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Estudos Europeus - Comunicação, Cultura e Organizações - Sem Ramos - Especialidades


7.5
ECTS / UC
Ano: 2 / 1º Semestre
Plano: 2016/17
Área Científica: EH
Nível: Básico

Carga Horária Semestral

Ensino Teórico: 48.00
Ensino Teórico-Prático: 32.00
Ensino Prático e Laboratorial:
Trabalho de Campo:
Seminário:
Estágio:
Orientação tutorial:

 

Horas Dedicadas a Estágios:
Horas Dedicadas a Projectos:
Horas Dedicadas a Trabalhos no Terreno:
Horas Dedicadas a Estudo:
Horas Dedicadas a Avaliação:
Outras:

Cursos onde é leccionada a disciplina

Curso - Ramo Ano Plano
Comunicação, Cultura e Organizações - Sem Ramos - Especialidades 2016/17

Corpo Docente

Joaquim José Sanches Pinheiro
Joaquim José Sanches Pinheiro


Responsabilidades:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico
Ensino teórico-prático
Telmo Corujo dos Reis
Telmo Corujo dos Reis


Responsabilidades:
Ensino teórico
Ensino teórico-prático

Ficha da disciplina

Objectivos da disciplina

A Disciplina de Estudos Europeus, numa perspectiva cultural alargada, tem por objectivo reflectir sobre os princípios, os valores, as ideias, as problemáticas e o futuro da Europa, como realidade pluridimensional. Serão temas de desenvolvimento: a caracterização dos elementos matriciais da cultura europeia; a análise das mutações operadas no espaço europeu, desde a queda do Império Romano até à criação da União Europeia; a avaliação do projecto de construção europeia: uma história de sucessos e fracassos; reflexão e compreensão do diálogo entre Europeus e entre os Europeus e os Outros.

 

Objectivos de Aprendizagem

1. Análise diacrónica da formação da ideia de Europa: da Antiguidade Clássica aos nossos dias;

2. Conhecer o património cultural da Europa;

3. Distinguir e caracterizar os principais momentos da evolução social, política e cultural da Europa;

4. Capacidade para avaliar o momento pós-guerra e a construção de uma comunidade europeia: desafios, problemas, sucessos e fracassos.

 

 

Deverão os estudantes ter a competência de:

1. Compreender a evolução da ideia de Europa, desde a Antiguidade até aos nossos dias;

2. Entender a Antiguidade Clássica enquanto matriz cultural da Europa;

3. Conhecer a Europa entre a Idade Média e o século XIX: principais acontecimentos sociais, políticos e culturais;

4. Identificar as razões da construção europeia;

5. Identificar e discutir os desafios da actual Europa.

Critérios de avaliação

Programa resumido (ver programa detalhado)

Bibliografia Principal

  1. FEBVRE, Lucien, A Europa: Génese de uma Civilização, trad. port. de Telma Costa, Lisboa, Teorema, 2001. 
  2. MAALOUF, Amin, As identidades assassinas, trad. de S. S. Pereira, Lisboa, Difel, 2002.
  3. MORIN, E., Pensar a Europa, Mem Martins, Publicações Europa-América, 1988.
  4. PIRES, Maria L. B.(coord.), Estudos Europeus, vols. I e II, Lisboa, Universidade Aberta, 2001 e 2000. CDI
  5. RIBEIRO, M. M. Tavares (Coord.), Identidade e Multiculturalismo, Quarteto, 2002.
  6. RIBEIRO, M. M. Tavares, A Ideia de Europa. Uma perspectiva histórica, Quarteto, 2003.
  7. RIBEIRO, M. M. Tavares (Coord.), Ideias de Europa: que Fronteiras?, Quarteto, 2004.
  8. RUSS, Jacqueline, L'Aventure de la Pensée Européenne.Une Histoire des Idées Occidentales, Paris, Armand Colin, 1995. 14 CDI
  9. STEINER, G. (20052), A Ideia de Europa, Lisboa, Gradiva.

 

 

Outras Fontes Bibliográficas / Documentos de Apoio

 

 

Atendimento

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