Menu

Teoria da Forma Visual - Design - Sem Ramos - Especialidades


4.0
ECTS / Credit Units
Year: 1 / 1º Semestre
Plan: 2016/17
Scientific Area: CAT
Level: Básico

Semestral Hour Load

Theorical: 24.00
Theorical-Pratical: 24.00
Pratical and Laboratorial:
Fieldwork:
Seminar:
Internship:
Tutorial:

 

Assigned Internship Hours:
Assigned Projects Hours:
Assigned Fieldwork Hours:
Assigned Study Hours:
Assigned Evaluation Hours:
Others:

Degree having this Course

Degree - Branch Degree Plan Year
Design - Sem Ramos - Especialidades 2016/17
Artes Visuais - Sem Ramos - Especialidades 2017/18

Teaching Staff

Vítor Manuel Ornelas Magalhães
Vítor Manuel Ornelas Magalhães


Responsibilities:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico
Ensino teórico-prático

Course Information

Course Objectivs

At the end of the semester, students should be able to:
1 - Recognize and to understand notions, concepts and fundamental vocabulary, within the scope of the theory of the visual form.
2 - Analyze and interpret the relationships between the diferent visual elements, as well as their importance in visual communication.
3 - Participate actively in the discussions and debates around the image analysis.
4 - Develop research in the field of image study.

Evaluation Criteria

- Avaliação contínua (20%);

- Apresentação 1 (grupo de 2 alunos - 10%);

- Grelha de identificação e análise de imagens (individual - 10%) + Frequência (30%);

- Apresentação 2 (grupo de 2 alunos - 20%);

- Outras atividades (10%).*

         * Assistência a conferências e eventos organizados pelo Departamento de Arte e Design, ou por outro departamento, ou, ainda, em âmbitos externos à Universidade da Madeira. O aluno deverá entregar um comprovativo de assistência aos eventos inseridos neste apartado ou, quando tal não é possível, assinar uma folha de presenças. O docente pode, em alguns casos, exigir um pequeno relatório sobre a atividade.

Program Resume (get program detail)

1. Introdução à teoria da forma visual.

2. Fundamentos da perceção visual.

3. Forma e Campo visual.

4. Ontologia, tipologias e funções da imagem.

5. Imagem e signo.

6. Imagem e representação. (*)

 

(*) Conteúdos direcionados para o curso de Artes Visuais.

Main Bibliography

Albers, Josef (2012). Interaction of Colors. New Haven & London: Yale University Press.
Arnheim, Rudolf (1989). Intuição e intelecto na  Arte. São Paulo: Martins Fontes.
Aumont, Jacques (2009). A imagem. Lisboa: Edições Texto & Grafia.
Berger, John (s/d). Modos de ver. Lisboa: Editorial Gustavo Gili.
Dondis, D. A (1976). La sintaxis de la imagen. Introducción al alfabeto visual.Barcelona:  Gustavo Gili.
Eco, Umberto (1976). Obra Aberta. Forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas.  São Paulo: Perspectiva.
Elkins, James (1996). The Object Stares Back. On The Nature of Seeing. San Diego:  Harvest Book.
Gombrich, E. H. (1986). Arte e Ilusão: Um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo,
Martins Fontes.
Joly, Martine (1999). Introdução à análise da imagem. Lisboa: Edições 70.
Leborg, Christian (2016). Gramática Visual. Barcelona: Gustavo Gili.
Villafañe, J. (2006). Introducción a la teoria de la imagen. Madrid: Ediciones Piramide.

Other Biographical Sources / Support Documents

ALISON, Jane (2005). Color After Klein. Re-thinking color in Modern and Contemporary Art. London: Black Dog Publishing/Barbican Gallery.

ARNHEIM, Rudolf (1989). Intuição e intelecto na Arte. São Paulo: Martins Fontes.

BERGER, John (s/d). Modos de ver. Lisboa: Editorial Gustavo Gili.

CAIRES, Celso (s/d). ?A organização visual segundo a perspectiva gestáltica?, em http://dedsign.wordpress.com/textos/a-organizacao-visual-segundo-a-perspectiva-gestaltica/

DONDIS, Donis A. (2003). Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes. [1973]. Online: http://pt.slideshare.net/guest5f2981b5/sintaxe-da-linguagem-visual-donis-a-dondis-72dpi

ELKINS, James (1996). The Object Stares Back. On The Nature of Seeing. San Diego:  Harvest Book.

GAGE, John (1999). Color and Meaning. Art, Science and Symbolism. London: Thames & Hudson.

GOLIOT-LETÉ, Anne et. al (2011). Dicionário de imagem. Lisboa: Edições 70.

GOMBRICH, E. H. (1986). Arte e Ilusão: Um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo, Martins Fontes.

HUYGUE, René (1986). O Poder da Imagem. Lisboa: Edições 70.

KANDINSKY, Wassily (1987). Ponto, linha e plano. Lisboa: Edições 70.

MARSHALL, Lindsey; MEACHAM, Lester (2010). How to Use Images. London: Laurence King Publishing.

PANOVSKY, Erwin (1989). O Significado nas Artes Visuais. Lisboa: Editorial Presença.

PASTOUREAU, Michel (1997). Dicionário das cores do nosso tempo. Simbólica e sociedade. Lisboa: Editorial Estampa.

PLATÃO (2002). A República. Lisboa: Esquilo.

VILLAFAÑE, J. (2006). Introducción a la teoria de la imagen. Madrid: Ediciones Piramide. [1982]

WONG, Wucius (1998). Princípios de Forma e Desenho. São Paulo: Martins Fontes. In http://www.scribd.com/doc/229469945/Princi-pios-de-Forma-e-Desenho-Wucius-Wong-compartilhandodesign-wordpress-com-pdf

Student Support

O horário de atendimento ao longo do semestre será às terças-feiras das 11h às 13h no gabinete do docente, no piso -1, corredor de Arte e Design, porta 01.63. O docente deverá ser notificado, via e-mail, sobre o assunto a ser tratado, com uma antecedência mínima de 24 horas.

Associated Links

Comments

O horário de atendimento ao longo do semestre será às terças-feiras das 11h às 13h no gabinete do docente, no piso -1, corredor de Arte e Design, porta 01.63. O docente deverá ser notificado, via e-mail, sobre o assunto a ser tratado, com uma antecedência mínima de 24 horas.

Forum

Connect to Forum Teoria da Forma VisualLink Externo