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Formação Científica, Cultural, Social e Ética 1 ( Introdução às Ciências Empresariais ) - Comunicação, Cultura e Organizações - Sem Ramos - Especialidades


7.5
ECTS / UC
Ano: 1 / 1º Semestre
Plano: 2016/17
Área Científica: FCC
Nível: Básico

Carga Horária Semestral

Ensino Teórico: 28.00
Ensino Teórico-Prático: 28.00
Ensino Prático e Laboratorial:
Trabalho de Campo:
Seminário:
Estágio:
Orientação tutorial: 21.00

 

Horas Dedicadas a Estágios:
Horas Dedicadas a Projectos:
Horas Dedicadas a Trabalhos no Terreno:
Horas Dedicadas a Estudo:
Horas Dedicadas a Avaliação:
Outras:

Cursos onde é leccionada a disciplina

Curso - Ramo Ano Plano
Engenharia Electrónica e Telecomunicações - Sem Ramos - Especialidades 2014/15
Engenharia Informática - Sem Ramos - Especialidades 2010/11
Matemática - Sem Ramos - Especialidades 2015/16
Comunicação, Cultura e Organizações - Sem Ramos - Especialidades 2016/17
Línguas e Relações Empresariais - Sem Ramos - Especialidades 2013/14
Design de Media Interactivos - Sem Ramos - Especialidades 2010/11

Corpo Docente

Agostinho Renato Mendonça Marques
Agostinho Renato Mendonça Marques


Responsabilidades:
Ensino teórico-prático
Ricardo Nuno Teixeira Gouveia
Ricardo Nuno Teixeira Gouveia


Responsabilidades:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico

Ficha da disciplina

Objectivos da disciplina

1 ‐ O estudante deverá desenvolver uma perspetiva geral acerca das organizações em geral e das empresas em particular, bem como das relações destas com a envolvente, com a gestão, e com o gestor;

2 ‐ O aluno deverá compreender e diferenciar as múltiplas dimensões (planos estratégicos táticos e operacionais) envolvidos na atividade empresarial;

3 ‐ O estudante ficará familiarizado com os conteúdos associados às funções estruturantes da gestão (planeamento, organização, direção e controlo) bem como as suas inter-relações;

4 ‐ O aluno deverá ser capaz de manusear algumas ferramentas analíticas, decorrentes das funções da gestão, de modo a alcançar os objetivos empresariais;

5 - O estudante deverá ser capaz de identificar os principais temas e conceitos associados às funções comerciais, de recursos humanos, financeira e de produção;

6 - O aluno será familiarizado com o conceito designado por empreendedorismo, enquanto fenómeno capaz de, ao identificar oportunidade de mercado, apresentar um modelo de negócio suscetível de criar valor e, em simultâneo, propiciar a geração de emprego.

 

Critérios de avaliação

  • A avaliação da aprendizagem dos alunos da Unidade Curricular - Introdução às Ciências Empresariais é feita no sistema de avaliação periódica, que implica a realização de duas frequências (sistema de escolha múltipla). Cada frequência tem um peso de 50% no cálculo da nota final. Os alunos com uma média final igual ou superior a 9,5 valores serão aprovados.
  • 1º Teste escrito (sem consulta) 50%
  •  2º Teste escrito (sem consulta) 50% - (Toda a matéria ministrada nas aulas até a essa data)
  • Qualquer uma das frequências poderá ser recuperada em época de recurso, embora no máximo de uma.
  • Em ambas as frequências é aplicável o critério de nota mínima (8 valores).
  • O acesso à época completar encontra‐se vedado aos alunos que tenham sido excluídos ou faltado aos dois momentos da avaliação da época normal ou tenham obtido duas notas inferiores à nota mínima, com exceção dos alunos que sejam trabalhadores estudantes.
  • Só os trabalhadores estudantes podem recuperar 100% da classificação final no exame de época de recurso ou na época especial;
  • Os alunos que se submetam a melhoria de nota serão avaliados pela totalidade dos conteúdos do programa;

Programa resumido (ver programa detalhado)

1 ? A GESTÃO, O GESTOR, A EMPRESA E O MEIO ENVOLVENTE

  • Os fenómenos organizacionais e a atividade empresarial
  • A empresa como organização social
  • Os propósitos das organizações com fins lucrativos
  • A empresa numa perspetiva sistémica
  • Ambiente geral e ambiente de tarefa
  • Stakeholders e shareholders
  • A crescente empresarialização da sociedade
  • Clientes, mercado e concorrência

 

  • O que é a Gestão (conceito, níveis e funções)?
  • A evolução do pensamento da Gestão
  •  
  • O papel do gestor (tarefas e aptidões)
  • Os (sub) sistemas de gestão e os recursos imateriais, materiais e financeiros
  • Ética e responsabilidade social

 

 

 

 

2 ? PLANEAMENTO

  • Missão e objetivos
  • Planos
  • Níveis de planeamento
  • Planeamento e previsão
  • Métodos de previsão: princípios básicos
  • Previsão qualitativa e previsão quantitativa
  • MBO (GPO)
  • Planeamento estratégico
  • Estratégia e tática
  • Análise Estratégica
  • Análise PEST+EL
  • Modelo das ?cinco forças? de Michael Porter
  • Ciclo de vida do produto
  • Modelo de análise da ?Cadeia de Valor? de Michael Porter
  • Análise SWOT
  • Estratégias genéricas e formulação da estratégia: introdução
  • Matriz BCG
  • Matriz GE/McKinsey
  • Implementação e avaliação estratégia: introdução
  • Processo de tomada de decisões: princípios básicos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 3- FUNÇÕES FINANCEIRA, COMERCIAL E DE PRODUÇÂO

  • Introdução à gestão financeira

 

  • A gestão dos recursos financeiros (noções básicas de cálculo financeiro e  de gestão de  Investimentos)
  • Variáveis básicas do cálculo financeiro: capitalização e desconto;
  • As componentes de um projeto de investimento;
  • Introdução à análise de investimentos: VAL, TIR e o pay back
  • Princípios e conceitos básicos do processo contabilístico
  • Tipos de contabilidade empresarial: a contabilidade geral e a contabilidade de custos
  • O equilíbrio financeiro e a rendibilidade
  • Rácios económico-financeiros: análise introdutória;

 

  • Introdução à gestão comercial
  • Identificação dos conceitos associados ao ?Marketing Mix?
  • O conceito de segmento de mercado
  • Marketing de produtos vs Marketing de Serviços
  • A emergência do Marketing Digital

 

 

  • Introdução à gestão de produção: stocks, capacidade, produção e qualidade
  • Tipos de processo produtivos
  • Stocks: uma abordagem introdutória

 

 

 

4 ? ORGANIZAÇÃO

  • Funções, departamentalização e diferenciação.
  • Tipos de departamentalização
  • Responsabilidade, autoridade e delegação.
  • Autoridade de linha, de staff e funcional.
  • Princípios de organização
  • Centralização e descentralização
  • Estruturas organizacionais
  • As estruturas segundo Henry Mintzberg
  • Determinantes da estrutura
  • Organização formal e informal
  • Autoridade, influência e poder.
  • Tendências na estrutura das empresas
  • A gestão dos sistemas de informação
  • A classificação e organização da informação

 

 

 

5 ? DIRECÇÃO

  • Pessoas ou recursos (humanos)?
  • Pessoas: do recrutamento à remuneração (fixa e varíavel)
  • Motivação
  • Liderança
  • Comunicação
  • Avaliação do desempenho
  • Desenvolvimento da carreira
  • Formação de equipas
  • Gestão da mudança

 

 

 

 

6 ? CONTROLO

  • Processo de controlo
  • Padrões
  • Avaliação de desempenho
  • Ações corretivas
  • Tipos de controlo
  • Pontos estratégicos de controlo
  • Prevenções das reações negativas
  • Ação disciplinar
  • Técnicas e instrumentos de controlo
  • Orçamentação

 

 

7 ? ALGUNS TEMAS ORGANIZACIONAIS CONTEMPORÂNEOS

  • Empreendedorismo
  • Internacionalização
  • Inovação
  • Novas técnicas, modelos e ideias da gestão: uma breve síntese

 

 

 

Bibliografia Principal

SOUSA, António (2009) Introdução à Gestão,Uma abordagem Sistémica, Lisboa, Verbo.

BODDY, D., (2011) Management An Introduction, 5th FT Prentice Hall;

Outras Fontes Bibliográficas / Documentos de Apoio

SMITH, David. (2006) Exploring Innovation, McGraw Hill.

HATCH,Jo Hatch e CUNLIFFE, Ann (2006), Organizational Theory, 2º edição, Reino Unido, OUP.

KOTLER, Philip e ARMSTRONG, Gary (2012), Principles of Marketing, 14ª edição, Prentice Hall.

JOHNSON Gary, SCHOLES. Kevan e WHITTINGTON, Richard. (2008) Exploring Corporate Strategy 8ª edição, Prentice Hall. 

BREALEY, Richard e MYERS, Stewart e ALLEN, Franklin.(2011) Principles of Corporate Finance,10ª edição,  McGraw Hill.

KUMAR,S. e SURESH, N. (2008) Production and Operation Management, 2ª edição, New Age.

ROLDÃO, V. e RIBEIRO, J. (2007) Gestão das Operações: Uma abordagem integrada, Lisboa, Monitor. 

 

Atendimento

Doutor Ricardo Gouveia (AT e ATP- Eng)

                       Gabinete: DGE

                       Email: ricardogouveia@staff.uma.pt

                       Horário de atendimento: 6ª feira (12h00-13h00) (marcação prévia).

Links associados

Observações

Os alunos deverão estar munidos dos materiais/documentos a disponibilizar razão pela qual se recomenda a consulta frequente do ?site?;

 

Os materiais/documentos a disponibilizar no ?site? em caso algum substituem a leitura da bibliografia indicada neste programa da UC;

 

A leitura dos materiais bibliográfico-documentais, antes das aulas, permite um aproveitamento muito mais eficiente das mesmas;