Menu

Psicologia da Aprendizagem - Psicologia - Sem Ramos - Especialidades


7.5
ECTS / UC
Ano: 1 / 2º Semestre
Plano: 2015/16
Área Científica: PSI
Nível: Licenciatura

Carga Horária Semestral

Ensino Teórico: 32.00
Ensino Teórico-Prático: 48.00
Ensino Prático e Laboratorial:
Trabalho de Campo:
Seminário:
Estágio:
Orientação tutorial:

 

Horas Dedicadas a Estágios:
Horas Dedicadas a Projectos:
Horas Dedicadas a Trabalhos no Terreno:
Horas Dedicadas a Estudo:
Horas Dedicadas a Avaliação:
Outras:

Cursos onde é leccionada a disciplina

Curso - Ramo Ano Plano
Psicologia - Sem Ramos - Especialidades 2015/16

Corpo Docente

Ana Maria Pereira Antunes
Ana Maria Pereira Antunes


Responsabilidades:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico
Ensino teórico-prático

Ficha da disciplina

Objectivos da disciplina

Saber quais os processos básicos de aquisição de comportamentos e conhecimentos.

Identificar os diferentes tipos de aprendizagem.

Conhecer os principais modelos explicativos do processo de aprendizagem.

Conhecer diferentes processos cognitivos envolvidos na aprendizagem.

Comparar os diferentes modelos e processos envolvidos na aprendizagem

Compreender e explicar a aplicabilidade dos processos envolvidos na aprendizagem em diferentes contextos de vida.

Promover competências de pesquisa, de produção escrita e comunicação oral, e o desenvolvimento do pensamento crítico.

Desenvolver a capacidade de trabalho em equipa e autonomia pessoal

Critérios de avaliação

A avaliação periódica rege-se pelo modelo B do regulamento em vigor, contemplando os seguintes elementos de avaliação: 

1. A realização de um teste individual (com ponderação de 50% na classificação final) que incidirá sobre os conteúdos programáticos leccionados, procurando avaliar a as competências de aquisição, compreensão e consolidação dos conteúdos, bem como de análise e reflexão, através das competências pessoais de organização e produção de ideias sob a forma escrita.

2. O  primeiro trabalho escrito (com ponderação de 10% na classificação final) e o segundo trabalho escrito (com ponderação de 30% na classificação final), realizados em grupo, estarão enquadrados na temática da UC. Serão avaliados, gerericamente, em função do cumprimento das regras de formatação, estruturação e organização sequencial dos tópicos e ideias, conteúdo e clareza das ideias expressas, integração e fundamentação teórico/científica dos conceitos e ideias apresentadas, análise crítica e reflexiva, bibliografia consultada.

3. O teste oral realizado em grupo (com ponderação de 10% na classificação final) remete para a apresentação do segundo trabalho escrito. Será avaliado em função da gestão do tempo, adequação da forma de apresentação e dos materiais de apoio, clareza e dinâmica na apresentação, organização e domínio dos conteúdos, criatividade.

4. A classificação final (CF) é obtida pela ponderação dos quatro elementos de avaliação: CF = testeIx0,50)+(trabalho escritoIx0,10)+(trabalho escritoIIx0,30)+(apresentaçãox0,10)

5. Para o cálculo da classificação final o aluno não poderá ter nota inferior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20 valores) em cada um dos elementos de avaliação isolados.

6. Os trabalhos escritos e a prova oral não poderão ser recuperados em época de recurso pelos estudantes normais nem pelos trabalhadores estudantes.

7. O aluno é aprovado quando obtém uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20 valores).

8. Para poder ser aprovado na Unidade Curricular o aluno deve ter frequentado pelo menos 75% das aulas, excepto os alunos com estatuto de trabalhador estudante.

Programa resumido (ver programa detalhado)

1. Introdução à Psicologia da Aprendizagem

2. Modelos comportamentais explicativos da aprendizagem

3. Modelos cognitivistas explicativos da aprendizagem

4. Processos cognitivos na Aprendizagem

5. Aprendizagem e aplicações/implicação em diferentes contextos de vida

Bibliografia Principal

Alexander, P. A. (2005). Psychology in learning and instruction. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.

Antunes, A. & Freitas, D. (2013). Alunos de mérito escolar no ensino secundário: Estudo exploratório sobre variáveis psicológicas associadas ao rendimento académico elevado. Psicologia, Educação e Cultura, 17(2), 66-84.

Chaplowe, S. G., & Cousins, J. B. (2016). Monitoring and evaluation training: A systematic approach. Los Angeles: SAGE.

Franco, M. G. (2007). A gestão das emoções na sala de aula. Lisboa:FCG/ FCT.

Kirschener, P. & Merriënboer, J. J.G. (2013). Do learners really know best? Urban legends in education. Educational Psychologist, 48(3), 169-183.

Kirschener, P. , Sweller, J. & Clark, R. (2006). Why minimal guidance during instruction does not work: An analysis of the failure of constructivist, discovery, problem-based, experiential, and inquiry-based teaching. Educational Psychologist, 41(2), 75-86. 

Lefrançois, G. (2011). Theories of human learning: What the professor said. Belmont: Cengage.

Entwistle, N. (1997). Styles of learning and teaching: An integrated outline of educational psychology for students, teachers, and lecturers. London: David Fulton Publishers.

Machado, A., & Silva, F. J. (2004). The psychology of learning: A student workbook. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.

Phye, G. D. (1997). Handbook of academic learning: Construction of knowledge. London: Academic Press.

Schunk, D.H. (2011). Learning Theories: An Educational Perspective. Boston: Pearson.

Smith, M. C., & Purchot, T. (1998). Adult learning and development: Perspectives from educational psychology. London: Lawrence Erlbaum Associates.

Sprinthall, N. A., & Sprinthall, R. C. (1993). Psicologia educacional: Uma abordagem desenvolvimentista. Lisboa: McGraw-Hill.

Zimmerman, B..J., & Schunk, D. (Eds.) (2011). Handbook of self-regulation of learning and performance. London: Routledge.

Outras Fontes Bibliográficas / Documentos de Apoio

http://www.apastyle.org

NOTA:  Ao longo do semestre poderá ser fornecido material adicional consoante os temas abordados e trabalhados nas aulas.

Atendimento

Gabinete: 1.43

Terça-feira: 14h-16h 

E-mail: aantunes@uma.pt

Extensão: 5334

 

Links associados

Observações

Fórum

Ligação ao Fórum Psicologia da AprendizagemLink Externo