Publication Date: 09/03/2019

V Encontro Internacional Cinema & Território - Fotos já disponíveis

O Encontro Internacional Cinema & Território terá a sua quinta edição nos dias 8 e 9 de novembro. Este evento, que acontece no Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira (UMa), ao Colégio dos Jesuítas, será este ano organizado sob o tema “Em torno do corpo”. Dinamizado pelo Conselho de Cultura da UMa, o encontro tem como principal objetivo promover uma discussão que se pretende alargada e construtiva, no âmbito lato dos estudos de cinema e antropologia. Após a sessão de abertura, às 11h do dia 8 de novembro, o encontro arranca com a conferência de Paulo Filipe Monteiro, Professor Catedrático da Universidade Nova de Lisboa e fundador/coordenador do Mestrado em Artes Cénicas, subordinada ao tema “Júbilo e lamento do corpo no cinema”. A conferência seguinte, da responsabilidade de Pablo Llorca, professor de Teoria da Fotografia e do Cinema na Universidade de Salamanca e realizador de cinema, irá incidir sobre “El cuerpo que se aleja”. No segundo dia do encontro, 9 de novembro, Natacha Cyrulnik, documentarista e conferencista na Université d’Aix-Marseille, na conferência da manhã, irá falar sobre “The politics of the body or shared intimacy in documentary cinema”. A quarta e última conferência será proferida por Patrícia Silveirinha Castello Branco, Investigadora do CineLab - Laboratório de Cinema & Filosofia do Instituto de Filosofia da Nova e fundadora/ coeditora da Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Image, que irá abordar “Háptico, Corpo e Paisagem em três filmes chave do Cinema Português”. Para além das conferências haverá também lugar para debates, comunicações orais e projeção de dois filmes Não sei qual cidade se passa aos olhos dele (2019), da realizadora Thaís Inácio, e A sustentabilidade da Cultura Oral no Cântico das Oliveiras (2019), da realizadora Sheila Nunes. As comunicações incluem temas como “A escultura no cinema de Pedro Costa”, “Cuerpos visuales, diversos e imperfectos”, “Laboratório Huni Kuin: Ritual e arte, performance e vídeo, corpo e imagem”, “Filming to Protect and to Serve: Body-Worn Camera as Police Visual Security Devices”, “As Favelas nos Documentários Brasileiros: A participação da comunidade local na representação da realidade” e a “Sustentabilidade da Cultura Oral no Cântico das Oliveiras na Festa da Santa Cruz”. Galeria de Imagens
V Encontro Internacional Cinema & Território "Em torno do corpo" O Cinema e a Antropologia nascem e desenvolvem-se no final do século XIX. Desde o início, o filme tenta capturar o que é o objeto da etnologia: as práticas do ser humano na relação que estabelece com os seus semelhantes e com o espaço físico-cultural em que situa a ação. O trabalho de descrição dos primeiros filmes, que evoca o diário de campo do antropólogo, dá lugar a filmes “compósitos”, que integram vários géneros cinematográficos, orientados para a compreensão do outro. No âmbito do seu trabalho científico, o antropólogo torna-se assim autor de documentários ficcionais. Por outro lado, os filmes realizados por cineastas podem também adquirir uma dimensão antropológica. Assim, associar o Cinema ao Território tem por objeto afirmar, segundo o conceito de Henri Lefebvre, que o cinema é “produtor de espaço”. Não é só um espaço de mediação artística mas também de poder, um território político, económico e cultural. O Cinema como espelho reflete as realidades do mundo. Programa | Site
No âmbito do V Encontro Internacional Cinema & Território acolheremos comunicações que contribuam para o tema “Em torno do corpo”, apresentando trabalhos relevantes e promovendo uma discussão que se pretende alargada e construtiva, no âmbito lato dos estudos de cinema e antropologia. Temática: “Em torno do corpo” O território mais próximo do ser humano é o seu próprio corpo. Diariamente olhamos o nosso corpo e diariamente o nosso corpo é olhado. É do confronto originado por esta ritualidade que se evidenciará a relevância de “um corpo do qual pouco importa que esteja aqui, que seja o aqui ou o aí de um lugar, mas do qual importa sobretudo que opere como o lugar-tenente e o vigário de um sentido.” (Nancy, 2000: 66-67). A partir desta reflexão de Jean-Luc Nancy, propomos as seguintes linhas de abordagem que situam diferentes problemáticas em torno do corpo e o cinema sem, contudo, excluir outras propostas.
  • Corpo-ritual: comunidade e identidade;
  • Corpo-espaço: performatividades cinemáticas;
  • Corpo-ecrã: mutações fílmicas em contexto tecno-sociológico.
  • Proposta de comunicação As propostas de comunicação deverão ser enviadas para o seguinte endereço eletrónico: encontros.cinema.uma@gmail.com com o assunto “ENCONTRO – PROPOSTA”. No documento enviado deverão constar os seguintes elementos:
  • Nome(s), contacto(s) e afiliação académica do(s) orador(es) proponente(s);
  • Título da comunicação;
  • Resumo (500 palavras) – na língua do autor e em língua inglesa;
  • Palavras-chave – máximo 6;
  • Bibliografia;
  • Breve nota bibliográfica, onde constem as suas principais áreas de interesse e investigação (100 palavras).
  • Artigos O texto das comunicações, na forma de artigo, deve ser submetido para publicação em Cinema & Território – Revista internacional de arte e antropologia das imagens, em 2019 através do e-mail ct-review@mail.uma.pt Toda a informação acerca das normas de publicação em http://www.ct-review.org Calendário – submissão de propostas | NOVA DATA Envio de proposta de comunicação (resumo) – até 07 de junho de 2019. Notificação de aceitação das propostas – até 15 de junho de 2019. Línguas de trabalho do Encontro Português, espanhol, francês e inglês.quanto antes a sua reserva aqui.