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Sistemas e Processos Psicossociais (ed. 2011/12) - Enfermagem - Sem Ramos - Especialidades


9.0
ECTS / UC
Ano: 1 / 2º Semestre
Plano: 2011/12
Área Científica: CSO
Nível: Básico

Carga Horária Semestral

Ensino Teórico: 96.00
Ensino Teórico-Prático:
Ensino Prático e Laboratorial:
Trabalho de Campo:
Seminário:
Estágio:
Orientação tutorial:

 

Horas Dedicadas a Estágios:
Horas Dedicadas a Projectos:
Horas Dedicadas a Trabalhos no Terreno:
Horas Dedicadas a Estudo:
Horas Dedicadas a Avaliação:
Outras:

Cursos onde é leccionada a disciplina

Curso - Ramo Ano Plano
Enfermagem - Sem Ramos - Especialidades 2011/12

Corpo Docente

Maria Helena de Agrela Gonçalves Jardim
Maria Helena de Agrela Gonçalves Jardim


Responsabilidades:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico

Ficha da disciplina

Objectivos da disciplina

1 Conhecer o papel da educação na Saúde.

2 Conhecer os fundamentos do ensino e da aprendizagem.

3 Reflectir sobre o papel da Educação para a Saúde na promoção de estilos de vida saudáveis e na modificação de comportamentos de risco.

4 Planear actividades formativas para o indivíduo, grupo e comunidades.

5 Compreender os fundamentos da aprendizagem ao longo do ciclo vital, bem como as estratégias de ensino em função do indivíduo, grupo e comunidades.

6 Compreender o homem enquanto ser social e psíquico.

7 Compreender o processo do desenvolvimento psicológico humano nas suas diferentes dimensões.

8 Compreender o grupo enquanto contexto fundamental no desenvolvimento do ser humano.

9 Compreender a dimensão sócio cultural do Homem.

10 Identificar a cultura e a sociedade como contextos condicionantes da saúde.

Critérios de avaliação

Tipo de Classificacao: Quantitativa (0-20)
Modelo de Avaliação: A
Metodologia de Avaliação: 2 frequência ( sobre os conteúdos fundamentais) . A não participação em, pelo menos, 75% das sessões lectivas, implica a recuperação da classificação em avaliação em época de recurso. 1 trabalho escrto com apresentação oral sobre o planeamento de uma actividade formativa. A aplicação dos conhecimentos teóricos é fundamental para a sua consolidação, dado que acompanharão todo o percurso formativo do estudante no 1.º ciclo de estudos em Enfermagem e na sua vida profissional futura. A não participação em, pelo menos, 75% das sessões lectivas, implica a não recuperação da classificação em avaliação em época de recurso e implica areprovação na unidade curricular. 1 trabalho escrito com apresentação oral. A aplicação dos conhecimentos teóricos é fundamental para a sua consolidação, dado que acomapnharão todo o percurso formativo do estudante no 1.º Ciclo de Estudos em Enfermagem e na sua vida profissional futura. A não participação em, pelo menos, 75% das sessões lectivas, implica a recuperação da classificação em avaliação em época de recurso.

Programa resumido (ver programa detalhado)

Bibliografia Principal

Dunbar Robert (2006). A história do homem: uma nova história da evolução da humanidade. Quetzal Editores.
Johnson Laird N. (1988). The computer and the mind: an introduction to cognitive science. Cambridge.
Joyce-Moniz L., Barros Luísa (s/d). Psicologia da doença para cuidados de saúde: desenvolvimento e intervenção. ASA..
Ledoux (1996). The emotional brain: the mysterious underpinnings of emotional life. Simon & Schuster.
Ribeiro José Luís Pais (2007). Introdução à psicologia da saúde. Quarteto.
Saraceno Chiara (1997). Sociologia da família. Estampa.
Silva Augusto Santos, Pinto José Madureira (1997). Metodologia das ciências sociais. Afrontamento.
Tavares J. Alarcão I. (2005). Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Almedina.
Zajonc R. (1980). Feeling and thinking: preferences need no inferences. American Psychologist.

Outras Fontes Bibliográficas / Documentos de Apoio

Atendimento

Links associados

Observações