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Investigação em Educação I - Ciências da Educação - Sem Ramos - Especialidades


7.5
ECTS / Credit Units
Year: 2 / 1º Semestre
Plan: 2016/17
Scientific Area: EDU
Level: Básico

Semestral Hour Load

Theorical:
Theorical-Pratical: 60.00
Pratical and Laboratorial:
Fieldwork:
Seminar:
Internship:
Tutorial: 3.00

 

Assigned Internship Hours:
Assigned Projects Hours:
Assigned Fieldwork Hours:
Assigned Study Hours:
Assigned Evaluation Hours:
Others:

Degree having this Course

Degree - Branch Degree Plan Year
Ciências da Educação - Sem Ramos - Especialidades 2016/17

Teaching Staff

Alice Maria Justa Ferreira Mendonça
Alice Maria Justa Ferreira Mendonça


Responsibilities:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico-prático
Orientação tutorial
José Paulo Gomes Brazão
José Paulo Gomes Brazão


Responsibilities:
Ensino teórico-prático

Course Information

Course Objectivs

Conhecer os objetivos da investigação em educação e as questões éticas e epistemológicas subjacentes.

Identificar as etapas de um processo de investigação. Conhecer e utilizar diferentes instrumentos de recolha de dados.

Conhecer os paradigmas de investigação em educação e as suas caraterísticas.

Utilizar os métodos quantitativos.

Formular hipóteses e definir variáveis.

Efetuar estudos correlacionais.

Verificar a validade e a fiabilidade dos instrumentos de medida.

Conhecer e utilizar as técnicas de amostragem.

Evaluation Criteria

Na primeira parte faz-se uma introdução à investigação em educação, refletindo sobre o conhecimento científico e as caraterísticas da investigação no âmbito da educação. Os procedimentos de investigação quantitativa surgem aqui duma forma sequencial procurando-se trabalhar com os alunos a importância do encadeamento Problema-Hipóteses-Amostra-Estratégias-Instrumentos.

As diferentes técnicas são também abordadas bem como os limites do conhecimento científico: limites éticos, limites estéticos e limites ontológicos

Recorrer-se-á à exposição oral, ao debate com base em projeção de diapositivos, leitura de textos breves e sua discussão em grupo e plenário. Dos trabalhos realizados nas atividades da sala de aula e concretizados em grupos de três alunos, serão contabilizados dois trabalhos, cada um com a ponderação de 20 % na avaliação final. Os estudantes devem ainda realizar individualmente duas fichas de avaliação, cada uma delas com a ponderação de 30% na avaliação final.

A aprovação dos alunos pressupõe, ainda, uma frequência de 75% das aulas lecionadas.

Os objetivos de aprendizagem serão trabalhados através da leitura de textos, servindo de base à discussão em pequeno grupo e plenário, promovendo exposições orais pelos e reflexões críticas. Utilizar-se-á a apresentação teórica pelo professor com recurso à projeção de PowerPoints construídos para o efeito. Os restantes objetivos atravessam todas as aulas, com especial destaque para as de construção de ferramentas de investigação e sua apresentação ao grande grupo por parte dos estudantes. 

Program Resume (get program detail)

Conhecer os objetivos da investigação em educação e as questões éticas e epistemológicas subjacentes.

Identificar as etapas de um processo de investigação. Conhecer e utilizar diferentes instrumentos de recolha de dados.

Conhecer os paradigmas de investigação em educação e as suas caraterísticas.

Utilizar os métodos quantitativos.

Formular hipóteses e definir variáveis.

Efetuar estudos correlacionais.

Verificar a validade e a fiabilidade dos instrumentos de medida.

Conhecer e utilizar as técnicas de amostragem.

 

Main Bibliography

ARY, D., JACOBS, L., SORENSEN, C. (2010). Introduction to Research in Education. Belmont, USA: Wadsworth, Cengage Learning

BELL, J. (2003). Como realizar um projecto de investigação: Um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação (3ª ed.). Lisboa: Gradiva.

COUTINHO, C. (2011). Metodologia de investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e prática. Coimbra: Edições Almedina.

FORTIN, M.-F. (2003) O Processo de Investigação: da concepção à realização. 3ª ed., Loures: Lusociência.

MARCONI, M., LAKATOS, E. (2003). Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas S.A.

SILVA, C. (1994). Estatística Aplicada à Psicologia e Ciências Sociais. Lisboa: McGraw-Hill

SOUSA, A. (2005). Investigação em Educação. Lisboa: Livros Horizonte

WALLIMAN, N. (2011) Research Methods- The Basics. USA and Canada: Routledge

Other Biographical Sources / Support Documents

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