Menu

Projecto de Desenvolvimento Pessoal II (ed. 2011/12) - Enfermagem - Sem Ramos - Especialidades


6.0
ECTS / UC
Ano: 2 / 1º Semestre
Plano: 2011/12
Área Científica: ENF
Nível: Básico

Carga Horária Semestral

Ensino Teórico:
Ensino Teórico-Prático:
Ensino Prático e Laboratorial:
Trabalho de Campo: 115.00
Seminário:
Estágio:
Orientação tutorial:

 

Horas Dedicadas a Estágios:
Horas Dedicadas a Projectos:
Horas Dedicadas a Trabalhos no Terreno:
Horas Dedicadas a Estudo:
Horas Dedicadas a Avaliação:
Outras:

Cursos onde é leccionada a disciplina

Curso - Ramo Ano Plano
Enfermagem - Sem Ramos - Especialidades 2011/12

Corpo Docente

Ana Maria Costa Jardim de Azevedo
Ana Maria Costa Jardim de Azevedo


Responsabilidades:
Trabalho de campo
Gregório Magno de Vasconcelos de Freitas
Gregório Magno de Vasconcelos de Freitas


Responsabilidades:
Trabalho de campo
Mário Alberto Lages Fortes da Silva Santos
Mário Alberto Lages Fortes da Silva Santos


Responsabilidades:
Trabalho de campo
Otília Maria da Silva Freitas
Otília Maria da Silva Freitas


Responsabilidades:
Regência
Trabalho de campo
Rita Maria César e Sá Fernandes de Vasconcelos
Rita Maria César e Sá Fernandes de Vasconcelos


Responsabilidades:
Trabalho de campo
Sílvio Filipe Velosa
Sílvio Filipe Velosa


Responsabilidades:
Trabalho de campo

Ficha da disciplina

Objectivos da disciplina

1 Identificar factores que interferem com a saúde do adulto e/ou geronte.

2 Identificar diferentes recursos de saúde existentes na comunidade.

3 Compreender as respostas humanas aos problemas de saúde.

Critérios de avaliação

Tipo de Classificacao: Quantitativa (0-20)
Modelo de Avaliação: C
Metodologia de Avaliação: Um relatório (30%): o aluno recolhe informações de várias fontes e criar um relatório exclusivamente seu ou do grupo. O aluno demonstra a compreensão da informação adquirida. Uma prova oral/discussão de projecto (30%) que inclui defesa individual do projecto nas várias reuniões de trabalho (20%); defesa do grupo / seminário (10%). Um trabalho de campo (40 %) que inclui a identificação dos factores de saúde; apreciação/avaliação de clientes (10%); discussão de diagnósticos de enfermagem (15%); sessão de educação para a saúde (15%); o aluno aplica a informação/conhecimento, realizando actividades concretas. Demonstra o saber técnico.

Programa resumido (ver programa detalhado)

Bibliografia Principal

Barón M. González e outros (s/d). Tratado de medicina paliativa y tratamiento de soporte en el enfermo con cáncer.. Paname.
Burke Karen, Lemone Priscilla (2004). Medical Surgical Nursing. critical thinking in client are. Pearson.
Conselho Internacional de Enfermeiras (2005). Classificação internacional para a prática de enfermagem. APE.
Castro L. Ricardo C. (1998). Gerir o trabalho de projecto. Texto Editora.
Phaneuf Margot (2001). Planificação de cuidados: Um sistema integrado e personalizado. Quarteto editora.
Potter e Perry (s/d). Fundamentos de enfermagem: Conceitos, processo e prática. Guanabara Koogan.
Sorensen e Luckmann (s/d). Enfermagem fundamental: Abordagem psicofisiologica.. Lusodidata.
Silva Augusto Santos, Pinto José Madureira (1997). Metodologia das ciências sociais. Edições Afrontamento..

Outras Fontes Bibliográficas / Documentos de Apoio

Atendimento

Links associados

Observações