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Expressão Musical - Educação Básica - Sem Ramos - Especialidades


6.0
ECTS / Credit Units
Year: 3 / 1º Semestre
Plan: 2015/16
Scientific Area: EMU
Level: Básico

Semestral Hour Load

Theorical:
Theorical-Pratical: 30.00
Pratical and Laboratorial: 30.00
Fieldwork:
Seminar:
Internship:
Tutorial:

 

Assigned Internship Hours:
Assigned Projects Hours:
Assigned Fieldwork Hours:
Assigned Study Hours:
Assigned Evaluation Hours:
Others:

Degree having this Course

Degree - Branch Degree Plan Year
Educação Básica - Sem Ramos - Especialidades 2015/16

Teaching Staff

Maria Natalina Faria Cristovão Santos
Maria Natalina Faria Cristovão Santos


Responsibilities:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico-prático
Ensino prático e laboratorial

Course Information

Course Objectivs

1 ? Promover a formação integral

2 ? Proporcionar vivência artística

3 ? Promover a aquisição de competências no âmbito da prática da expressão musical

4 ? Desenvolver o pensamento musical

5 ? Compreender a importância da música no desenvolvimento da criança

6 ? Abordar alguns contributos pedagógicos na área musical, em evidência a partir dos anos 20 d0 séc. XX

7 ? Situar os períodos da história da música ocidental e principais compositores                    

8 ? Conhecer elementos do património musical madeirense.

1 ? Promover a formação integral

2 ? Proporcionar vivência artística

3 ? Promover a aquisição de competências no âmbito da prática da expressão musical

4 ? Desenvolver o pensamento musical

5 ? Compreender a importância da música no desenvolvimento da criança

6 ? Abordar alguns contributos pedagógicos na área musical, em evidência a partir dos anos 20 d0 séc. XX

7 ? Situar os períodos da história da música ocidental e principais compositores                    

8 ? Conhecer elementos do património musical madeirense.

Evaluation Criteria

A avaliação terá três componentes:Contínua (presença, empenho, criatividade, participação e originalidade nos trabalhos (individuais e de grupo), desempenho nas aulas (40%); Dossiê de canções e atividades práticas temáticas (25%); Trabalho de grupo sobre um dos conteúdos do programa (35%) ? 15% (apresentação e análise crítica) e 20% (escrita).

Program Resume (get program detail)

1- Propriedades da música

1.1.1 ? Timbre

1.1.2 ? Altura

1.1.3 ? Duração

1.1.4 ? Intensidade

2 ? Modos rítmicos

2.1? Pulsação, divisão, compasso, ritmo

3 ? Forma

3.1? Binária, ternária e rondo

4 ? Andamentos

4.1.1 ? Presto, adagio, moderato (rápido, lento, moderado)

5 ? Prática instrumental

5.1 ? Instrumentário Orff

5.1.1 ? Famílias

5.1.2 ? Técnica

5.2 ? Instrumentos de pequena percussão

5.2.1 ? Famílias

5.2.2 ? Símbolos

5.2.3 ? Técnica

5.3 ? A flauta de bisel soprano

5.3.1 ? Técnica

5.3.2 ? A prática da flauta no contexto pedagógico

5.3.3 ? Execução de melodias

5.4 - Criação e execução de melodias e de sequências rítmicas/melódicas com a voz e instrumentos.

6 ? A voz

6.1 ? Aspetos técnicos

6.2 ? Aspetos pedagógicos

6.3 ? Cantar com crianças

6.4 ? A utilização da voz (instrumento) no contexto educativo

7 ? A canção

7.1 ? Recurso

7.1.1 ? Valor pedagógico

7.1.2 ? Potencialidades artísticas

7.1.3 ? A canção no desenvolvimento da musicalidade da criança

7.1.4 ? As canções para crianças

8 - Audição musical

8.1 ? Conceito

8.2 ? Audição musical ativa/participada

9 ? Património cultural imaterial madeirense

9.1 ? Brinquedos tradicionais cantados

9.1.1 ? Jogos cantados

9.2 ? Os instrumentos populares/tradicionais madeirenses

9.2.1 ? Cordofones

9.2.2 ? Aerofones

9.2.3 ? Idiofones

9.2.4 ? Membranofones

9.3 ? Cancioneiro da tradição popular madeirense

9.4 ? Instituições e associações

9.5 ? O papel dos grupos de folclore

10 ? Pedagogias ativas de Educação Musical

10.1 ? Jacques Dalcroze

10.2 ? Karl Orff

10.3 ? Edgar Willems

10.4 ? Zoltán Kodály

10.5 ?  Murray Schafer

10.6 ? Edwin Gordon

11? A música na educação

11.1 ? A música na infância

11.2 ? Implicações da música no desenvolvimento holístico do indivíduo

11.3 ? A música no currículo

12 ? Música erudita

12.1 ? Período Barroco (1600-1750)

12.2 ? Período Clássico (1750-1810)

12.3 ? Período Romântico (1810-1900)

12.4 - Período Moderno (1900...)

12.4 ? Instrumentos de orquestra

Main Bibliography

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-AGUIRRE, I. (2000). Teorias y praticas de la educacion artistica. Pamplona: Universidad Publica de Navarra (UPN).

-AMADO, M. L. (1999). O prazer de ouvir música. Editorial Caminho da Educação.

- ARAÚJO, M. J. e VELOSO, A. L. (2016). Música como prática social: Uma reflexão crítica sobre a atividade de educação musical no 1.º CEB no âmbito das atividades de enriquecimento curricular. In REVISTA PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA. Volume 6. Número 1 junho 2016, p. 65 a 78.

-BRASÃO, M. L. (s/d). Brinquedos Tradicionais Cantados: lengalengas e trava-línguas. Editorial Livro. Lisboa

-EDIÇÕES CONVITE À MÚSICA (s/d). Vamos cantar com música a acompanhar. Lisboa: Edições Convite à Música.

-FERRÃO, A. M. e PESSOA, M. S. (1984). Histórias cantadas. Lisboa: gabinete Coordenador de Educação Artística.

-FERRÃO, A. M. e RODRIGUES, P. F. (2008). Sementes de música para bébés e crianças. Lisboa: Editorial Caminho.

-GONÇALVES, C. (2001). Cantarolando? Canções temáticas para os mais pequeninos. SRE ? GCEA ? Madeira, Sta. Comba Dão: Edições Convite à Música.

-GONÇALVES, C. (2003). Música para crianças. Lisboa. Edições Convite à Música.

-MARTENOT, M. (1970). Principes Fondamentoux d?Éducation Musicale et leur Application. Paris. Éditions Magnard.

-OSTROWER, F. (2010). Criatividade e processos de criação. Petrólis. Editora vozes 

-PERNES, M. E CRISTÓVÃO, N. (2007). Da escola ao palco 1-2-3-4. Lisboa: Foco Musical.

-READ, H. (2007). Educação pela arte. Lisboa: Edições 70. 

-PEREIRA, A. I. e RODRIGUES, H. (2016). Melodia e palavras numa canção: questões no contexto pré-escolar e de 1.º CEB. In REVISTA PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA. Volume 6. Número 1 junho 2016, p. 51 a 64.

-SIMÕES, R. M. (1999). Canções para a educação musical. Editores: Valentim de Carvalho.

-SOUSA, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação - Música e artes plásticas (Vol. 3). Lisboa: Instituto Piaget. 

-SWANWICK, K (2003). A basis for music education. London. Routledge. 

-WILLEMS, E. (1968). Novas ideias filosóficas sobre a Música. Bienne. Edições Pró-Música -Tradução Portuguesa.

-WINNICOT, D. W. (1975). O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago.

-WUYTACK, J. PALHEIROS, G. B. (1995). Audição Musical Ativa. Porto: Associação Wuytack de Pedagogia Musical.

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