Publication Date: 13/09/2022

34th Anniversary of the University of Madeira

Hoje é dia de aniversário da nossa Universidade. Fazemos 34 anos de existência!

Estamos de parabéns por tudo o que foi possível realizar depois da criação da nossa Universidade, por efeito do Decreto-Lei n.º 319-A/88, de 13 de setembro. 

O aniversário que hoje celebramos assume particular importância, uma vez que inicia o ciclo que será concluído com as comemorações do 35.º aniversário.

Teremos, por isso, a oportunidade de voltarmos a refletir sobre a função cultural, socioeconómica, científica e tecnológica que a Universidade da Madeira exerce nas suas múltiplas interações com a sociedade onde se encontra inserida. Adicionalmente, essa reflexão deverá incluir uma avaliação sobre a influência da Universidade fora da Região Autónoma da Madeira.

Na nossa ainda curta história, muito fizemos. Formámos mais de 14 mil estudantes. Realizámos investigação científica de qualidade num amplo espetro de áreas de saber. Transferimos competências, conhecimento científico e tecnológico para a sociedade, tendo contribuído decisivamente para o seu desenvolvimento.

Tudo isto (numa síntese necessariamente breve) foi possível porque a Universidade da Madeira pôde contar com a dedicação de todos, num esforço conjunto que suscita o respeito dos que nela trabalham, com ela colaboram, nela se reveem ou, de algum modo, conheçam a sua atividade.

A Universidade é feita de pessoas e cumpre a sua missão, através do projeto académico que escolheu realizar. Dele nos orgulhamos e nele nos identificamos na avaliação do passado, na justificação do presente e na projeção do futuro.

A toda a comunidade académica, dirijo, em nome da Universidade da Madeira e em meu nome pessoal, uma palavra de gratidão, que é, simultaneamente, um obrigado pelo trabalho realizado e um reconhecimento pela forma como atingimos objetivos e queremos continuar a crescer.

Finalmente, nesta fase de início das atividades letivas da Universidade da Madeira e também de receção dos novos estudantes, desejo a todos um excelente ano escolar.

Parabéns, Universidade da Madeira!

 

O Reitor

Sílvio Moreira Fernandes