Menu

Assessoria de Comunicação - Comunicação, Cultura e Organizações - Sem Ramos - Especialidades


7.5
ECTS / Credit Units
Year: 3 / 1º Semestre
Plan: 2016/17
Scientific Area: CMN
Level: Básico

Semestral Hour Load

Theorical: 32.00
Theorical-Pratical: 48.00
Pratical and Laboratorial:
Fieldwork:
Seminar:
Internship:
Tutorial:

 

Assigned Internship Hours:
Assigned Projects Hours:
Assigned Fieldwork Hours:
Assigned Study Hours:
Assigned Evaluation Hours:
Others:

Degree having this Course

Degree - Branch Degree Plan Year
Comunicação, Cultura e Organizações - Sem Ramos - Especialidades 2016/17

Teaching Staff

Samuel André Alves Mateus
Samuel André Alves Mateus


Responsibilities:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico
Ensino teórico-prático

Course Information

Course Objectivs

? Compreender a importância da comunicação e, especialmente, da assessoria de imprensa na promoção dos interesses da organização, dos meios de comunicação e dos cidadãos
? Contextualizar o papel da comunicação no quadro da gestão das organizações e da harmonização das suas agendas com as agendas de outros actores (sociais, políticos, económicos e culturais)
? Conhecer a actividade de Assessoria de Imprensa e as suas principais atribuições, incluindo as responsabilidades do Assessor de Imprensa
? Reconhecer necessidades e oportunidades de comunicação, e implementar acções estratégicas de comunicação e de assessoria de imprensa dirigidos aos públicos internos e externos da organização
? Perceber a importância estratégica dos meios digitais e das redes sociais.
? Conhecer os procedimentos de comunicação a adoptar na gestão de crises
 

Evaluation Criteria

Prova Escrita (50%), Conjunto dos Trabalhos Individuais semanais (25%) e Trabalho Escrito de Grupo compostos por dois alunos (25%)

Program Resume (get program detail)

1. A Importância da Assessoria da Comunicação- uma ferramenta de comunicação diferenciada
 
 
2. Estratégia e Plano de Comunicação
 
 
3. Estratégias de Assessoria de Comunicação
 
 
4. Ferramentas fundamentais de Assessoria de Imprensa
 
 
5. Media Training
 
 
6. Planeamento de Eventos
 
 
7. Comunicação Interna
 
 
8. Comunicação em Redes Sociais
 
 
9. Comunicação de Crise
 
 
10. Ética e Código de Conduta do Assessor de Imprensa
 

Main Bibliography

 
Beirão, I, Caetano, J., Vasconcelos, P. (2010). O Essencial sobre Assessoria de Imprensa, Angelus Novus
Caetano, J.& Rasquilha, L. (2007). Gestão da Comunicação. Lisboa: Quimera Editores.
CHINEM, Rivaldo. Assessoria de Imprensa - como fazer. São Paulo-SP. Summus Editorial, 2003.
DUARTE, Jorge (org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia. 2.ed. São Paulo-SP: Atlas, 2003.
Ferraretto, Elisa Kopplin; Ferraretto, Luiz Artur. Assessoria de imprensa: teoria e prática. 5. ed., rev. e atual. São Paulo: Summus, 2009. 157 p. ISBN 9788532305282
KOPPLIN, Elisa. Assessoria de Imprensa - teoria e prática. 4ª ed. Porto Alegre - RS. Editora Sagra Luzzatto., 2001.
Ribeiro, Vasco (2015). Assessoria de Imprensa: fundamentos teóricos e práticos. Porto: Novas Edições Académicas (Biblioteca UMa)
 

Other Biographical Sources / Support Documents

Amaral Isabel (2002), Imagem e sucesso: guia de protocolo para empresas. Lisboa, São Paulo: Verbo (Biblioteca UMa)
Beirão, I, Caetano, J., Vasconcelos, P. (2010). O Essencial sobre Assessoria de Imprensa, Angelus Novus
Cabrero José, Cabrero, Mário (2001). O Livro de Ouro das Relações Públicas. Porto : Porto Editora (Biblioteca UMa)
Caetano, J.& Rasquilha, L. (2007). Gestão da Comunicação. Lisboa: Quimera Editores.
Caywood Clarke L. (1997), The handbook of strategic public relations & integrated communications. New York: McGraw-Hill (Biblioteca UMa)
CHINEM, Rivaldo. Assessoria de Imprensa - como fazer. São Paulo-SP. Summus Editorial, 2003.
DUARTE, Jorge (org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia. 2.ed. São Paulo-SP: Atlas, 2003.
Duhé, S. (Ed.) (2012). New media and public relations. New York: Peter Lang Publishing 
Fearn-Banks Kathleen (1996), Crisis communications: a casebook approach. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates (Biblioteca UMa)
Ferraretto, Elisa Kopplin; Ferraretto, Luiz Artur. Assessoria de imprensa: teoria e prática. 5. ed., rev. e atual. São Paulo: Summus, 2009. 157 p. ISBN 9788532305282
Fontcuberta, Mar de (3ª ed.), A Notícia ? Pistas para Compreender o Mundo, Alfragide: Casa das Letras, 2010
Gonçalves, G. (2010). Introdução à teoria das relações públicas. Porto Editora, Porto.
Grunig, J.&. Hunt, T. (1984). Managing public relations. Nova Iorque: Holt, Rinehart & Winston. 
Kitchen Philip J. (1997). Public relations: principles and practice. London: International Thomson Business Press (Biblioteca UMa)
KOPPLIN, Elisa. Assessoria de Imprensa - teoria e prática. 4ª ed. Porto Alegre - RS. Editora Sagra Luzzatto., 2001.
Lampreia, J. Martins (1997) Técnicas de comunicação: publicidade, propaganda, relações públicas. Mem Martins: Europa-América (Biblioteca UMa)
Manual de procedimentos / Gabinete de Imagem e Relações Públicas Publicação: Funchal : GIRP [2012] (Biblioteca UMa)
 
Neves, R. C. (2000). Comunicação empresarial integrada: como gerenciar imagem, questões públicas, comunicação simbólica, crises empresariais. Rio de Janeiro: Mauad.
Ribeiro, Vasco (2015). Assessoria de Imprensa: fundamentos teóricos e práticos. Porto: Novas Edições Académicas (Biblioteca UMa)
Ribeiro, Vasco (2016). Assessores de Imprensa e Jornalistas - Perspetiva teórica sobre o pragmatismo das fontes profissionais de informação na indução de notícias. Porto: Edições Afrontamento
Van Riel, B. M. (1995). Principles of corporate communication. London: Prentice Hall (Biblioteca UMa)
 

Student Support

Associated Links

Comments

Forum

Connect to Forum Assessoria de ComunicaçãoLink Externo