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Neuropsicologia - Psicologia - Sem Ramos - Especialidades


7.5
ECTS / UC
Ano: 2 / 1º Semestre
Plano: 2015/16
Área Científica: PSI
Nível: Licenciatura

Carga Horária Semestral

Ensino Teórico: 32.00
Ensino Teórico-Prático: 48.00
Ensino Prático e Laboratorial:
Trabalho de Campo:
Seminário:
Estágio:
Orientação tutorial:

 

Horas Dedicadas a Estágios:
Horas Dedicadas a Projectos:
Horas Dedicadas a Trabalhos no Terreno:
Horas Dedicadas a Estudo:
Horas Dedicadas a Avaliação:
Outras:

Cursos onde é leccionada a disciplina

Curso - Ramo Ano Plano
Psicologia - Sem Ramos - Especialidades 2015/16

Corpo Docente

Maria Luísa Pereira Soares
Maria Luísa Pereira Soares


Responsabilidades:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico
Ensino teórico-prático

Ficha da disciplina

Objectivos da disciplina

1.Compreender as bases históricas da Neuropsicologia.

2.Conhecer e analisar as diferentes áreas cerebrais de avaliação/intervenção na Neuropsicologia.

3.Compreender a organização funcional do cérebro: diferentes funções - diferentes comportamentos

4.Aprofundar os conceitos da Neuropsicologia no contexto do séc. XXI: A realidade virtual e a Neuropsicologia

5.Identificar as principais zonas cerebrais de avaliação/intervenção neuropsicológica

6.Distinguir as diferentes funções neuropsicológicas e as áreas pré-frontais no comportamento humano

7.Adquirir e exercitar competências de pesquisa regular das investigações mais relevantes a nível nacional e a nível internacional, no âmbito da Neuropsicologia

 

Critérios de avaliação

Avaliação: 1 prova (50%), onde se avaliará a capacidade de integração dos conteúdos, rigor teórico conceptual e reflexão crítica.

Incluirá trabalhos práticos (50%), para aprofundar diferentes perspetivas sobre um tema. Para além de efetuarem uma apresentação à turma, deverão ser capazes de, com supervisão, elaborar um trabalho teorico-prático, fundamentado cientificamente.

Para a frequência existe um mínimo 75% de assiduidade.A avaliação está de acordo com as direcções apontadas pelo Processo de Bolonha para a avaliação e creditação (Decreto-Lei nº 42/2005). Pretende, por isso, que  seja global, considerando o trabalho do aluno no seu todo e abrangendo facetas como o trabalho de pesquisa realizado, o estudo individual, a apresentação oral do trabalho levado a cabo e a participação dentro e fora da sala de aula e decorre da avaliação de um teste escrito e de uma apresentação oral.

Programa resumido (ver programa detalhado)

Bibliografia Principal

Castelnuovo, G., Lo Priore, C., Liccione, D., & Cioffi, G. (2003). Virtual reality based tools for the rehabilitation of cognitive and executive functions: The V-STORE. Psychology Journal, 1 (3), 310-325.

Coelho, C., Faria, C.  & Soares, L. (2014). Neuroscience and Education: the potential for designing intervention programs, The case of Fetal Alcohol Spectrum Disorders (FASD), Iberian Journal of Clinical & Forensic Neuroscience, 1, II (5,6), 702-718. ISSN: 2182-0290.

Coelho, C. & Soares, L. (2013). Narrative cognitive therapy and insecure /ambivalent attachment pattern: a clinical case of epilepsy, Iberian Journal of Clinical & Forensic Neuroscience, Year 0, I (2), 208-222. ISSN: 2182 -0290

Damásio, A. (1995). O erro de Descartes: emoção, razão e cérebro humano. Publicações Europa-América.

Faria, A. L., Andrade, A., Soares, L. & Bermúdez, S. B. (2016). Benefits of virtual reality based cognitive rehabilitation through simulated activities of daily living: a randomized controlled trial with stroke patients. Journal of NeuroEngineering and Rehabilitation, 1-12. DOI: 10.1186/s12984-016-0204-z. Impact Factor: 2.419

Lucas, C. V. & Soares, L. (2016).?I HAVE A WISH: NOT HAVE TICS AND STOP WORRYING?The impact of tics disorder in the development of a child. Iberian Journal of Clinical & Forensic Neuroscience, Year 3, IV (9,10), 882-905. ISSN: 2182 -0290.

Oliveira, F. & Soares, L. (2015).He looks now ?bigger? than before: regulating emotions ? emotion-focused cognitive-behavioral approach,Iberian Journal of Clinical & Forensic Neuroscience, Year 1, III (7,8), 882-905. ISSN: 2182 -0290 

Sack, O. (1985) O Homen que confundiu a mulher com um chapéu. Lisboa: Relógio D´Agua.

Sack, O. (2008) Musicofilia. Histórias sobre a música e o cérebro. Lisboa: Relógio D` Água. ISBN: 9789727089970

Outras Fontes Bibliográficas / Documentos de Apoio

Serviço de Psicologia da Universidde da Madeira: http://scp.uma.pt/?IDM=PT&

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