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História do Desporto - Educação Física e Desporto - Sem Ramos - Especialidades


4.0
ECTS / UC
Ano: 1 / 1º Semestre
Plano: 2015/16
Área Científica: DEP
Nível: Básico

Carga Horária Semestral

Ensino Teórico: 24.00
Ensino Teórico-Prático: 24.00
Ensino Prático e Laboratorial:
Trabalho de Campo:
Seminário:
Estágio:
Orientação tutorial:

 

Horas Dedicadas a Estágios:
Horas Dedicadas a Projectos:
Horas Dedicadas a Trabalhos no Terreno:
Horas Dedicadas a Estudo:
Horas Dedicadas a Avaliação:
Outras:

Cursos onde é leccionada a disciplina

Curso - Ramo Ano Plano
Educação Física e Desporto - Sem Ramos - Especialidades 2015/16

Corpo Docente

José António Teixeira Cardoso
José António Teixeira Cardoso


Responsabilidades:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico
Ensino teórico-prático

Ficha da disciplina

Objectivos da disciplina

Adquirir conhecimento básico do domínio da etno-antropologia de modo a compreender a discussão sobre o processo dinâmico da Cultura. Conhecer as dinâmicas culturais que estruturam a compreensão da importância da atividade física e os diferentes significados e leituras que lhe deram expressão. Compreender os valores e dinâmicas antropológico-culturais e sociais nos diferentes períodos históricos da vida do homem, onde as atividades físicas marcaram importância de relevo.

Conhecer as diferentes expressões da atividade física e a sua importância relativa, determinada por contextos civilizacionais diferenciados, desde a Antiguidade aos nossos dias, entendendo as razões, a partir das correntes filosóficas e ideológicas que as justificaram.

Adquirir a capacidade de analisar comparativamente as diferentes expressões, valores e contextos, para uma melhor compreensão da realidade dos nossos dias.

Critérios de avaliação

Os alunos inscritos serão avaliados segundo o seguinte regime de avaliação: a) Avaliação periódica - Constituída por duas provas escritas sobre questões dos conteúdos programáticos. (Ponderação 70%) b) Avaliação contínua - Trabalhos escritos com respetiva apresentação e defesa oral (Ponderação 20%). - Intervenções críticas fundamentadas no decurso das aulas. (Ponderação 10%). Nota - 1. O acesso à avaliação periódica está condicionado aos alunos que cumpram com um mínimo de 75% de presenças às aulas. 2. O recurso à utilização de mecanismos extraordinários de avaliação será enquadrado nos termos do RAAAUM.

Programa resumido (ver programa detalhado)

Bibliografia Principal

O Desporto no Séc.XXI, Autores diversos, Ed. C.M.Oeiras, 1995

Introdução aos Estudos Etno-antropológicos, Bernardo Bernardi,  Edições 70, 1974

Sociologia Geral, E. Lakatos, Ed. Atlas do Brasil, 1990

Sociologia (b), F. Ferraroti, Ed. Teorema, 1986

O Desporto e o Estado, J. Bento, J. M. Constantino, Ed. Afrontamento, 2009

Introdução à Antropologia Cultural, Mischa Tittieve, Ed. Fund. C. Gulbenkian, 1991

A Busca da Excitação, N. Elias, Ed Difel, 1992

Perspectivas Sociologicas, P. Berger, Ed. Vozes, 1991

Os Jogos Olímpicos. De Olímpia a Tóquio, P. Michel, Ed. Cop.

L'Education Phisique dans le Monde, P. Seurin, Ed. Briére., 1961

Vandalen, D.B. (1971) A World History of Physical Education, N.J., Prentice Hall, Inc.

Outras Fontes Bibliográficas / Documentos de Apoio

Um olhar sociológico sobre o desporto no limiar do século XXI, Autores diversos, CEFD, 2000

Anatomia do Poder, J. Galbraith, Ed. Difel, 1983

O Homem e o Sagrado, Roger Caillois, Edições 70, 1950

Atendimento

Terça-feira - 9.30/11,00h - gabinete 1.55

Quinta-feira - 9.30/11,00h - gabinete 1.55

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Observações

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