Menu

Análise do Discurso Mediático - Comunicação, Cultura e Organizações - Sem Ramos - Especialidades


7.5
ECTS / Credit Units
Year: 2 / 1º Semestre
Plan: 2016/17
Scientific Area: CMN
Level: Básico

Semestral Hour Load

Theorical: 32.00
Theorical-Pratical: 48.00
Pratical and Laboratorial:
Fieldwork:
Seminar:
Internship:
Tutorial:

 

Assigned Internship Hours:
Assigned Projects Hours:
Assigned Fieldwork Hours:
Assigned Study Hours:
Assigned Evaluation Hours:
Others:

Degree having this Course

Degree - Branch Degree Plan Year
Comunicação, Cultura e Organizações - Sem Ramos - Especialidades 2016/17

Teaching Staff

Samuel André Alves Mateus
Samuel André Alves Mateus


Responsibilities:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico
Ensino teórico-prático

Course Information

Course Objectivs

- Compreender a Análise Discursiva e a especificidade da análise discursiva dos Media 
- Explicitar os princípios de construção discursiva dos Media  
- Desenvolver uma perspectiva crítica acerca do Discurso dos Media  
- Aplicar uma perspectiva comparada dos diversos textos mediáticos 
 

Evaluation Criteria

Trabalho de Análise do Discurso Mediático a entregar no dia 15 de Dezembro de 2017 (50% da nota final)

Uma Frequência a realizar no dia 9 de Janeiro de 2018 (50% da nota final)

Os trabalhos devem ser enviados para o Gabinete de Apoio ao Estudante. Email: trabalhos@uma.pt
 
Os alunos que não apresentarem o Trabalho na Época Normal, não o poderão fazer (ou recuperar) em Época de Recurso!
Na Época Especial, os alunos poderão realizar a componente teórica (frequência) e realizar a componente prática (trabalho de análise do discurso mediático).
 

Program Resume (get program detail)

1. Comunicação e Media de Massas 
a. O que é o Discurso 
b. O que são os Media 
c. O que é o Discurso dos Media 
 
2. Comunicação Multimodal 
a. Media, Mensagens e Textos 
b. Modos  
 
3. Análise Crítica do Discurso Mediático 
a. Jornalismo e Intertextualidade 
b. Identidade e relações sociais  
c. Discurso Político  
 
4. Práticas Discursivas dos Media 
a. Analisando a Imprensa 
b. Analisando a Publicidade 
c. Analisando a Televisão como narrativa 
 
 
 
 
 

Main Bibliography

ALMEIDA, MªClotilde, SOUSA, Bibiana de,ÓRFÃO, Paula, TEIXEIRA, Sílvia, Jogar Futebol com as palavras ? imagens metafóricas no Jornal ?A Bola?, Lisboa, Edições Colibri, 2013.
BELL, Allan, GARRETT, Peter (eds). Approaches to Media Discourse, Oxford, Blackwell, 1998. 
BERGER, A. A. Narratives in popular culture, media, and everyday life. Thousand Oaks: Sage Publications.1997.
BURN, Andrew, Analysing Media Texts, London, Continuum, 2003. 
FAIRCLOUGH, Norman, Analysing discourse: textual analysis for social research, London, New York : Routlege, 2013. 
FAIRCLOUGH, Norman, Media Discourse, New York, Palgrave Macmillan, 2006. 
FOUCAULT, Michel, A Ordem do Discurso, São Paulo, Edições Loyola, 1999.
KRESS, Gunther, Multimodality: A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication: Exploring Contemporary Methods of Communication, London, Routledge, 2009. 
KRESS, G. and VAN LEEUWEN T. Multimodal Discourse: The Modes and Media of Contemporary Communication, London: Edward Arnold, 2001.
LOZANO Jorge, PEÑA Cristina MARIN, Gonzalo, Análisis del discurso: hacia una semiótica de la interacción textual, Madrid, Catedra, 1993. 
MATHESON, DONALD, Media Discourses: Analysing Media Texts, Open University Press, 2005. 
MACDONALD M. Exploring Media Discourse. London: Arnold. 2003.
MONTEGOMERY, Martin, The discourse of Broadcast News: a linguistic approach / London, New York, Routledge, 2007. 
PALTRIDGE, Brian. Discourse Analysis. Second edition. London: Continuum, 2012.
PEDRO, Emília R. (org.) Análise Crítica do Discurso. Lisboa: Caminho, 1998. [Biblioteca UMa]
PONTE, Cristina, Leituras das notícias: contributos para uma análise do discurso jornalístico, Lisboa, Livros Horizonte, 2004. 
RICHARDSON, John E. Analyzing Newspapers: An Approach from Critical Discourse Analysis, New York, Palgrave Macmillan, 2006. 
RODRIGUES, Adriano Duarte, Estratégias da Comunicação, Lisboa, Editorial Presença, 1990. 
TALBOT, Mary, Media Discourse: representation and interaction, Edinburgh, Edinburgh University Press, 2007. 
TAYLOR, S. What is Discourse Analysis? London: Bloomsbury. 2013.
 
Obs. Para cada ponto do programa, poderá ser indicada bibliografia mais específica. 
 

Other Biographical Sources / Support Documents

Student Support

Associated Links

Comments

Forum