERNÁNDEZ-ARMESTO, Felipe  -  Pioneiros: Uma História Global das Explorações. Lisboa: Dom Quixote, 2008.

FINKIELKRAUT, Alain; SORIANO, Paul  -  Internet ? O Êxtase Inquietante. S.l.: Fim de Século, 2002.

GIANNETTI, Claudia (ed)  -  Ars Telemática: Telecomunicação, Internet e Ciberespaço. Lisboa: Relógio d?Água, 1998.

HARMON, Katherine  -  You Are Here - Personal Geographies and Other Maps of the Imagination. New York: Princeton Architectural Press, 2004.

ILHARCO, Fernando  -  A Questão Tecnológica ? Ensaio sobre a Sociedade Tecnológica Contemporânea. Cascais: 2004.

JONES, Steven G. (ed.)  -  Virtual Culture ? Identity and Communication in Cibersociety.  London: Sage, 1997.

LÉVY, Pierre  -  As Tecnologias da Inteligência. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

- Cibercultura. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.

NORA, Dominique  -  Os Conquistadores do Ciberespaço. Lisboa: Terramar, 1996.

PAPERT, Seymour  -  A família em rede. Lisboa: Relógio d?Água, 1997.

PORTER, David (ed.)  -  Internet Culture. New York and London: Routledge, 1996.

SCHILLER, Dan  -  A Globalização e as Novas Tecnologias. Barcarena: Presença, 2002.

SOARES, Tânia de Morais  -  Cibermedi@ - Os Meios de Comunicação Social Portugueses Online. Lisboa: Escolar Editora, 2006.

SCHWARTZ, Hillel  -  The Culture of The Copy ? Striking Likenesses, Unreasonable Facsimiles. New York: Zone Books, 1998.

TAPIAS, José Antonio Pérez  -  Internautas e náufragos ? A busca do sentido na cultura digital. São Paulo: Loyola, 2006.

TERCEIRO, José B.  -  Socied@de digit@l ? do homo sapiens aos homo digitalis. Lisboa: Relógio d?Água, 1997.

HISTÓRIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DA INFORMAÇÃO

DAVIS, Martin  -  O Computador Universal ? Matemáticos e as Origens do Computador. Lisboa: Bizâncio, 2004.

DEVLIN, Keith  -  Info-Senso. Lisboa: Livros do Brasil, 2000.

FDIDA, Serge  -  Das Auto-estradas da Informação ao Ciberespaço. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.

McLUHAN, Marshall ? Compreender os Meios de Comunicação ? Expansões do Homem. Lisboa: Relógio d?Água, 2008.

ROSA, António Machuco  -  5 Lições Sobre Comunicação, Redes e Tecnologias da Informação ? da Cibernética ao Copyright. Lisboa: Vega, 2006.

SARTORI, Giovanni  -  Homo Videns ? televisão e pós-pensamento. Lisboa: Terramar, 2000.

SICARD, Monique  -  A Fábrica do Olhar ? Imagens da ciência e aparelhos de visão (século XV-XX). Lisboa: Edições 70, 2006.

 

 

Atendimento

Links associados

Observações

Ensino

Cursos - FAQs