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Desenho II - Design - Sem Ramos - Especialidades


8.0
ECTS / UC
Ano: 1 / 2º Semestre
Plano: 2016/17
Área Científica: VIS
Nível: Intermédio

Carga Horária Semestral

Ensino Teórico:
Ensino Teórico-Prático: 32.00
Ensino Prático e Laboratorial: 48.00
Trabalho de Campo:
Seminário:
Estágio:
Orientação tutorial:

 

Horas Dedicadas a Estágios:
Horas Dedicadas a Projectos:
Horas Dedicadas a Trabalhos no Terreno:
Horas Dedicadas a Estudo:
Horas Dedicadas a Avaliação:
Outras:

Cursos onde é leccionada a disciplina

Curso - Ramo Ano Plano
Design - Sem Ramos - Especialidades 2016/17

Corpo Docente

José Manuel da Silva Gomes
José Manuel da Silva Gomes


Responsabilidades:
Ensino teórico-prático
Ensino prático e laboratorial
Valentina Vezzani
Valentina Vezzani


Responsabilidades:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico-prático
Ensino prático e laboratorial

Ficha da disciplina

Objectivos da disciplina

Este curso tem como objetivos:

-Desenvolver a capacidade de observar e identificar a diferença de percepção do real e do conceptual.

-Aprofundar o conhecimento e uso de diferentes ferramentas e técnicas manuais.

-Desenvolver uma sensibilidade visual e estética para capacitar os alunos a agir criativamente, e incentivar a autonomia na criação de uma linguagem visual própria, considerando também os níveis simbólicos e poéticos.

Critérios de avaliação

A avaliação é continua e baseada na concretização de projectos. A frequência mínima para garantir a aprovação na disciplina é de 75% do total de aulas previstas.

Esta UC segue o Modelo C de acordo com o regulamento de avaliação do Estudante da UMa. Alunos Trabalhadores Estudantes estão sujeitos a uma frequência minima obrigatória de pelo menos 50% das aulas e o exame de recurso vale 30% sobre a nota obtida no final do semestre.

A disciplina está sujeita a avaliação por projectos que podem ter entre 2 a max. 4 momentos de avaliação quantitativa.

A UC pressupõe uma taxa de esforço e trabalho autónomo de realização dos projectos de cerca de 10h semanais.

Programa resumido (ver programa detalhado)

O curso é baseado em experiências práticas, ambas as contribuições teóricas interiores e exteriores, e integrativas, visando ao "como fazer":

-Observação do real e do meio, elementos urbanos, espaços e produtos; grelha de construção e morfologia; projecção ortogonal e perspectiva.

-Utilizar representação diferente meios e técnicas; para melhorar a esboçar habilidades lado, e aprender mais sobre ilustração, explorando o uso de caneta, tinta, cores, colagens, gravura em linoleum.

-Linhas e texturas como elementos gramaticais da representação.

-O apoio adequado para a representação. Tipos de papel e normas de tamanhos de página.

-Utilizar cor, explorando a teoria e experimentando diretamente sua percepção e reprodução; noções das variáveis matiz, saturação, brilho, os tipos de interações e contrastes, os sistemas internacionais de cor e amostras coleções; experimentação da criação de uma paleta de cores.

-Representar humores, mensagens, conceitos, objetos, espaços (interiores e áreas urbanas) através do uso de linhas, a cor, textura, materiais e técnicas diferentes.

-Storytelling, representação de narrativas visuais.

Bibliografia Principal

ALBERS, J. (1975) Interaction of Colour (Revised Edition), Yale University

ARNHEIM, R. (1986) Art and Visual Perception: A Psychology of the Creative Eye, University of California Press, Los Angeles

DE SAUSMAREZ, J. (2008) Basic Colour. A Practical Handbook, Herbert Press, London

HACHEN, M. (2007) Scienza della Visione. Spazio e Gestalt, design e comunicazione, Apogeo, Milano

HOBBS, J. (2013) Sketch Your World. Essential Techniques for Drawing on Location, Apple, London

MALAMED, C. (2015) Visual Design Solutions: Principles and Creative Inspiration for Learning Professionals, John Wiley & Sons Inc., Hoboken, New Jersey

MALE, A. (2007) Illustration: a theoretical and contextual perspective, AVA Publishing, Lausanne

MUNARI, B. (2015) Artista e designer, Ediçoes70, Coimbra

MUNARI, B. (2014)Design e Comunicação Visual, Ediçoes70, Coimbra

Outras Fontes Bibliográficas / Documentos de Apoio

Anita Taylor, Why drawing needs to be a curriculum essential, The Guardian,

Retrieved at: https://www.theguardian.com/culture-professionals-network/culture-professionals-blog/2014/may/29/drawing-needs-to-be-curriculum-essential-education

URBAN SKETCHERS  www.urbansketchers.org/

REES, D. & BLECHMAN, N. (2014). How to be an Illustrator, Laurence King Publishing Ltd, London.

MARZOTTO, C. (2007) Proto tipi. Farsi una stamperia, Stampa Alternativa & Graffiti.

http://proto-tipi.blogspot.pt/

How to Draw... by The Guardian https://www.theguardian.com/childrens-books-site/series/how-to-draw

Drawing Research Network http://www.drawing-research-network.org.uk/

Proceedings CONFIA 2015, 2016, 2017 http://www.confia.ipca.pt/#

 

 

Atendimento

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