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Psicologia da Educação - Educação Básica - Sem Ramos - Especialidades


3.0
ECTS / Credit Units
Year: 2 / 1º Semestre
Plan: 2015/16
Scientific Area: EDU
Level: Básico

Semestral Hour Load

Theorical:
Theorical-Pratical: 40.00
Pratical and Laboratorial:
Fieldwork:
Seminar:
Internship:
Tutorial:

 

Assigned Internship Hours:
Assigned Projects Hours:
Assigned Fieldwork Hours:
Assigned Study Hours:
Assigned Evaluation Hours:
Others:

Degree having this Course

Degree - Branch Degree Plan Year
Educação Básica - Sem Ramos - Especialidades 2015/16

Teaching Staff

Ana Maria Pereira Antunes
Ana Maria Pereira Antunes


Responsibilities:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico-prático

Course Information

Course Objectivs

  1. Valorizar a Psicologia da Educação como disciplina científica
  2. Analisar os factores envolvidos na aprendizagem e responsáveis pelo sucesso escolar do aluno
  3. Identificar os processos e factores de desenvolvimento pessoal e profissional do professor e dos fenómenos interpessoais que ocorrem na escola
  4. Conhecer as implicações da investigação em Psicologia da Educação para a prática educacional
  5. Compreender as questões especiais em Psicologia da Educação num mundo em crescente mudança

Evaluation Criteria

A avaliação periódica rege-se pelo modelo B do regulamento em vigor, contemplando os seguintes elementos de avaliação:


1. A realização de um teste individual (com ponderação de 50% na classificação final), que incidirá sobre os conteúdos programáticos leccionados, procurando avaliar as competências de aquisição, compreensão e consolidação dos conteúdos, bem como de análise e reflexão, através das competências pessoais de organização e produção de ideias sob a forma escrita.

2. Um trabalho escrito, realizado em grupo (com ponderação de 40% na classificação final), que será avaliado, gerericamente, em função do cumprimento das regras de formatação, estruturação e organização sequencial dos tópicos e ideias, conteúdo e clareza das ideias expressas, integração e fundamentação teórico/científica dos conceitos e ideias apresentadas, e bibliografia consultada.

3. A apresentação oral, realizada em grupo (com ponderação de 10% na classificação final), remete para a apresentação do segundo trabalho escrito. Será avaliada em função da gestão do tempo, adequação da forma de apresentação e dos materiais de apoio, clareza e dinâmica na apresentação, organização e domínio dos conteúdos, e criatividade.

4. A classificação final (CF) é obtida pela ponderação dos quatro elementos de avaliação: CF = (testex0,50)+ (trabalho escritoIx0,40)+(apresentaçãox0,10)

5. Para o cálculo da classificação final o aluno não poderá ter classificação inferior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20 valores) em cada um dos elementos de avaliação isolados.


6. Os trabalhos escritos e a prova oral não poderão ser recuperados em época de recurso pelos estudantes normais nem pelos trabalhadores estudantes.

7. O aluno é aprovado quando obtém uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20 valores).


8. Para poder ser aprovado na Unidade Curricular o aluno deve ter frequentado pelo menos 75% das aulas, excepto os alunos com estatuto de trabalhador estudante.

Program Resume (get program detail)

1. Contextualização da Psicologia da Educação

2. O Aluno

3. O Professor

4. Implicações da Psicologia da Educação para a investigação e prática educacional

5. Aplicaçãoes da Psicologia da Educação às dificuldades especiais do processo de ensino/aprendizagem

Main Bibliography

Coll, C., Palacios, J., & Marchesi, A. (2007). Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia evolutiva (Vol. II). Porto Alegre: Artmed Editora.

Miranda, G. L., & Bahia, S. (2005) (Orgs.). Psicologia da Educação: Temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Lisboa: Relógio D?Água Editores.

Oliveira, J. H. B. (2007). Psicologia da Educação: Aprendizagem/aluno. Porto: Livpsic.

Oliveira, J. H. B. (2007). Psicologia da Educação: Ensino/Professor. Porto: Livpsic.

Sprinthall, N. A., & Sprinthall, R. C. (1993). Psicologia educacional: Uma abordagem desenvolvimentista. Lisboa: McGraw-Hill.

Zimmerman, B. & Schunck, D. H. (2011). Handbook of self-regulation of learning and performance. London: Routhledge.

Other Biographical Sources / Support Documents

Almeida, L. S., & Araújo, A. M. (2014). Aprendizagem e sucesso escolar: Variáveis pessoais dos alunos. Braga: Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação.

Coll, C., Palacios, J., & Marchesi, A. (2007). Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais (Vol. III). Porto Alegre: Artmed Editora.

Rolls, G. (2015). Classic case studies in Psychology (3rd ed.). London: Routledge.

Tavares, J., & Alarcão, I. (2005). Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Coimbra: Almedina.

http://www.apastyle.org/

*Ao longo do semestre poderá ser fornecido material adicional consoante os temas abordados e trabalhados nas aulas.

Student Support

Horário de atendimento dos alunos: Quinta-feira: 14h00-16h00.

Gabinete: 1.43

 

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