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Design Estratégico - Design - Sem Ramos - Especialidades


5.0
ECTS / UC
Ano: 3 / 1º Semestre
Plano: 2016/17
Área Científica: DSG
Nível: Básico

Carga Horária Semestral

Ensino Teórico:
Ensino Teórico-Prático: 48.00
Ensino Prático e Laboratorial:
Trabalho de Campo:
Seminário:
Estágio:
Orientação tutorial:

 

Horas Dedicadas a Estágios:
Horas Dedicadas a Projectos:
Horas Dedicadas a Trabalhos no Terreno:
Horas Dedicadas a Estudo:
Horas Dedicadas a Avaliação:
Outras:

Cursos onde é leccionada a disciplina

Curso - Ramo Ano Plano
Design - Sem Ramos - Especialidades 2016/17

Corpo Docente

Valentina Vezzani
Valentina Vezzani


Responsabilidades:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico-prático

Ficha da disciplina

Objectivos da disciplina

Esta UC tem como principais objetivos:
- desenvolver competências de planeamento estratégico e capacidades de gerar visões/cenários inovadores no âmbito da cultura do design dentro de uma organização/produto/marca ou serviço.
- obter ferramentas básicas para a organização e estruturação de um plano de design estratégico;
- desenvolver ferramentas e capacidades de narração gráfica para implementação e comunicação dos projetos;

Critérios de avaliação

Avaliação é periódica, segundo o Modelo C do regulamento de avaliação do Estudante da UMa. Alunos Trabalhadores Estudantes estão sujeitos a uma frequência mínima obrigatória de pelo menos 50% das aulas e o exame de recurso vale 30% sobre a nota obtida no final do semestre a todos os estudantes.

Programa resumido (ver programa detalhado)

1- Noções de mercado, marcas e seus consumidores segundo modelos de negócio;
2- O design como construtor de valor;
3- Importância do pensamento em Design no tempo da economia do conhecimento, da colaboração e das economias sustentáveis;
4- Príncipios do Design de Serviços, metodologias para o projetos de produtos-serviços;
5- Branding Design. Importância da identidade de marca, sistemas de identidade corporativa, relações de identidade e de cultura transversais dentro de uma organização/empresa.
6- Ferramentas para a compreensão e construção de um plano estratégico e de negócio;
7- Ferramentas de construção de narrativas gráficas. Da infografia ao desenho de sistemas de comunicação.

Bibliografia Principal

Tim Brown, Change by Design. How Design Thinking transforms organisations and inspires innovation, HarperCollins Publisher, 2009
Natalie W. Nixon, Strategic Design Thinking, Bloomsbury Publishing, 2015
Roberto Verganti, Design driven innovation. Changing the Rules of Competition by Radically Innovating What Things Mean, Harvard Business Press, 2009
Idris Mootee, Design Thinking for Strategic Innovation: What They Can't Teach You at Business or Design School, Wiley, 2013
Alexander Osterwalder, Value Proposition Design. How to Create Products and Services Customers Want, Strategyzer, 2014
Alexander Osterwalder, Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers, 2010
Marc Stickdorn, Jakob Schneider, This is Service Design Thinking: Basics, Tools, Cases, 2012
Clayton M. Christensen, The Innovator's Dilemma: The Revolutionary Book That Will Change the Way You Do Business, Harper Business Essentials, 2011
Chan Kim Renée Mauborgne, Blue Ocean strategy,www.blueoceanstrategy.com

Outras Fontes Bibliográficas / Documentos de Apoio

Sustainable Development Goals by United Nations: www.un.org/sustainabledevelopment/sustainable-development-goals/

Atendimento

Links associados

Observações

Fórum

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