Menu

Intervenção em Desporto I ( Saúde e Prescrição do Exercício I ) - Educação Física e Desporto - Sem Ramos - Especialidades


15.0
ECTS / UC
Ano: 3 / 1º Semestre
Plano: 2015/16
Área Científica: DEP
Nível: Básico

Carga Horária Semestral

Ensino Teórico:
Ensino Teórico-Prático: 16.00
Ensino Prático e Laboratorial: 16.00
Trabalho de Campo:
Seminário:
Estágio:
Orientação tutorial: 128.00

 

Horas Dedicadas a Estágios:
Horas Dedicadas a Projectos:
Horas Dedicadas a Trabalhos no Terreno:
Horas Dedicadas a Estudo:
Horas Dedicadas a Avaliação:
Outras:

Cursos onde é leccionada a disciplina

Curso - Ramo Ano Plano
Educação Física e Desporto - Sem Ramos - Especialidades 2015/16

Corpo Docente

Lisa Raquel dos Santos Gonçalves
Lisa Raquel dos Santos Gonçalves


Responsabilidades:
Orientação tutorial
Rui Nuno Trindade de Ornelas
Rui Nuno Trindade de Ornelas


Responsabilidades:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico-prático
Ensino prático e laboratorial

Ficha da disciplina

Objectivos da disciplina

I. Objectivos do Conteúdo Programático

 

O programa seleccionado tem como objectivo dotar os discentes de uma formação que lhes permita avaliar, prescrever e programar o exercício, visando essencialmente populações jovens e adultas jovens aparentemente saudáveis. No sentido de atuar em Ginásios, programas escolares, comunitários ou baseados na família, pretende-se que o futuro licenciado adquira uma liderança conceptual e prática afirmativa requerendo: I) Conhecimento dos benefícios e riscos associados à pratica do exercício físico; II) A avaliação do estado de saúde e estratificação do risco dos participantes; III) Domínio relativo ao dispêndio energético associado às diferentes formas de atividade física e respetivas equações; IV) Avaliação da aptidão física V) Na componente de estágio realizada numa academia ou organismo similar, pretende-se que o aluno observe e vivencie o maior número possível de atividades oferecidas no ginásio em contexto laboral nas suas diferentes vertentes.

Critérios de avaliação

III. Avaliação

 

A classificação final anual é determinada pela classificação obtida, em parte, na frequência realizada no fim do semestre. A frequência terá uma duração de 60 minutos e compreende uma avaliação teórico-prática (resolução de problemas de prescrição). Esta avaliação, através da frequência comportará 25% da avaliação total, sendo os restantes 75% obtidos através do Estágio efetuado numa Instituição privada ou pública ao longo do semestre. O relatório de Estágio deverá ser apresentado em PP à restante turma, valendo 25%. O estágio e respetivos trabalhos entregues mensalmente valerão 40%, os restantes 10% da nota serão atribuídos à entrega de um trabalho escrito.

 

Para um estudante passar com êxito na disciplina, é necessário obter cumulativamente as seguintes condições: I) Efectuar a frequência; II) Obter um valor mínimo de 9,5 valores na frequência, para que a média ponderada entre a frequência e a nota do Estágio não seja inferior a 10 valores; III) Participar de forma efetiva no estágio, entregar e apresentar o respetivo relatório; IV) Ter um número regulamentar (dois terços) de presenças nas aulas práticas.

Nota: A avaliação respeitante à frequência no Estágio, entrega e apresentação do respetivo relatório não é repetível em época de recurso. Apenas a frequência poderá ser realizada nessa época, desde que 75% da avaliação tenha sido concluída durante o respectivo semestre.

Programa resumido (ver programa detalhado)

1. Saúde, Aptidão e Performance; Benefícios e Riscos associados com a Atividade Física; Atuais diretrizes numa perspetiva de saúde pública; A frequência, intensidade, duração e modo de atividade para desenvolvimento da aptidão cardiorrespiratória, força e resistência muscular e flexibilidade, respetivamente; Riscos associados com o exercício físico.

2. Avaliação do Estado de Saúde antes da participação; A aplicação do PAR-Q e do HSQ; Avaliação dos fatores de risco cardiovasculares e metabólicos; Estratificação do Risco; Tomadas de decisão em conformidade com o nível de risco; Recomendações para o exame médico / Teste físico antes de iniciar o programa de atividade física.

 

3. Custos Energéticos da Atividade Física; Medindo a Atividade Física (AF); Medindo o Dispêndio Energético; Expressando o Dispêndio Energético; Equações para estimar o dispêndio Energético das Atividades Físicas; Exigências energéticas para vários modos de atividade: Andar, correr, pedalar, subir degraus,?; As equações do ACSM para determinação dos equivalentes metabólicos e calórico, respetivamente, associadas aos diferentes modos de atividade.

 

4. Princípios de Avaliação, Prescrição e Adesão aos Programas de Exercício Físico; Avaliando a aptidão física; Características de um bom teste de avaliação da aptidão física; Princípios básicos na elaboração de um programa de exercício físico; Adesão aos programas de exercício físico.

 

5. Prática de Estágio num ginásio ou instituição similar, experienciando, por um lado, as diferentes valências e atividades que caracterizam a instituição acolhedora, e por outro, procurando colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, bem como aqueles que decorrem da atividade letiva nas componentes teórico-prática e de prática laboratorial nesta disciplina.

Bibliografia Principal

IV. BIBLIOGRAFIA

 

AmericanCollege of Sports Medicine. Guidelines for Exercise Testing and Prescription.  Williams & Wilkins, Baltimore, Seventh Edition 2006.

AmericanCollege of Sports Medicine. ACSM?s Resource Manual for Guidelines for Exercise Testing and Prescription (5Th edition). Lippincot Williams & Wilkins, Philadelphia, 2006.

American College of Sports Medicine. ACSM?s Exercise Management for Persons with Chronic Diseases and Disabilities (2nd edition). Human Kinetics, Champaign, 2003

Bouchard, C., Blair, S., Haskell, W. Physical Activity and Health. Human Kinetics, Champaign, 2007

Heyward, V. Advanced Fitness Assessment & Exercise Prescription (5th edition). Human Kinetics, Champaign, 2006

Howley, E.T., Franks, B.D., Fitness Professional?s Handbook (5th Edition). Human Kinetics, Champaign, 2007.

Teixeira, P., Sardinha, L., Barata, J., Nutrição, Exercício e Saúde. Lidel, Lisboa, 2008

Outras Fontes Bibliográficas / Documentos de Apoio

Atendimento

Links associados

Observações