Menu

Opção II ( Química Alimentar ) - Nanoquímica e Nanomateriais - Sem Ramos - Especialidades


7.5
ECTS / Credit Units
Year: 2 / 1º Semestre
Plan: 2012/13
Scientific Area: BIQ
Level: Avançado

Semestral Hour Load

Theorical: 48.00
Theorical-Pratical:
Pratical and Laboratorial: 24.00
Fieldwork:
Seminar:
Internship:
Tutorial:

 

Assigned Internship Hours:
Assigned Projects Hours:
Assigned Fieldwork Hours:
Assigned Study Hours:
Assigned Evaluation Hours:
Others:

Degree having this Course

Degree - Branch Degree Plan Year
Bioquímica Aplicada - Sem Ramos - Especialidades 2007/08
Nanoquímica e Nanomateriais - Sem Ramos - Especialidades 2012/13

Teaching Staff

José de Sousa Câmara
José de Sousa Câmara


Responsibilities:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico
Ensino prático e laboratorial

Course Information

Course Objectivs

São os seguintes os objectivos desta disciplina:

  1. Adquirir conhecimentos sobre a química dos componentes presentes nos alimentos:  composição, estrutura e propriedades dos alimentos frescos e processados

  2. Compreender as alterações físico-químicas que ocorrem durante o processamento e armazenamento dos produtos alimentares.

  3. da interacção entre componentes com vista ao esclarecimento das modificações sofridas pelo alimento durante o processamento e armazenamento e

  4. desenvolvimento de metodologias analíticas para analisar os compostos essenciais e indesejáveis com vista à caracterização e melhoramento dos produtos alimentares promovendo a protecção e a salvaguarda da saúde pública.

  5.  

O programa da disciplina procura articular os conceitos fundamentais da química, da física, da biologia e da bioquímica com aspectos práticos da nossa alimentação diária e ainda com aspectos mais tecnológicos e de relevo na indústria alimentar.

De um modo geral, pretende-se que o Mestrando adquira uma perspectiva global da Química doa Alimentos e reconheçam, dada a sua formação multidisciplinar, a capacidade de poderem intervir estrategicamente em actividades de I&DT num sector competitivo e em constante evolução como é o da indústria alimentar.

Familiarizar os alunos com as reacções químicas e bioquímicas, e com o comportamento físico e biológico, dos produtos alimentares, ao longo da cadeia de produção e distribuição e durante a operações de preparação dos alimentos.

O Mestrado em Bioquímica e Química dos Alimentos é um curso dedicado ao estudo dos alimentos de forma genérica, nomeadamente: i) da composição, estrutura e propriedades dos alimentos frescos e processados e dos seus componentes, ii) da interacção entre componentes com vista ao esclarecimento das modificações sofridas pelo alimento durante o processamento e armazenamento e iii) ao desenvolvimento de metodologias analíticas para analisar os compostos essenciais e indesejáveis com vista à caracterização e melhoramento dos produtos alimentares promovendo a protecção e a salvaguarda da saúde pública.

Evaluation Criteria

A leccionação da disciplina é realizada em aulas teóricas e práticas laboratoriais

Nas aulas teóricas serão apresentados e desenvolvidos os conceitos referidos no programa. No início do ano lectivo será fornecida aos alunos a lista geral da bibliografia adoptada, sendo no início de cada capítulo fornecida, de modo mais detalhado, a bibliografia que mais se coaduna com a forma como o mesmo vai ser leccionado. Face à inexistência de um texto básico que trate globalmente os assuntos com um desenvolvimento semelhante ao utilizado no presente programa da disciplina, os alunos terão ainda acesso aos acetatos utilizados pelo regente da disciplina na leccionação das aulas. As aulas práticas constam realização de um mini-projecto de investigação.

A avaliação será efectuada de acordo com o Modelo de Avaliação A

2 frequências a realizar ao longo do semestre contabilizando cada uma com 35 % para a classificação final. A componente prática inclui o desenvolvimento de um mini projecto laboratorial.

Program Resume (get program detail)

Main Bibliography

  1. Food Chemistry; H.-D. Belitz, W. Grosch, P. Schieberle, M.M. Burghagen, 3rd Revision Edition. Springer.

  2. Fennema's Food Chemistry, Fourth Edition; Edited by Srinvason Damodaron, Kirk Parkin. Owen R. Fennema, CRC Press, Taylor & Francis Group.

  3. Alimentos ? a Química dos seus components. T. P. Coutate. 3ª edição. ARTMED Editora.

     

Other Biographical Sources / Support Documents

Sebenta das aulas teóricas

Student Support

2ª Feira 9-11h

4ª feira 9-11h

Associated Links

Comments

2ª Feira 9-11h

4ª feira 9-11h

Forum