Menu

Optativa ( Gestão Internacional ) - Gestão - Sem Ramos - Especialidades


6.0
ECTS / Credit Units
Year: 3 / 1º e 2º Semestre
Plan: 2015/16
Scientific Area: GES
Level: L3

Semestral Hour Load

Theorical: 32.00
Theorical-Pratical: 32.00
Pratical and Laboratorial:
Fieldwork:
Seminar:
Internship:
Tutorial:

 

Assigned Internship Hours:
Assigned Projects Hours:
Assigned Fieldwork Hours:
Assigned Study Hours:
Assigned Evaluation Hours:
Others:

Degree having this Course

Degree - Branch Degree Plan Year
Gestão - Sem Ramos - Especialidades 2015/16

Teaching Staff

Ricardo Jorge Castro de Correia
Ricardo Jorge Castro de Correia


Responsibilities:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico
Ensino teórico-prático

Course Information

Course Objectivs

No sentido de dotar os alunos de capacidades que lhes permitem conhecer as estratégias de internacionalização das empresas assim como os modelos principais modelos teóricos que suportam o fenómeno da internacionalização, serão estudados e apresentados nas aulas casos que permitam aos alunos analisar as estratégias das empresas e a sua interpretação ao abrigo das teorias estudadas. 

A unidade curricular aborda todo o processo de internacionalização empresarial, identificando objetivos, estratégias e políticas que sustentam todo o comportamento das empresas que contribuem para a globalização. 

Evaluation Criteria

Os alunos são encorajados e submetido ao regime de avaliação contínua onde serão avaliados pelo trabalho que irão apresentar nas aulas práticas (aplicação da matéria a caso prático de uma empresa escolhida pelos alunos) e pela apresentação no final do semestre de um relatório sobre a atividade da empresa estudada. Ver ficha de avaliação anexa. 

Program Resume (get program detail)

Parte 1 ? Introdução

1.1 ? Definição e as dimensões da Internacionalização 

1.2 ? O ambiente Internacional e a globalização

1.3 ? Motivação para a internacionalização

Parte 2 ? O processo de internacionalização

2.1 ? Segmentação internacional

2.2 ? Posicionamento Internacional

2.3 ? Formas de operação nos mercados 

 

Parte 3 ? Gestão internacional dos recursos humanos

 

3.1 ? Políticas de organização 

3.2 ? Recrutamento e gestão das carreiras 

3.3 ? Deslocalização e localização

 

Parte 4 ? Mercados e sistemas financeiros Internacionais

 

4.1 ? As flutuações monetárias

4.2 ? Financiamento

4.3 ? Estrutura de capital

 

Parte 3 ? As teorias da internacionalização

 

3.1 - Teorias do comércio internacional

3.2 ? Teoria do ciclo de vida do produto

3.3 ? Teorias baseadas no comportamento e na gestão de empresas

3.4 ? Teorias da imperfeição dos mercados e organização industrial

3.5 ? Abordagens dinâmicas da internacionalização

 

 

Parte 4 - Tendências da Internacionalização

 

4.1 ? A internet 

4.2 ? A responsabilidade social

4.3 ? Cenários futuros 

Main Bibliography

Costa e Lorga (2003) Internacionalização e Redes de Empresas. Verbo Editora

 

Lassere, P., (2003) Global Strategic Management. London, Palgrave Mcmillan. 

 

Albaum,G. and Duerr,E.,(2008) International Marketing and Export Management  (6th.Edition), Prentice Hall

 

Cherunilam, F., International Business, Text and Cases (5th.Edition), E.E. Edition

 

Other Biographical Sources / Support Documents

Student Support

Associated Links

Comments

Forum