Menu

Pedagogia do Desporto - Educação Física e Desporto - Sem Ramos - Especialidades


7.0
ECTS / UC
Ano: 2 / 1º Semestre
Plano: 2015/16
Área Científica: DEP
Nível: Básico

Carga Horária Semestral

Ensino Teórico: 20.00
Ensino Teórico-Prático: 40.00
Ensino Prático e Laboratorial: 20.00
Trabalho de Campo:
Seminário:
Estágio:
Orientação tutorial:

 

Horas Dedicadas a Estágios:
Horas Dedicadas a Projectos:
Horas Dedicadas a Trabalhos no Terreno:
Horas Dedicadas a Estudo:
Horas Dedicadas a Avaliação:
Outras:

Cursos onde é leccionada a disciplina

Curso - Ramo Ano Plano
Educação Física e Desporto - Sem Ramos - Especialidades 2015/16

Corpo Docente

Ana Catarina Rocha Mendes Fernando
Ana Catarina Rocha Mendes Fernando


Responsabilidades:
Ensino teórico
Ensino teórico-prático
Ensino prático e laboratorial
Hélder Manuel Arsénio Lopes
Hélder Manuel Arsénio Lopes


Responsabilidades:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico
Ensino teórico-prático
Ensino prático e laboratorial

Ficha da disciplina

Objectivos da disciplina

OBJETIVOS GERAIS
Pretende-se que o aluno desenvolva:
- O sentido crítico e a capacidade de problematização;
- A compreensão das transformações e das coerências inerentes à intencionalidade do processo pedagógico;
- A capacidade de atuação coerente em diferentes tipos de processos de acordo com os objetivos definidos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver as capacidades e potencialidades dos alunos para distinguir entre um comportamento que vise uma eficiência no desenvolvimento dos indivíduos e das sociedades em que se integram e um comportamento essencialmente reprodutor, permitindo-lhes, no futuro, assumirem-se como catalisadores de processos de amadurecimento rentabilizando os recursos disponíveis em função dos objetivos visados;
- Incrementar a compreensão da complexidade e dinâmica do processo ensino-aprendizagem, pela análise de
diferentes variáveis que o integram;
- Promover uma atitude de investigação centrada sobre as informações relativas ao estado do conhecimento, no âmbito da pedagogia do desporto, susceptível de contribuir para fundamentar uma adequada tomada de decisão e a sua eficaz concretização;
- Compreender as grandes linhas e vertentes relativas à análise científica das situações de ensino no âmbito da Educação Física e do Desporto e promover a expressão prática contextualizada de conceitos, princípios e técnicas daí decorrentes;
- Desenvolver e consolidar a capacidade de analisar e utilizar de forma rentável os instrumentos de gestão aplicáveis no processo pedagógico utilizando as atividades desportivas;
- Dominar os conteúdos de base do quadro teórico de suporte a esta área científica de modo a criar referenciais que permitam o desenvolvimento de uma capacidade crítica e a construção de formas de atuar e o
desenvolvimento de formas alternativas;
- Analisar e estudar as ferramentas de atuação (conceptuais ou materiais) nesta área e as formas de as utilizar de modo eficiente.

Critérios de avaliação

A avaliação é entendida não como um simples processo de controlo mas sim como um ato pedagógico. Em coerência com o objetivos da UC, o que se procura é avaliar a capacidade de resolver problemas com base no conhecimento fornecido (que passou a ser um instrumento - domínio de uma metodologia) e a capacidade de pesquisar, relacionar, reflectir sobre o processo pedagógico e conseguir operacionalizar em situações novas.
A avaliação é realizada através de;
- Uma frequência escrita que solicita a reflexão crítica (30%);
- Aplicação dos conteúdos abordados em contexto de prática pedagógica controlada e sua análise (25%);
- Um trabalho laboratorial aplicado a uma situação definida analisado as implicações pedagógicas passíveis de serem retiradas (25%);
- Trabalhos e intervenções nas aulas (20%).

Obs: Necessário 75% de presenças e 10 valores de nota mínima em cada uma das três componentes atrás enunciadas. Só a componente da frequência é passivel de ser realizada em sede de exame.

Programa resumido (ver programa detalhado)

Bibliografia Principal

Almada, F., Fernando, C., Lopes, H., Vicente, A., & Vitória, M. (2008). A Rotura. A Sistemática das Atividades Desportivas. Torres Novas: Edição VML.
Carreiro da Costa, F. (1996). Condições e factores de ensino-aprendizagem e condutas motoras significativas: uma análise a partir da investigação realizada em Portugal. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, (14), 7-32
Gonçalves, F., Albuquerque, A. & Aranha, A. (2010). Avaliação um caminho para o sucesso no processo de ensino e de aprendizagem. Maia: Edições ISMAI.
Graça, A. (2001). Breve Roteiro da investigação empírica na Pedagogia do Desporto: a investigação sobre o ensino da educação física. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 1(1), 104-113.
Lopes, H., Fernando, C., Vicente, A. & Prudente, J. (2011). A Função do Docente de Educação Física. In Albuquerque, A., Pinheiro, C., Santiago, L. & Fumes, N. (Coord.). Educação Física, Desporto e Lazer. Perspectivas Luso-Brasileiras (pp. 235-243). Maia: Edições ISMAI.
Lopes, H., Fernando, C., Vicente, A., Simões, J. & Prudente, J. (2012). O Processo Pedagógico. formas expeditas de apoio laboratorial. Desporto e Pedagogia, Formação e investigação (pp. 83-92). Lisboa: Edição Coisas de Ler.
Mosston, M. & Ashworth, S. (1994). Teaching Physical Education. New York: Macmillan College Publishing Company.
Piéron, M. (1999). Para una Enseñanza Eficaz de las Actividades Fisico-Deportivas. Barcelona: INDE Publicaciones.
Piéron, M. (1992). Pedagogie des activités physiques et du sport. Paris: Editions: Reveu E.P.S.
Rosado, A & Mesquita, I. (Eds.) (2011). Pedagogia do Desporto. Cruz-Quebrada: Edições FMH.
Sarmento, P. (2004). Pedagogia do Desporto e Observação. Cruz Quebrada: Edições FMH
Sena Lino, L. (1999). A Influência de duas Estratégias de Ensino diferenciadas na Aquisição de Habilidades Desportivas Elementares em Meio Escolar (Tese de Doutoramento não publicada). Universidade da Madeira. Funchal.
Siendentop, D. (1994). Apprendre à Enseigner l Éducation Physique. Paris: Gaetan Morin Éditeur.


NOTA: A presente relação será acrescida, no decurso do ano letivo, com outras obras julgadas de interesse no âmbito da UC em função das especificidades das temáticas tratadas e da dinâmica das aulas, dando resposta às solicitações e necessidades dos alunos.

Outras Fontes Bibliográficas / Documentos de Apoio

Atendimento

Links associados

Observações

Fórum

Ligação ao Fórum Pedagogia do DesportoLink Externo