Menu

Desenho I - Design - Sem Ramos - Especialidades


8.0
ECTS / UC
Ano: 1 / 1º Semestre
Plano: 2016/17
Área Científica: VIS
Nível: Básico

Carga Horária Semestral

Ensino Teórico:
Ensino Teórico-Prático: 32.00
Ensino Prático e Laboratorial: 48.00
Trabalho de Campo:
Seminário:
Estágio:
Orientação tutorial:

 

Horas Dedicadas a Estágios:
Horas Dedicadas a Projectos:
Horas Dedicadas a Trabalhos no Terreno:
Horas Dedicadas a Estudo:
Horas Dedicadas a Avaliação:
Outras:

Cursos onde é leccionada a disciplina

Curso - Ramo Ano Plano
Design - Sem Ramos - Especialidades 2016/17

Corpo Docente

Gonçalo Nuno Ramos Ferreira de Gouveia
Gonçalo Nuno Ramos Ferreira de Gouveia


Responsabilidades:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico-prático
Ensino prático e laboratorial

Ficha da disciplina

Objectivos da disciplina

A Unidade Curricular tem como objetivo fundamental proporcionar as condições necessárias para a aquisição e desenvolvimento de competências teórico-práticas, de nível básico, na área das metodologias de representação gráfica de realidades formais e espaciais, essencialmente tridimensionais, com ênfase na figura humana, tanto de um ponto de vista estrutural como no que se refere à abordagem prática das técnicas associadas. Decorrente deste objetivo geral, propõem-se uma abordagem inicial dos aspetos teóricos e práticos essenciais à área, com vista a um adequado enquadramento curricular e balizamento das ações propostas, seguida de uma abordagem das metodologias convencionais de geração geométrica de realidades espaciais-formais, através de sistemas de projeção, com incidência no sistema perspético cónico rigoroso ou linear, e sistemas axonométricos, com o objetivo de estabelecer uma base metodológica cujas potencialidades e limitações são bem conhecidas, podendo assim servir de suporte para o desenvolvimento individual de estratégias de conjugação e manipulação consequentes e informadas. Estas atividades, de natureza essencialmente estruturante, cumprem ainda objetivo de sustentar sucessivamente as etapas seguintes, permitindo um exercício melhor informado de métodos e técnicas de resolução de problemas de visualização e comunicação de situações concretas e circunstanciadas, visando um último patamar, baseado na representação sintética da figura humana, fundamental no elenco de competências de um profissional em qualquer área do Design. Este conjunto de experiências visa assim, essencialmente, proporcionar ao aluno competências básicas ao nível da representação gráfica convencional de múltiplas realidades espaciais e formais, dotando-o de ferramentas concetuais e pragmáticas para comunicar eficazmente essas realidades no âmbito profissional das diversas áreas do design, ao mesmo tempo que adquire experiência e competências básicas específicas para o desenvolvimento de uma linguagem própria, consequente e fundamentadas num conhecimento das sua próprias capacidades e a aptidões particulares nesse campo. Considera-se assim um objetivo implícito, em todas as etapas, a progressiva aquisição de competências no que se refere aos processos de exploração das linguagens gráficas per si, apesar deste processo não constituir, no contexto preciso desta unidade curricular, um fim em si mesmo.

Critérios de avaliação

Os parâmetros gerais da avaliação da unidade curricular refletem a prossecução dos objetivos delineados, incidindo sobre a verificação da aquisição e desenvolvimento das seguintes competências:

-  Adequação dos trabalhos submetidos à avaliação aos respetivos enunciados, nomeadamente no que respeita aos ECTS alocados para cada componente;

-  Qualidades demonstradas nos processos de pesquisa, recolha e organização de informação relevante, nomeadamente no que respeita à adequação do trabalho despendido aos ECTS alocados para o efeito;

-  Qualidades evidenciadas no trabalho apresentado individualmente, nomeadamente no que respeita à demonstração do cumprimento dos ECTS alocados para a prática do estudo;

-  Evidência de uma evolução positiva associada às práticas ensaiadas e coerência dos processos iterativos;

-  Qualidades demonstradas no processo de avaliação do trabalho apresentado por outros alunos, concretamente no que se refere a iniciativas consequentes para o seu próprio trabalho.

Programa resumido (ver programa detalhado)

Bibliografia Principal

AA.VV. ? Inside the Human Body ? A source book for artists and designers. Amsterdam: Pepin Press/Agile rabbit, 2009.

AA.VV. ? The Human Figure ? A source book for artists and designers. Amsterdam: Pepin Press/Agile rabbit, 2008.

BALTRUSAITIS, Jusgis  ?  Anamorphoses. Paris : Flammarion, 1984.

BARTSCHI, Willy A.  ?  El Estudio de las Sombras en la Perspectiva. Barcelona: Gustavo Gili, 1980.

COMAR Philippe  ?  La Perspective en Jeu ? Les Dessus de l?Image. Galliamard, 1992.

MASTEN, Mick; SOUTHERN, Jack ? Drawing Projects ? An exploration of the language of drawing. London: Black Dog, 2014.

RYDER, Anthony ? The artist?s complete guide to figure drawing ? A contemporary perspective on the classical tradition. New York: Watson-Guptill, 2000.

THOMSON, Arthur ? A handbook of anatomy for art students. New York: Dover, s.d.

Outras Fontes Bibliográficas / Documentos de Apoio

Atendimento

Links associados

Observações

Fórum

Ligação ao Fórum Desenho ILink Externo