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Psicologia do Desenvolvimento I - Psicologia - Sem Ramos - Especialidades


7.5
ECTS / UC
Ano: 2 / 1º Semestre
Plano: 2015/16
Área Científica: PSI
Nível: Licenciatura

Carga Horária Semestral

Ensino Teórico: 32.00
Ensino Teórico-Prático: 48.00
Ensino Prático e Laboratorial:
Trabalho de Campo:
Seminário:
Estágio:
Orientação tutorial:

 

Horas Dedicadas a Estágios:
Horas Dedicadas a Projectos:
Horas Dedicadas a Trabalhos no Terreno:
Horas Dedicadas a Estudo:
Horas Dedicadas a Avaliação:
Outras:

Cursos onde é leccionada a disciplina

Curso - Ramo Ano Plano
Psicologia - Sem Ramos - Especialidades 2015/16

Corpo Docente

Ana Maria Pereira Antunes
Ana Maria Pereira Antunes


Responsabilidades:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico
Ensino teórico-prático
Dora Isabel Fialho Pereira
Dora Isabel Fialho Pereira


Responsabilidades:
Ensino teórico
Ensino teórico-prático

Ficha da disciplina

Objectivos da disciplina

1. Compreender o conceito de desenvolvimento e os propósitos gerais da psicologia do desenvolvimento.

2. Possuir instrumentos conceptuais necessários para a caracterização e compreensão do processo de desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial na infância.

3. Saber integrar os diferentes domínios de desenvolvimento e, simultaneamente, relacionar o desenvolvimento do indivíduo com os principais contextos em que se move o sujeito.

4.Ser capaz de aplicar os conceitos a situações concretas e casos práticos sobre o desenvolvimento da criança.

5.Saber analisar criticamente tópicos relacionados com os conteúdos programáticos.

Critérios de avaliação

A avaliação periódica rege-se pelo modelo B do regulamento em vigor, contemplando os seguintes elementos de avaliação: 

1. A realização de um teste individual (com ponderação de 50% na classificação final) incidirá sobre os conteúdos programáticos leccionados, procurando avaliar as competências de aquisição, compreensão e consolidação dos conteúdos, bem como de análise e reflexão, através das competências pessoais de organização e produção de ideias sob a forma escrita.

2. O  primeiro trabalho escrito (com ponderação de 10% na classificação final) estará enquadrado em temas específicos do programa (análise crítica) e o segundo trabalho escrito (com ponderação de 30% na classificação final) (estudo sobre uma temática/problemática) estará enquadrado de forma transversal nos pontos do programa. Serão avaliados, gerericamente, em função do cumprimento das regras de formatação, estruturação e organização sequencial dos tópicos e ideias, conteúdo e clareza das ideias expressas, integração e fundamentação teórico/científica dos conceitos e ideias apresentadas, bibliografia consultada.

3. A apresentação (com ponderação de 10% na classificação final) remete para a apresentação do segundo trabalho escrito. Será avaliado em função da gestão do tempo, adequação da forma de apresentação e dos materiais de apoio, clareza e dinâmica na apresentação, organização e domínio dos conteúdos, criatividade.

4. A classificação final (CF) é obtida pela ponderação dos quatro elementos de avaliação: CF = testeIx0,50)+(trabalho escritoIx0,10)+(trabalho escritoIIx0,30)+(apresentaçãox0,10)

5. Para o cálculo da classificação final o aluno não poderá ter nota inferior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20 valores) em cada um dos elementos de avaliação isolados.

6. O trabalho escrito e a prova oral não poderão ser recuperados em época de recurso pelos estudantes normais nem pelos trabalhadores estudantes.

7. O aluno é aprovado quando obtém uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20 valores).

8. Para poder ser aprovado na Unidade Curricular o aluno deve ter frequentado pelo menos 75% das aulas, excepto os alunos com estatuto de trabalhador estudante.

Programa resumido (ver programa detalhado)

Bibliografia Principal

 

Golse, B. (Ed.) (2005). O desenvolvimento afectivo e intelectual da criança. Lisboa: Climepsi Editores.

Kail, R. V., e Cavanaugh, J. C. (2010). Human development: a life-span view (5ª ed.). Belmont, CA, EUA: Wadsworth, Cengage Learning. 

Papalia, D. E., & Feldman, R. D. (2013). Desenvolvimento humano (12th ed.). Porto Alegre: McGraw-Hill e Artmed.

Papalia, D. E., Olds, S. W., & Feldman, R. D. (2001). O mundo da criança. Lisboa: Editora McGraw-Hill de Portugal.

Rolls, G. (2015). Classic case studies in Psychology (3th ed.). New York: Routledge. 

Outras Fontes Bibliográficas / Documentos de Apoio

Fonseca, A.C. (Ed.).  (2010). Crianças e adolescentes. Coimbra: Almedina.

Golse, B. (Ed.) (2005). O desenvolvimento afectivo e intelectual da criança. Lisboa: Climepsi Editores.

Lamb, M. E., & Bornstein, M. H. (EDS.), (2011). Social and Personality Development. An advanced textbook. N.Y.: Psychological Press.

Lourenço, O. (2005). Psicologia de desenvolvimento cognitivo. Teoria, dados e implicações. Coimbra: Almedina.

Michel, G., & Purper-Ouakil, D. (2006). Personalidade e desenvolvimento: Do normal ao patológico. Lisboa: Instituto Piaget.

Piaget, J. (1993). A psicologia da Criança. Porto: Edições Asa.

Tourrette, C., & Guidetti, M. (2008). Introduction à la psychologie du développement: Du bébé à l'adolescent (3ª ed.). Paris: Armand Colin.

 

www.grupoa.com.br/papaliadesenvolvimentohumano12ed

http://www.apastyle.org/

*Ao longo do semestre poderá ser fornecido material adicional consoante os temas abordados e trabalhados nas aulas.

 

Atendimento

Docente: Ana Antunes

Horário de atendimento dos alunos: Quinta-feira: 14h00-16h00.

Gabinete: 1.43

Docente: Dora Pereira

Horário de atendimento dos alunos: Terça-feira: 10h00-11h00.

Gabinete: 1.45

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Observações

Docente: Ana Antunes

E-mail: aantunes@uma.pt

Contacto telefónico: 291.705.334

Docente: Dora Pereira

E-mail: dora.pereira@staff.uma.pt

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