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Estudos Práticos V - Desportos de Exploração da Natureza e de Adaptação ao Meio - Educação Física e Desporto - Sem Ramos - Especialidades


4.0
ECTS / UC
Ano: 2 / 1º Semestre
Plano: 2015/16
Área Científica: DEP
Nível: Básico

Carga Horária Semestral

Ensino Teórico: 8.00
Ensino Teórico-Prático: 16.00
Ensino Prático e Laboratorial: 24.00
Trabalho de Campo:
Seminário:
Estágio:
Orientação tutorial:

 

Horas Dedicadas a Estágios:
Horas Dedicadas a Projectos:
Horas Dedicadas a Trabalhos no Terreno:
Horas Dedicadas a Estudo:
Horas Dedicadas a Avaliação:
Outras:

Cursos onde é leccionada a disciplina

Curso - Ramo Ano Plano
Educação Física e Desporto - Sem Ramos - Especialidades 2015/16

Corpo Docente

Ana José Aguiar Rodrigues
Ana José Aguiar Rodrigues


Responsabilidades:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico
Ensino teórico-prático
Ensino prático e laboratorial

Ficha da disciplina

Objectivos da disciplina

Com o desenvolvimento desta unidade curricular, pretende-se que o aluno seja capaz de:

1. Compreender e explicar as atividades desportivas, utilizando uma estruturação do conhecimento.

2. Compreender o potencial das Atividades na Natureza na RAM

3. Vivenciar no domínio da Atividades na Natureza, através da prática

4. Conhecer as técnicas e metodologias próprias das atividades a abordar

5. Compreender os domínios associados à implementação deste tipo de atividades em contexto real: gestão do risco, educação ambiental, e planeamento rigoroso.

Critérios de avaliação

Avaliação na unidade curricular é constituida pelos seguintes parametro: (i) teste teorico-pratico (15%); (ii) Trabalho de grupo 1 (15%); (iii) trabalho individual (15%); (iv) Trabalho de grupo 2 (20%); (v) Avaliação prática 1 (7.5%);(vi) Avaliação prática 2 (7.5%) (vii) Avaliação contínua (20%). Presença obigatória em 75% das aulas e participação ativa e obigatória nas atividades.

Programa resumido (ver programa detalhado)

1. Atividades de Exploração da Natureza e de Adaptação ao Meio

1.1 Fundamentos

1.2 Filosofia

1.3 Legislação

2 Risco e as Atividades de Exploração da Natureza e de Adaptação ao Meio

2.1 Conceito de risco, perigo, acidentes e incidentes

2.2 Papel da segurança passiva e ativa

2.3 Abordagem ao risco inerente, risco aceitável e risco real e percecionado

2.4 Conceção de plano de gestão de risco, identificação, avaliação, controle e ajustar o risco

2.5 Plano de emergência

3 Introdução à Liderança nas Atividades na Natureza

3.1. Conceito

3.2. Funções

3.3. Liderança eficaz

3.4. Etapas na formação de um líder

4. Atividades na natureza e ética Ambiental

5. Planificação nas atividades na natureza

5.1. Fase pré-atividade

5.2. Durante a atividade

5.3. Fase pós-atividade

6. Abordagem a atividades com potencial na RAM

6.1. Snorkeling

6.2 Levadas

6.3 Orientação

6.4 Trail

6.5 Canoagem

6.6 Bodybord

7. Planeamento e dinamização de Atividades na Natureza

Bibliografia Principal

Bunting, C. (2006). Interdisciplinary Teaching Through Outdoor Education. Champaign, Illinois: Human Kinetics. (Cota: 371.3 BUN Int)

Kosseff, A. (2003). AMC Guide to outdoor leadership. Boston: Appalachian Mountain Club Books.

Priest, S., & Gass, M.A. (2005). Effective Leadership In Adventure Programming (2nd ed.). Champaign, Illinois: Human Kinetics.

Outras Fontes Bibliográficas / Documentos de Apoio

Atendimento

Horário de antendimento:

segunda-feira 8:30 às 10:00 

Links associados

Observações