Publication Date: 25/07/2019

Michael Röckner, um dos mais proeminentes matemáticos da atualidade, na área da análise estocástica, está a participar na 48ª edição dos Madeira Math Encounters (MME), que decorre até sábado, 27 de julho, na Universidade da Madeira (UMa).

O encontro realiza-se diariamente no Anfiteatro 2 do Campus da Penteada, entre as 10h e as 13h, e irá incidir sobre a Análise em Dimensão Infinita e Aplicações. As questões a abordar incluem equações diferenciais parciais não lineares do tipo de Fokker-Planck e a extensão natural de processos de Markov com aplicações às equações diferenciais estocásticas singulares. Nesta iniciativa, serão também apresentados os resultados mais recentes no que concerne à matemática dos polímeros.

O Prof. Doutor Michael Röckner é docente da Faculdade de Matemática da Universidade de Bielefeld e um dos autores mais citados no campo da análise estocástica, tendo contribuído significativamente para o desenvolvimento desta área do conhecimento. Os seus interesses de investigação centram-se na teoria das probabilidades, análise e física matemática. Em julho de 2017 foi agraciado com o doutoramento Honoris Causa, pela Universidade de Swansea. Foi até muito recentemente presidente da Sociedade Alemã de Matemática. Exerce funções importantes na fundação alemã para a investigação equivalente, em Portugal, à Fundação para a Ciência e Tecnologia. Pelo encanto que sente pela nossa ilha e pela colaboração científica que desenvolve com o Centro de Investigação de Matemática da UMa, tem participado anualmente nos Madeira Math Encounters da UMa, e tem atraído muitos cientistas internacionais de diversos países a participar nestes encontros a expensas próprias.

Além de Michael Röckner, esta edição dos MME conta também com a participação de Nora Müller, da Universidade de Bielefeld; de Wolfgang Bock, da Universidade de Kaiserslautern; Cresente O. Cabahug, da Universidade de Kaiserslautern; Ludwig Streit, Doutor Honoris Causa pela UMa; Herry P. Suryawan, da Universidade Sanata Dharma; e Joachim Lebovits, da Universidade de Paris.

Os Madeira Math Encounters são promovidos pelo Centro de Investigação de Matemática e Aplicações da UMa e visam reunir, naquele que é considerado um ponto de encontro único em Portugal, investigadores de renome internacional e estudantes de doutoramento, com o objetivo de reforçar e/ou criar novas colaborações e fomentar a investigação em Matemática.

Destes encontros têm resultado dezenas de publicações em revistas internacionais com a participação de várias centenas de investigadores, mundialmente reconhecidos, como o fundador do Centro, Prof. Doutor Ludwig Streit, que recebeu o Doutoramento Honoris Causa pela UMa, em setembro de 2013.

Grand Opening of the Galomar Hotel Madeira, Master in Spatial Design

Publication Date: 07/08/2018

Publication Date: 01/10/2019

Publication Date: 17/09/2019

Publication Date: 26/07/2019

Publication Date: 12/09/2019

Mestrados 2019/2020 - 3.ª e 4.ª Fases

Publication Date: 22/10/2019

Portuguese Language Course for Foreigners

Publication Date: 20/07/2018

Alumni Distinction Awards

Publication Date: 08/11/2018