Menu

Estudos Práticos II - Futebol - Educação Física e Desporto - Sem Ramos - Especialidades


4.0
ECTS / UC
Ano: 1 / 1º Semestre
Plano: 2015/16
Área Científica: DEP
Nível: Básico

Carga Horária Semestral

Ensino Teórico: 8.00
Ensino Teórico-Prático: 16.00
Ensino Prático e Laboratorial: 24.00
Trabalho de Campo:
Seminário:
Estágio:
Orientação tutorial:

 

Horas Dedicadas a Estágios:
Horas Dedicadas a Projectos:
Horas Dedicadas a Trabalhos no Terreno:
Horas Dedicadas a Estudo:
Horas Dedicadas a Avaliação:
Outras:

Cursos onde é leccionada a disciplina

Curso - Ramo Ano Plano
Educação Física e Desporto - Sem Ramos - Especialidades 2015/16

Corpo Docente

Élvio Rúbio Quintal Gouveia
Élvio Rúbio Quintal Gouveia


Responsabilidades:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico
Ensino teórico-prático
Ensino prático e laboratorial

Ficha da disciplina

Objectivos da disciplina

1.1    Conhecer e identificar as habilidades tático-técnicas específicas da modalidade de Futebol;

1.2    Compreender, e dominar a organização tática do jogo: princípios específicos das diferentes fases/momentos do jogo de Futebol;

1.3    Dominar a regulamentação específica do jogo;

1.4    Compreender as diferentes fases da história da evolução do jogo e do jogador de Futebol;

1.5    Dominar os fundamentos das progressões pedagógicas do ensino do jogo de Futebol. 

Critérios de avaliação

A avaliação será efetuada na época normal de exames e compõe-se por:

-       2 Testes escritos (n1 + n2) no dia 10 de novembro de 2016 e no dia 5 de janeiro de 2017; o seu valor corresponde a 50% da classificação final;

-       Componente prática (50%); n3 (20%) + n4 (20%) + n5 (10%)

  • n3 (20%): Relatório de observação de 1 jogo de futebol (Grupos de 3 elementos).
  • n4 (20%): Avaliação prática no Futebol compreende o planeamento, realização (em contexto de aula) e controlo/avaliação de um conteúdo do programa. No âmbito deste trabalho, deverá ser apresentado um plano de trabalho no dia da apresentação e um trabalho escrito 2 semanas após a apresentação do mesmo (ver ponto 11)
  •  n5 (10%) Fichas de trabalho (1 por aula prática)? Ficha de trabalho em grupo relativas aos conteúdos abordados em cada uma das aulas práticas. 

Programa resumido (ver programa detalhado)

Bibliografia Principal

Bayer, C. (1994): O ensino dos desportos colectivos. Col. Desporto. Ed. Dinalivro. Lisboa.

Castelo, J. (2009): Futebol ? A organização do jogo (3ª edição). Centro de Estudos de Futebol da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

CID, J. L. (1995): Experiencias tacticas. Real Federacion Española de Futbol, Madrid.

Dugrand, M. (1989): Football, de la transparence à la complexité. P.U.F. Paris.

Federação Portuguesa de Futebol (2012): Leis do jogo (2012-2013). Tradução autorizada pela F.I.F.A.

Fonseca, H. & Garganta, J. (2006). Futebol de Rua: um beco com saída. Do jogo espontâneo à prática deliberada. Visão e Contextos Editor.

Garganta, J. & Pinto, J. (1995): O ensino do futebol. In O ensino dos jogos desportivos: 95-135. A, Graça & J. Oliveira (Eds.). CEJD. FCDEF-UP.

Garganta, J. (1997): Modelação táctica do jogo de futebol ? Estudo da organização da fase ofensiva em equipas de Alto Rendimento. Tese de Doutoramento. FCDEF. Universidade do Porto.

Garganta, J. (2000). Horizontes e órbitras no treino dos jogos desportivos. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Garganta, J. (2002). Competências no ensino do e treino de jovens futebolistas. Efdeportes. Ano 8; N.º 45.

Garganta, J. (2006). Ideias e competências para ?pilotar? o jogo de Futebol. In Go Tani, J. Bento & R. Peterson (Eds.), Pedagogia do Desporto (pp.313-326). Rio de Janeiro, Guanabara Koogan.

Garganta, J., & Gréhaigne, J. (1999). Abordagem Sistémica do Jogo. Movimento - Ano V - Nº 10.

Garganta, J., (2001). A análise da performance nos jogos desportivos. Revisão acerca da análise do jogo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, vol. 1, nº 1, 57?64.

Garganta, J., Oliveira, J., Murad, M. (2004). Futebol de muitas cores e sabores. Reflexões em torno do desporto mais popular do mundo. Universidade do Porto ? Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física. Campo das Letras editores.

Garganta, J., Silva, P., (2000). O jogo de futebol: entre o caos e a regra.  Revista Horizonte, XVI (91): 5-8

Gréhaigne, J.F. (1992): L´Organisation du jeu en football. Editions Actio. Joinville-le-Pont.

Hainault, K. & Benoit, J. (1980): Enseignement des prátiques physiques spécifiques - Le football moderne, tactique, technique, lois du jeu. Presses Universitaires de Bruxelles.

Hargreaves, A. (1990): Skills and strategies for coaching soccer. Leisure Press. Human Kinetics. Champaign. Illinois.

Lopes, R. (2005). O Scouting em Futebol ? Importância atribuída pelos treinadores À forma e ao conteúdo da observação ao adversário. Tese de Monografia no âmbito da Licenciatura em Desporto e Educação Física. FCDEF. Universidade do Porto.

Mahlo, F.(1980): O acto táctico no jogo. Edições Compendium.

Oliveira, J. G. (2003): Organização do jogo de uma equipa de Futebol. Aspectos metodológicos na abordagem da sua organização estrutural e funcional. Comunicação apresentada nas ?II Jornadas Técnicas de Futebol + Futsal?. UTAD - Vila Real.

Pacheco, R. (2001). O ensino do futebol. Futebol 7 ? um jogo de iniciação ao Futebol de 11. Rui Pacheco editor.

Pacheco, R., Real, N., Lopes, M., (2009). Aprender a Jogar Jogando. Um guia prático para ensinar o jogo de Futebol. Rui Pacheco Editor. 

Pinto, J. & Garganta, J. (1989): Futebol português: importância do modelo de jogo no seu desenvolvimento. Horizonte ,VI, 33.

Queiroz, C. (1983): Para uma teoria do Ensino/Treino do Futebol. Ludens, 8:1 (4ª série): 47-49.

Quina, J. (2001). Futebol: Referências para a organização do jogo. Instituto Politécnico de Bragança.

Sousa, M. (2004). As Origens do Futebol. Oro Faber Editor.

Teixeira, M. & Sousa, H. (2012). Futebol de Rua ? um instrumento pedagógico. Universidade da Madeira.

Teodorescu, L. (1984): Problemas de teoria e metodologia nos jogos desportivos. Ed. Livros Horizonte.

Worthington, E. (1974): Learning & Teaching Soccer Skills. Publ. buy Wilshire Book Company, USA.

Wrzos, J. (1984): La tactique de l´attaque. Brakel. Ed. Broodcoorens.
Zerhouni, M. (1980): Principes de base du football contemporain. Fleury éditions. Suisse.

Outras Fontes Bibliográficas / Documentos de Apoio

Atendimento

Práticas Laboratoriais: quintas-feiras das 08h30 às 10h00, Campo da Quinta de São Roque ou Pavilhão dos Trabalhadores

Teóricas e Teórico-Práticas: Sextas-feiras das 14h30 às 16h30, Anfiteatro 5

Horário de atendimento: quarta-feira das 11h30-13h00 e sexta-feira das 16h00-17h30. 

Links associados

Observações

Fórum

Ligação ao Fórum Estudos Práticos II - FutebolLink Externo