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Opção ( Marketing ) - Línguas e Relações Empresariais - Sem Ramos - Especialidades


7.5
ECTS / UC
Ano: 3 / 1º Semestre
Plano: 2013/14
Área Científica: GES
Nível: Intermédio

Carga Horária Semestral

Ensino Teórico: 28.00
Ensino Teórico-Prático: 28.00
Ensino Prático e Laboratorial:
Trabalho de Campo:
Seminário:
Estágio:
Orientação tutorial: 21.00

 

Horas Dedicadas a Estágios:
Horas Dedicadas a Projectos:
Horas Dedicadas a Trabalhos no Terreno:
Horas Dedicadas a Estudo:
Horas Dedicadas a Avaliação:
Outras:

Cursos onde é leccionada a disciplina

Curso - Ramo Ano Plano
Comunicação, Cultura e Organizações - Sem Ramos - Especialidades 2016/17
Línguas e Relações Empresariais - Sem Ramos - Especialidades 2013/14
Economia - Sem Ramos - Especialidades 2015/16
Economia - Sem Ramos - Especialidades 2015/16

Corpo Docente

Pedro Álvaro Pereira Correia
Pedro Álvaro Pereira Correia


Responsabilidades:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico
Ensino teórico-prático
Orientação tutorial

Ficha da disciplina

Objectivos da disciplina

O objetivo desta Unidade Curricular (UC) é dar a conhecer os principais conceitos de Marketing. Pretende-se que os alunos sejam capazes de desenvolver estratégias orientadas para o cliente; conceber e compreender a implementação dos programas de marketing, processos e atividades que identificam e respondem as interdependências do ambiente de marketing atual; compreender as teorias do comportamento de compra dos consumidores; conhecer os princípios chave da segmentação do mercado e saber como atingir os mercados-alvo; identificar o posicionamento dos bens nesses mercados e ser capaz de avaliar os elementos do Marketing Mix. Os alunos desenvolverão algumas das principais capacidades analíticas, de planeamento, e de implementação das ferramentas necessárias para solucionar com pertinência e eficácia problemas ligados ao conteúdo programático.

Critérios de avaliação

A avaliação da aprendizagem dos alunos sobre os conteúdos expostos e discutidos nas aulas e respetivos suportes bibliográficos, ocorrerá através do regime de avaliação periódica concretizada pela realização de duas frequências, cada uma com um peso de 50% na atribuição da nota final (NF) e calendarizados da seguinte forma:

1º Teste escrito (sem consulta e com nota mínima de 6 valores) - 15/11/2017

2º Teste escrito (sem consulta e com nota mínima de 6 valores) ? 10/01/2018

Consideram-se aprovados os alunos que obtenham uma média final igual ou superior a 9,5 valores.

Os alunos que tenham sido excluídos, faltado ou com classificação abaixo da nota mínima em uma das frequências, ficam excluídos da época normal.

Os alunos que não obtenham aprovação na época normal, serão avaliados pelo conteúdo integral da UC.

Os alunos que optem por realizar melhoria de nota serão avaliados pelo conteúdo integral da UC.

Nas provas não será permitido a utilização de qualquer equipamento eletrónico, a exceção de calculadora com as seguintes funções básicas: soma, subtração, multiplicação e divisão.

Nas provas qualquer aluno que conscientemente utilizar recursos/ferramentas não autorizadas ou ajudar outro aluno estará a violar os padrões de comportamento académicos ficando ambos sujeitos a anulação da frequência.

Programa resumido (ver programa detalhado)

  1. O Conceito de Marketing e Envolvente

    1. Definição e Evolução

    2. Processo de Marketing

    3.  Micro Ambiente

    4.  Macro Ambiente

  2. O Comportamento de Compra

    1. As influências interdisciplinares

    2. O modelo de comportamento do consumidor

    3. O processo de decisão de compra

    4. O processo de decisão de compra de novos produtos

  3. Estratégia e Mercado

    1. A Estratégia e o Planeamento

    2. O Processo de Segmentação

    3. O Mercado Alvo

    4. O Conceito de Posicionamento e Diferenciação

  4. O Marketing Mix (Composto de Marketing)

    1. Produto

    2. Preço

    3. Distribuição

    4. Comunicação

Bibliografia Principal

Kotler, P. & Armstrong, G., (2017) Principles of Marketing, Global Edition, 17/E Pearson Education;

Kotler, P.; Armstrong, G.; Harris, L. & Piercy, N. (2016). Principles of Marketing European Edition, 7th Edition, Pearson Education Limited.

Outras Fontes Bibliográficas / Documentos de Apoio

Chaffey, D. & Ellis-Chadwick, F. (2016). Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (6th Ed.), Pearson Education Limited.

Fisk; Grove; John. (2014). Services Marketing, International Edition, 4th Edition. Cengage Learning;

Jobber, D; Ellis-Chadwick, F. (2012). Principles and Practice of Marketing, 7th Edition. McGraw-Hill Education (UK) Ltd.;

Kolb, B. (2016). Marketing Strategy for the Creative and Cultural Industries. Taylor & Francis Group;

Kotler, P,. Kartajaya, H e Setiawan, I., (2017) Marketing 4.0, Moving from Traditional to digital, Pearson Education Limited

Kotler, P. & Keller, K., (2016) Marketing Management, Global Edition, 15/E Pearson Education;

Kotler, P.; Lane, K.; Brady, M.; Goodman, M.; Hansen, T. (2012). Marketing Management, 2nd Edition,Pearson Education Limited. Cota: 658.6 Mar

Lacobucci. (2014). Marketing Management, 1st Edition. Cengage Learning

Scott, D. (2014). The New Rules of Sales and Service: How to Use Agile Selling, Real-Time Customer Engagement, Big Data, Content, and Storytelling to Grow Your Business, John Wiley & Sons. Cota: 658.6 SCO New

Wilson, A.; Zeithaml, V.; Bitner, M.; Gremler, D. (2012). Services Marketing: Integrating Customer Focus Across The Firm, 2nd Edition. McGraw-Hill Education (UK) Ltd.;

Atendimento

Tutoria e atendimento: 4ª feira das 20hrs às 21hrs, gabinete 1.66, sujeito à marcação para o email: pacorreia@staff.uma.pt, os alunos deverão identificar-se (nome, nº de aluno e licenciatura).

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