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Educação e Cidadania - Ciências da Educação - Sem Ramos - Especialidades


7.5
ECTS / Credit Units
Year: 1 / 1º Semestre
Plan: 2016/17
Scientific Area: EDU
Level: Básico

Semestral Hour Load

Theorical:
Theorical-Pratical: 60.00
Pratical and Laboratorial:
Fieldwork:
Seminar:
Internship:
Tutorial: 3.00

 

Assigned Internship Hours:
Assigned Projects Hours:
Assigned Fieldwork Hours:
Assigned Study Hours:
Assigned Evaluation Hours:
Others:

Degree having this Course

Degree - Branch Degree Plan Year
Ciências da Educação - Sem Ramos - Especialidades 2016/17

Teaching Staff

Glória Josefina Rodrigues Leça Gonçalves
Glória Josefina Rodrigues Leça Gonçalves


Responsibilities:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico-prático
Orientação tutorial

Course Information

Course Objectivs

- Compreender o conceito de cidadania.

- Consciencializar para as dimensões da cidadania do século XXI.

- Reconhecer o papel da política educativa na educação para a cidadania, na formação cívica e na formação pessoal e social.

- Perspetivar a Educação na Cidadania de uma forma crítica, na sua relação com a ideologia, a cultura e o poder.

- Desenvolver atitudes de reflexão e análise críticas face à relação educação e cidadania.

- Compreender as questões éticas relacionadas com a cidadania numa sociedade plural

- Contribuir para o desenvolvimento de uma perceção crítica da exclusão social das minorias e desfavorecidos,  promovendo o desenvolvimento da consciência da necessidade de erradicação da pobreza, redução das desigualdades sociais e combate a todas as formas de preconceitos e discriminação.

Evaluation Criteria

A avaliação da aprendizagem dos alunos é processual e contínua e pressupõe uma frequência mínima obrigatória de 80% das aulas lecionadas, o que equivale a 48 horas do total de 60 horas da carga horária da disciplina.

Para além da assiduidade e pontualidade são elementos de avaliação:

1.    Realização de um trabalho a pares sobre a educação para a cidadania, tendo como ponto de partida uma temática relacionada com a Cidadania do Século XXI. (50% da nota final - 40% produto escrito / 10% apresentação em powerpoint ou prezi que deverá estar em anexo ao trabalho, esta não poderá ultrapassar os 15 minutos). Do trabalho de pares deverá resultar a redação de um trabalho escrito (máximo 10 páginas). Este deverá ser fundamentado e complementado com revisão de literatura, com um discurso claro e crítico no qual estejam apresentados os principais traços da temática analisada. A formatação deverá estar de acordo com as Normas APA (6.ª Edição). (Estrutura: texto a um espaço e meio e em Times New Roman 12, margens normais de 3 cm à direita e à esquerda e 2,5 cm em cima e em baixo e em formato .DOC; capa [título e nome e números dos elementos do grupo], resumo, índice, referências, anexos e apêndices).

2. Frequência. (50% da nota final). (Com a avaliação dos conteúdos programáticos, lecionados até à data da frequência).

3. Para mais esclarecimentos sobre o Regime de Avaliação, o aluno deverá consultar o Regulamento de Avaliação da UMa, em particular o disposto no Anexo I  Modelo de Avaliação A (o adotado pela docente para a UC de EC).

Program Resume (get program detail)

1.  Educação e Cidadania: possíveis enquadramentos de uma perspetiva histórica e normativa.

2.  Cidadania: um conceito multidisciplinar.

3.  Construção da cidadania.

4. Educação para a cidadania europeia.

5. A Educação para a Cidadania em Portugal.

6. A Escola e a Cidadania: o conceito de cidadania na prática pedagógica.

7. A educação para a cidadania em contextos educativos não formais.

8. A Educação para a Cidadania (ou na Cidadania) na era da globalização:

Main Bibliography

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