Publication Date: 23/04/2026

Junior Chemistry Olympiad

Realizou-se no dia 18 de abril de 2026, no Campus da Penteada, a semifinal da Madeira, das Olimpíadas de Química Júnior. Este evento é organizado anualmente pela Sociedade Portuguesa de Química em colaboração com as universidades portuguesas. O Centro de Química da Madeira e o Departamento de Química da Universidade da Madeira participam nesta organização, com o objetivo geral de divulgar e promover o estudo da Química entre os estudantes do ensino básico e secundário.

Na semifinal da Madeira, participaram equipas de duas escolas da região, Escola Básica 23 do Estreito de Câmara de Lobos e Escola Básica 2, 3 Caniço, num total de 9 alunos acompanhados por duas professoras.

A equipa da Escola Básica 2, 3 Caniço sagrou-se vencedora no conjunto das duas provas (teórica e prática) ficando apurada para representar a Região Autónoma da Madeira na final nacional, a realizar no dia 16 de maio de 2026 na Universidade de Coimbra.