Menu

Opção 1 ( Educação pela Arte - Literatura ) - Ciências da Educação - Sem Ramos - Especialidades


7.5
ECTS / Credit Units
Year: 2 / 1º Semestre
Plan: 2016/17
Scientific Area: EDU
Level: Básico

Semestral Hour Load

Theorical:
Theorical-Pratical: 20.00
Pratical and Laboratorial: 30.00
Fieldwork:
Seminar: 10.00
Internship:
Tutorial: 3.00

 

Assigned Internship Hours:
Assigned Projects Hours:
Assigned Fieldwork Hours:
Assigned Study Hours:
Assigned Evaluation Hours:
Others:

Degree having this Course

Degree - Branch Degree Plan Year
Ciências da Educação - Sem Ramos - Especialidades 2016/17

Teaching Staff

Leonor da Fonseca Martins Coelho
Leonor da Fonseca Martins Coelho


Responsibilities:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico-prático
Ensino prático e laboratorial
Seminários

Course Information

Course Objectivs

Objetivos Gerais:

1. Introdução aos estudos literários como disciplina através da análise de materiais, metodologias e terminologia necessários para o estudo de textos literários e culturais.

2. Fornecer instrumentos e métodos para o desenvolvimento de uma efetiva prática da escrita crítica e da investigação.


3. Estimular a capacidade de "leitura" como capacidade reflexiva.

                        Objetivos Específicos:

1. Saber promover a educação através da literatura nos mais novos, nos jovens e na população sénior.


2.Trabalhar as diferentes possibilidades de vários textos considerados nas suas múltiplas dimensões: narrativa, poética, dramática.


3. Estabelecer pontos operativos válidos para a educação literária e artística, considerada de forma abrangente e colocada em correlação com a educação linguística. 

 

 

Evaluation Criteria

The contents delivered in the theoretical lectures, both in the theoretical-practical ones, and in seminaries, are subjected to a periodical assessment.

Program Resume (get program detail)

Programa:

 

1.O texto literário


1.1. Caracterização de linguagem literária e definição de texto literário.


1.2. As funções da literatura.


1.3. As funções da linguagem: para uma definição do texto em prosa e do texto poético.

 


2.Dos géneros literários


2.1. O género épico: a tradição épica na Grécia e os textos homéricos.


2.1.1. A individualidade da ILÍADA.
2.2. Maturidade e reflexão sobre a teoria literária: Platão e a resposta aristoteliana em A POÉTICA

2.3.A tragédia e a comédia

2.4.Alírica

2.5. A narrativa


3. As Possibilidades do Texto Literário na Educação pela Arte

3.1. Trabalhar o texto literário: a leitura e a análise literária

3.2. Os textos artísticos em contexto educativo (do texto literário ao texto dramático e fílmico)


3.2.1. O texto como instrumento para a aquisição da competência linguístico-comunicativa.

3.2.2 O texto como instrumento para a aquisição da competência social e criativa.


3.2.3 O texto e a aquisição da competência histórica.

Main Bibliography

Reis, Carlos, O conhecimento da Literatura: Introdução aos Estudos Literários, Coimbra, Almedina, 1995.
Reis, Carlos e Cristina Lopes, Dicionário de Narratologia, Coimbra, Almedina, 1987.
Silva, Vítor Manuel de Aguiar e , Teoria da Literatura, Coimbra, Almedina, 1984.
ECO, Umberto, Seis Passeios nos Bosques da Ficção, Lisboa, Difel, 1995.
MATOS, Maria Vitalina Leal de, Introdução aos Estudos Literários, Lisboa/São Paulo, Verbo, 2001.
TODOROV, Tzvetan, Os Géneros do Discurso, Lisboa, Edições 70, 1981.
Bibliografia Específica
PARDINHAS, Elvira Manuel, Braga, Zaida Maria, Itinerários Literários: Viajando pela Literatura Portuguesa, Porto, Asa, 1994.
READ, Herbert, A Educação pela Arte, trad. Ana Maria Rabaça, Luís Filipe Silva Teixeira, Lisboa, Edições 70, 1982.
SERODIO, Maria Helena, Leituras do Texto Dramático, Lisboa, Livros Horizonte. 

Other Biographical Sources / Support Documents

Student Support

Leitura obrigatória:

Vamos comprar um poeta, de Afonso Cruz

Associated Links

Comments

Leitura obrigatória:

Vamos comprar um poeta, de Afonso Cruz