Menu

Análise do Discurso Mediático - Comunicação, Cultura e Organizações - Sem Ramos - Especialidades


7.5
ECTS / UC
Ano: 2 / 1º Semestre
Plano: 2016/17
Área Científica: CMN
Nível: Básico

Carga Horária Semestral

Ensino Teórico: 32.00
Ensino Teórico-Prático: 48.00
Ensino Prático e Laboratorial:
Trabalho de Campo:
Seminário:
Estágio:
Orientação tutorial:

 

Horas Dedicadas a Estágios:
Horas Dedicadas a Projectos:
Horas Dedicadas a Trabalhos no Terreno:
Horas Dedicadas a Estudo:
Horas Dedicadas a Avaliação:
Outras:

Cursos onde é leccionada a disciplina

Curso - Ramo Ano Plano
Comunicação, Cultura e Organizações - Sem Ramos - Especialidades 2016/17

Corpo Docente

Samuel André Alves Mateus
Samuel André Alves Mateus


Responsabilidades:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico
Ensino teórico-prático

Ficha da disciplina

Objectivos da disciplina

- Compreender a Análise Discursiva e a especificidade da análise discursiva dos Media 
- Explicitar os princípios de construção discursiva dos Media  
- Desenvolver uma perspectiva crítica acerca do Discurso dos Media  
- Aplicar uma perspectiva comparada dos diversos textos mediáticos 
 

Critérios de avaliação

Trabalho de Análise do Discurso Mediático a entregar no dia 15 de Dezembro de 2017 (50% da nota final)

Uma Frequência a realizar no dia 9 de Janeiro de 2018 (50% da nota final)

Os trabalhos devem ser enviados para o Gabinete de Apoio ao Estudante. Email: trabalhos@uma.pt
 
Os alunos que não apresentarem o Trabalho na Época Normal, não o poderão fazer (ou recuperar) em Época de Recurso!
Na Época Especial, os alunos poderão realizar a componente teórica (frequência) e realizar a componente prática (trabalho de análise do discurso mediático).
 

Programa resumido (ver programa detalhado)

1. Comunicação e Media de Massas 
a. O que é o Discurso 
b. O que são os Media 
c. O que é o Discurso dos Media 
 
2. Comunicação Multimodal 
a. Media, Mensagens e Textos 
b. Modos  
 
3. Análise Crítica do Discurso Mediático 
a. Jornalismo e Intertextualidade 
b. Identidade e relações sociais  
c. Discurso Político  
 
4. Práticas Discursivas dos Media 
a. Analisando a Imprensa 
b. Analisando a Publicidade 
c. Analisando a Televisão como narrativa 
 
 
 
 
 

Bibliografia Principal

ALMEIDA, MªClotilde, SOUSA, Bibiana de,ÓRFÃO, Paula, TEIXEIRA, Sílvia, Jogar Futebol com as palavras ? imagens metafóricas no Jornal ?A Bola?, Lisboa, Edições Colibri, 2013.
BELL, Allan, GARRETT, Peter (eds). Approaches to Media Discourse, Oxford, Blackwell, 1998. 
BERGER, A. A. Narratives in popular culture, media, and everyday life. Thousand Oaks: Sage Publications.1997.
BURN, Andrew, Analysing Media Texts, London, Continuum, 2003. 
FAIRCLOUGH, Norman, Analysing discourse: textual analysis for social research, London, New York : Routlege, 2013. 
FAIRCLOUGH, Norman, Media Discourse, New York, Palgrave Macmillan, 2006. 
FOUCAULT, Michel, A Ordem do Discurso, São Paulo, Edições Loyola, 1999.
KRESS, Gunther, Multimodality: A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication: Exploring Contemporary Methods of Communication, London, Routledge, 2009. 
KRESS, G. and VAN LEEUWEN T. Multimodal Discourse: The Modes and Media of Contemporary Communication, London: Edward Arnold, 2001.
LOZANO Jorge, PEÑA Cristina MARIN, Gonzalo, Análisis del discurso: hacia una semiótica de la interacción textual, Madrid, Catedra, 1993. 
MATHESON, DONALD, Media Discourses: Analysing Media Texts, Open University Press, 2005. 
MACDONALD M. Exploring Media Discourse. London: Arnold. 2003.
MONTEGOMERY, Martin, The discourse of Broadcast News: a linguistic approach / London, New York, Routledge, 2007. 
PALTRIDGE, Brian. Discourse Analysis. Second edition. London: Continuum, 2012.
PEDRO, Emília R. (org.) Análise Crítica do Discurso. Lisboa: Caminho, 1998. [Biblioteca UMa]
PONTE, Cristina, Leituras das notícias: contributos para uma análise do discurso jornalístico, Lisboa, Livros Horizonte, 2004. 
RICHARDSON, John E. Analyzing Newspapers: An Approach from Critical Discourse Analysis, New York, Palgrave Macmillan, 2006. 
RODRIGUES, Adriano Duarte, Estratégias da Comunicação, Lisboa, Editorial Presença, 1990. 
TALBOT, Mary, Media Discourse: representation and interaction, Edinburgh, Edinburgh University Press, 2007. 
TAYLOR, S. What is Discourse Analysis? London: Bloomsbury. 2013.
 
Obs. Para cada ponto do programa, poderá ser indicada bibliografia mais específica. 
 

Outras Fontes Bibliográficas / Documentos de Apoio

Atendimento

Links associados

Observações

Fórum

Ligação ao Fórum Análise do Discurso MediáticoLink Externo