Menu

Formação Científica, Cultural, Social e Ética 3 ( Introdução ao Turismo (FCC) ) - Línguas e Relações Empresariais - Sem Ramos - Especialidades


7.5
ECTS / UC
Ano: 2 / 1º Semestre
Plano: 2013/14
Área Científica: FCC
Nível: Básico

Carga Horária Semestral

Ensino Teórico: 28.00
Ensino Teórico-Prático: 28.00
Ensino Prático e Laboratorial:
Trabalho de Campo:
Seminário:
Estágio:
Orientação tutorial: 21.00

 

Horas Dedicadas a Estágios:
Horas Dedicadas a Projectos:
Horas Dedicadas a Trabalhos no Terreno:
Horas Dedicadas a Estudo:
Horas Dedicadas a Avaliação:
Outras:

Cursos onde é leccionada a disciplina

Curso - Ramo Ano Plano
Línguas e Relações Empresariais - Sem Ramos - Especialidades 2013/14
Economia - Sem Ramos - Especialidades 2015/16

Corpo Docente

Luiz Tadeu Milheiro de Menezes Pinto Machado
Luiz Tadeu Milheiro de Menezes Pinto Machado


Responsabilidades:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico
Ensino teórico-prático

Ficha da disciplina

Objectivos da disciplina

O objectivo desta Unidade Curricular é dar a conhecer o turismo como actividade sócio-económica, identificando os conceitos fundamentais associados a esta área de conhecimento. Identificar-se-á os elementos de avaliação do sistema turístico e as suas interacções com os outros sistemas da envolvente. Compreender-se-á ainda, o comportamento do turista no processo de escolha do destino. Simultaneamente, conheceremos as política de tarifação dinâmicas disponíveis às organizações atuais que atuam no sistema turístico, e como se forma a imagem turística e a personalidade de um destino. Por fim, abordaremos as estratégias de comunicação no sector turístico.

Os alunos desenvolverão algumas das principais capacidades analíticas, de planeamento, e de implementação das ferramentas necessárias para solucionar com pertinência e eficácia problemas ligados ao conteúdo programático.

Critérios de avaliação

A unidade curricular tem avaliação contínua, tendo em consideração os seguintes elementos e respetivas ponderações:
- Avaliação periódica (50% N. final - mínimo 8 valores);
- Trabalho de grupo ou prova escrita (50% N. final - mínimo 8 valores).

Programa resumido (ver programa detalhado)

Bibliografia Principal

Cooper C., Fletcher J., Fyall A., Gilbert D., Wanhill S. (2008), Tourism Principles and Practice(4. Ed), London: Financial Times Management
Holloway, C., Davidson R., Humphreys C. (2009), The Business of Tourism(8. Ed), Financial Times/ Prentice Hall.
Cunha, Licínio (2007). Introdução ao Turismo (3.Ed). Editorial Verbo.
Firmino, Manuel B. (2007). Turismo - Organização e Gestão. Escolar Editora.
Kotler, P., Bowen, J.T. & J.C. Makens (2006). Marketing for Hospitality and Tourism (4. Ed), Prentice Hall.
Frochot, I. & Legohérel, P. (2007). Le Marketing du Tourisme. Dunod.

Outras Fontes Bibliográficas / Documentos de Apoio

artigos diversos L Pinto Machado

Atendimento

5ª feira 15:00  sala 1.8   piso -1   Sala Observatório de Turismo 

com marcação previa p luizpintomachado@gmail.com 

Links associados

Observações