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Opção 3 ( Educação e Multiculturalismo ) - Ciências da Educação - Sem Ramos - Especialidades


7.5
ECTS / Credit Units
Year: 3 / 1º Semestre
Plan: 2016/17
Scientific Area: EDU
Level: Básico

Semestral Hour Load

Theorical:
Theorical-Pratical: 60.00
Pratical and Laboratorial:
Fieldwork:
Seminar:
Internship:
Tutorial: 3.00

 

Assigned Internship Hours:
Assigned Projects Hours:
Assigned Fieldwork Hours:
Assigned Study Hours:
Assigned Evaluation Hours:
Others:

Degree having this Course

Degree - Branch Degree Plan Year
Ciências da Educação - Sem Ramos - Especialidades 2016/17

Teaching Staff

Paulo Manuel de Oliveira
Paulo Manuel de Oliveira


Responsibilities:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico-prático
Orientação tutorial

Course Information

Course Objectivs

1. Compreender as dinâmicas socioculturais das sociedades contemporâneas;

2. Conhecer os referenciais teóricos do monoculturalismo e do multiculturalismo;

3. Reconhecer os fenômenos migratórios da contemporaneidade;

4. Relacionar cultura, identidade e alteridade;

5. Discutir o monoculturalismo em contextos de diversidade cultural;

6. Reconhecer as implicações dos referenciais teóricos nas práticas educativas;

7. Desconstruir estereótipos e preconceitos;

8. Conhecer os princípios da Educação Intercultural preconizados pela UNESCO;

9. Analisar políticas educativas que estimulam o diálogo intercultural;

10. Analisar criticamente projetos e práticas de educação multicultural.

Evaluation Criteria

A avaliação contínua implica uma assiduidade de, pelo menos, no mínimo 75% (de ¾ das horas de contacto) do total das aulas do semestre.

 Para os trabalhadores estudantes aplica-se os direitos previstos no estatuto, mas estão obrigados a desenvolverem os trabalhos de avaliação quer de grupo quer individuais.

 

Os critérios e as ponderações da avaliação sumativa a que será submetido são os seguintes:

1-Um trabalho escrito de grupo e sua apresentação oral - 50% (40% parte escrita e 10% apresentação oral) 

          Nota mínima de 9.

2- Um trabalho individual e sua apresentação oral - 50% (40% parte escrita e 10% apresentação oral)

          Nota mínima de 9.

 

Não há exame de recurso. O docente pode permitir a melhoria de um dos elementos, quando não atingido o nível mínimo.

Program Resume (get program detail)

  1. Pensar o social;
  2. Abordagem aos métodos e técnicas de investigação em Ciências Sociais;
  3. Globalização e diversidade cultural;
  4. Monoculturalismo e multiculturalismo;
  5. Fenômenos migratórios, esbatimento de fronteiras e mestiçagem;
  6. Eu e o Outro; Identidade e Diferença; o Nós;
  7. Cultura e identidade cultural;
  8. Cultura popular;
  9. Inclusão e Educação inclusiva;
  10. Equidade e justiça social;
  11. A voz dos excluídos e o poder;
  12. Educação Intercultural, segundo a UNESCO.

Main Bibliography

Geertz, C. (1989). Interpretação das culturas. RJ: Koogan.

 

Canen, A. (2000). Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural. Cadernos de Pesquisa, 111, 135-150.

 

Gimeno Sacristán, J. (2003). Educar e Conviver na Cultura Global. Porto: ASA.

 

Giroux, H. (2003). Atos impuros. A prática política dos estudos culturais. Porto Alegre: ARTMED.

 

Leite, C. (2000). Uma análise da dimensão multicultural do Currículo. Revista de Educação, 9 (1), 137-143.

 

Silva, T. T. (2000). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes.

 

Sousa, J. M. (2015). O currículo e a identidade cultural. In J. C. Morgado et all (Ed.), Currículo, internacionalização e cosmopolitismo  (Vol. 1, pp. 171 -178), Sto Tirso: De Facto.

 

Moreira, A. F. e Candau, V. (Orgs.). (2014). Multiculturalismo. Diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes.

Other Biographical Sources / Support Documents

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