Disciplina: Geografia e Mercados Turísticos

Área Científica:

Ciências Sociais e Humanas

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1  - A disciplina de Geografia e Mercados Turísticos encontra-se dividida em quatro partes: a compreensão do fenómeno social que é o turismo; entender o respetivo papel na planificação territorial; estrutura do mercado turístico; e análise de fluxos turísticos. Na primeira parte, introduz-se o turismo numa perspetiva histórica, geográfica, económica, sociológica e também ambiental. Na segunda parte, estudam-se as relações que se estabelecem entre as correntes de visitantes e o meio recetor, impactos originados pela atividade sobre o espaço rural, urbano e no meio ambiente. Na terceira parte, analisamos a estrutura do mercado turístico segundo os componentes de oferta e procura geridos por agentes turísticos, agências de viagens, alojamentos, etc.). Na quarta e última parte estuda-se a estrutura dos tipos de mercado turístico: o mercado mundial e o mercado português.
ACR:1295 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-11-20 06:22:13

Conteúdos / Programa:

1  - Introdução ao estudo da geografia do Turismo
1.1  - Geografia física
1.2  - Geografia humana
1.3  - Natureza, sociedade e o turismo
2  - O turismo na sociedade contemporânea
2.1  - Identificação de impactos no território
2.2  - Impactos ambientais do turismo
2.3  - Avaliação de impactos do turismo
2.4  - O espaço turístico e o desenvolvimento de produtos turísticos no Arquipélago da Madeira
2.4.1  - Turismo litoral
2.4.2  - Turismo em áreas urbanas
2.4.3  - Turismo rural
2.4.4  - Turismo de natureza
2.4.5  - Turismo de aventura
2.4.6  - Ecoturismo
2.4.7  - Geoturismo
3  - O mercado turístico
3.1  - Oferta turística
3.2  - Procura turística
4  - Estrutura dos tipos de mercado turístico: o mercado mundial e o mercado português.
4.1  - A evolução do turismo internacional
4.2  - Turismo na Europa
4.3  - Turismo em África
4.4  - Turismo na Ásia e na Oceânia
4.5  - Turismo na América
4.6  - Turismo em Portugal
ACR:1295 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-11-20 06:22:13

Bibliografia / Fontes de Informação:

Bonilla, J., & Bonilla, L. , 2015 , Manual de investigación de mercados turísticos , Madrid, Spain: Piramide

Fernández, J., Martin, E., & Abad, C . , 2009 , Geografia turística mundial , Madrid, Spain: Editorial Universitaria Ramon Areces.

Humberto, J. , 2013 , La estructura economica de los mercados turísticos , Madrid, Spain: Editorial Universitaria Ramon Areces.

Lew, A.A., Hall, M., & Timothy, D. , 2008 , World geography of travel and tourism: a regional approach , Oxford, U.K.: Butterworth-Heinemann.

Malhotra, N.K. , 2008 , Investigación de nercados , Naucalpan de Juárez, Mexico: Prentice Hall.

Williams, S., & Lew, A. A. , 2015 , Tourism geography: critical understandings of place, space and experience , Oxon, England: Routledge.

ACR:1295 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-11-20 06:22:13

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia de ensino inclui a exposição da matéria teórica por parte do professor, duas provas de avaliação (60%) e a elaboração de um trabalho prático individual (30%). As provas referem-se a parte da geografia do turismo, e ao estudo de mercados turísticos. No início do semestre, serão distribuídos temas de trabalho para o desenvolvimento da matéria pelos estudantes e para serem apresentados e defendidos no final do mesmo. Desta forma pretende-se fomentar o envolvimento e a participação ativa dos alunos e também a preparação de uma discussão dos conteúdos apresentados. Para consolidar o elo entre o ensino, a aprendizagem e a orientação do professor, a avaliação individual será feita de forma contínua ao longo do período de aulas medindo o comportamento, a pertinência das intervenções e os comentários feitos pelos alunos (10%). A classificação mínima exigida para aprovação da disciplina, é de 10 valores, e a avaliação a adotar para a Época de Recurso é por exame escrito (60%).
ACR:1295 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-11-20 06:22:13