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Marketing I - Gestão - Sem Ramos - Especialidades


6.0
ECTS / Credit Units
Year: 2 / 1º Semestre
Plan: 2015/16
Scientific Area: GES
Level: L2

Semestral Hour Load

Theorical: 32.00
Theorical-Pratical: 32.00
Pratical and Laboratorial:
Fieldwork:
Seminar:
Internship:
Tutorial:

 

Assigned Internship Hours:
Assigned Projects Hours:
Assigned Fieldwork Hours:
Assigned Study Hours:
Assigned Evaluation Hours:
Others:

Degree having this Course

Degree - Branch Degree Plan Year
Gestão - Sem Ramos - Especialidades 2015/16

Teaching Staff

Pedro Álvaro Pereira Correia
Pedro Álvaro Pereira Correia


Responsibilities:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico
Ensino teórico-prático

Course Information

Course Objectivs

O objetivo desta Unidade Curricular (UC) é o de dar a conhecer os principais conceitos de Marketing. Pretende-se que os alunos sejam capazes de compreender o contexto operacional das teorias de marketing, o ambiente da organização que influencia as decisões estratégicas e do marketing mix, avaliar os elementos do composto de marketing (marketing mix) e a sua ligação com os resultados da análise da envolvente. Os alunos desenvolverão algumas das principais capacidades analíticas, de planeamento e de implementação das ferramentas necessárias para solucionar com pertinência e eficácia problemas ligados ao conteúdo programático.

Evaluation Criteria

A avaliação da aprendizagem dos alunos sobre os conteúdos expostos e discutidos nas aulas e respetivos suportes bibliográficos, ocorrerá através do regime de avaliação periódica concretizada pela realização de duas frequências, cada uma com um peso de 50% na atribuição da nota final (NF) e calendarizados da seguinte forma:

1º Teste escrito (sem consulta e com nota mínima de 6 valores) - 15/11/2017

2º Teste escrito (sem consulta e com nota mínima de 6 valores) ? 10/01/2018

Consideram-se aprovados os alunos que obtenham uma média final igual ou superior a 9,5 valores.

Os alunos que tenham sido excluídos, faltado ou com classificação abaixo da nota mínima em uma das frequências, ficam excluídos da época normal.

Os alunos que não obtenham aprovação na época normal, serão avaliados pelo conteúdo integral da UC.

Os alunos que optem por realizar melhoria de nota serão avaliados pelo conteúdo integral da UC.

Nas provas não será permitido a utilização de qualquer equipamento eletrónico, a exceção de calculadora com as seguintes funções básicas: soma, subtração, multiplicação e divisão.

Nas provas qualquer aluno que conscientemente utilizar recursos/ferramentas não autorizadas ou ajudar outro aluno estará a violar os padrões de comportamento académicos ficando ambos sujeitos a anulação da frequência.

Program Resume (get program detail)

  1. Importância e Abrangência do Marketing

    1. Conceitos Fundamentais

    2. Processo de Marketing

  2. O Ambiente de Marketing da Organização e Informação

    1. O Micro Ambiente

    2. O Macro Ambiente

    3. Gestão da Informação de Marketing

  3. O Marketing Mix

    1. Decisões sobre os Produtos e Serviços e Marca

    2. Importância e Desenvolvimento da Marca

    3. Ações de Preço - Perceção do Valor

    4. Estratégias de Preço

    5. Canais de Distribuição - Distribuição de Valor

    6. Logística e Retalho

    7. Comunicar o Valor para o Cliente, Comunicação Integrada

    8. Publicidade e Relações publicas

    9. Promoção e Vendas

    10. Marketing Direto e Digital

Main Bibliography

Kotler, P. & Armstrong, G., (2017) Principles of Marketing, Global Edition, 17/E Pearson Education;

Kotler, P.; Armstrong, G.; Harris, L. & Piercy, N. (2016). Principles of Marketing European Edition, 7th Edition, Pearson Education Limited.

Other Biographical Sources / Support Documents

Chaffey, D. & Ellis-Chadwick, F. (2016). Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (6th Ed.), Pearson Education Limited.

Fisk; Grove; John. (2014). Services Marketing, International Edition, 4th Edition. Cengage Learning;

Jobber, D; Ellis-Chadwick, F. (2012). Principles and Practice of Marketing, 7th Edition. McGraw-Hill Education (UK) Ltd.;

Kolb, B. (2016). Marketing Strategy for the Creative and Cultural Industries. Taylor & Francis Group;

Kotler, P,. Kartajaya, H e Setiawan, I., (2017) Marketing 4.0, Moving from Traditional to digital, Pearson Education Limited

Kotler, P. & Keller, K., (2016) Marketing Management, Global Edition, 15/E Pearson Education;

Kotler, P.; Lane, K.; Brady, M.; Goodman, M.; Hansen, T. (2012). Marketing Management, 2nd Edition,Pearson Education Limited. Cota: 658.6 Mar

Lacobucci. (2014). Marketing Management, 1st Edition. Cengage Learning

Scott, D. (2014). The New Rules of Sales and Service: How to Use Agile Selling, Real-Time Customer Engagement, Big Data, Content, and Storytelling to Grow Your Business, John Wiley & Sons. Cota: 658.6 SCO New

Wilson, A.; Zeithaml, V.; Bitner, M.; Gremler, D. (2012). Services Marketing: Integrating Customer Focus Across The Firm, 2nd Edition. McGraw-Hill Education (UK) Ltd.;

Student Support

Tutoria e atendimento: 4ª feira das 20hrs às 21hrs, gabinete 1.66, sujeito à marcação para o email: pacorreia@staff.uma.pt, os alunos deverão identificar-se (nome, nº de aluno e licenciatura).

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Tutoria e atendimento: 4ª feira das 20hrs às 21hrs, gabinete 1.66, sujeito à marcação para o email: pacorreia@staff.uma.pt, os alunos deverão identificar-se (nome, nº de aluno e licenciatura).

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