Menu

Introdução à Gestão - Contabilidade e Fiscalidade - Sem Ramos - Especialidades


5.0
ECTS / UC
Ano: 1 / 1º Semestre
Plano: 2015/16
Área Científica: GEA
Nível: Básico

Carga Horária Semestral

Ensino Teórico:
Ensino Teórico-Prático: 64.00
Ensino Prático e Laboratorial:
Trabalho de Campo:
Seminário:
Estágio:
Orientação tutorial:

 

Horas Dedicadas a Estágios:
Horas Dedicadas a Projectos:
Horas Dedicadas a Trabalhos no Terreno:
Horas Dedicadas a Estudo:
Horas Dedicadas a Avaliação:
Outras:

Cursos onde é leccionada a disciplina

Curso - Ramo Ano Plano
Contabilidade e Fiscalidade - Sem Ramos - Especialidades 2015/16

Corpo Docente

Luiz Tadeu Milheiro de Menezes Pinto Machado
Luiz Tadeu Milheiro de Menezes Pinto Machado


Responsabilidades:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico-prático

Ficha da disciplina

Objectivos da disciplina

A UC visa oferecer aos alunos uma visão global e integrada de conceitos-chave na área de gestão e da vida das sociedades através da análise dos conceitos
de recursos, competências e relacionamentos inerentes à atividade empresarial. Nesta UC serão analisados as o enquadramento da empresa, a missão
empresarial, as funções do gestor, as funções empresariais chave, bem como uma breve revisão e integração dos conceitos e da importância da função
estratégica e do pensamento estratégico e de inserção da empresa no mercado.
Objetivos:
.desenvolver o espírito de observação da realidade empresarial, assim como sensibilizar ao aluno para a importância do marketing, média, inovação e da
mudança, como fatores permanentes, no contexto empresarial e da gestão
.desenvolver capacidades em termos de trabalho de equipa e de estudo autónomo, e da importância da constante atualização e da importância do risco,
da atividade empreendedora e da espirito competitivo no mundo atual
.desenvolver a capacidade de análise de documentação diversa (ex. livros de autores de renome, imprensa especializada, dados estatísticos, etc) de forma
a se manter atualizado relativamente ao contexto atual da gestão das organizações
.exercitar e sensibilizar para a importância da comunicação oral e escrita eficaz e para a necessidade de utilização de termos técnicos adequados
.estimular a análise critica das temáticas da gestão com base numa postura ética e socialmente aceitável
.identificar a importância das organizações empresariais modernas
.identificar as funções chave da gestão e o papel dos gestores e distinguir as diferentes atividades dos gestores e da gestão
.aplicar conceitos chave para perceber o processo de tomada de decisão ao nível da empresa e para compreender a necessidade da gestão estratégica e
global nas organizações
.aplicar conceitos chave para perceber e interpretar a ação do gestor
.aplicar conceitos para construir a estrutura organizacional das empresas
.aplicar conceitos chave para identificar os objetivos, meios e missão da empresa onde labora
.aplicar conceitos chave para perceber a adequação do motivação e da liderança nas organizações
.aplicar a metodologia de estudo de caso

Critérios de avaliação

A unidade curricular tem avaliação contínua, e frequencia final tendo em consideração os seguintes elementos e respetivas ponderações:
- Avaliação periódica:

- Trabalho de grupo  (50% N. final - mínimo 8 valores).

- frequência prova escrita (50% N. final - mínimo 8 valores).

 

Programa resumido (ver programa detalhado)

1 - A GESTÃO, O GESTOR, A EMPRESA E O MEIO ENVOLVENTE

2 -PLANEAMENTO 

3-  FUNÇÕES FINANCEIRA, COMERCIAL E DE PRODUÇÂO

4 - ORGANIZAÇÃO

5 -DIRECÇÃO

6 - CONTROLO

7 -ALGUNS TEMAS ORGANIZACIONAIS CONTEMPORÂNEOS

Bibliografia Principal

BIBLIOGRAFIA

 

Principal

 

SOUSA, António (2009) Introdução à Gestão,Uma abordagem Sistémica, Lisboa, Verbo.

 

 

Complementar

 

BODDY, D., (2011) Management An Introduction, 5th FT Prentice Hall;

SMITH, David. (2006) Exploring Innovation, McGraw Hill.

HATCH,Jo Hatch e CUNLIFFE, Ann (2006), Organizational Theory, 2º edição, Reino Unido, OUP.

MINTZBERG, Henry a QUINN James (1991), Strategic  Process ? Concepts, Context and Cases, 2ª edição, Prentice Hall - International.   

KOTLER, Philip (1980), Marketing Management.

JOHNSON Gary e SCHOLES. Kevan, (1993) Exploring Corporate Strategy 3ª edição, Prentice Hall. 

BREALEY, Richard e MYERS, Stewart (1988) Principios de Finanças Empresariais,  McGraw Hill.

SCHROEDER, Roger (1982) Operation Management 3ª edição, McGraw Hill International.

Outras Fontes Bibliográficas / Documentos de Apoio

Notas do Professor, artigos diversos sobre o tema, papers. 

Atendimento

atendimento 2ª feira 16 as 18 sala 1.8 piso -1 

sujeito a marcação previa para o email luizpintomachado@gmail.com

Links associados

Observações

Fórum

Ligação ao Fórum Introdução à GestãoLink Externo