Disciplina: Matemática I

Área Científica:

Matemática

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - O principal objetivo da disciplina é dotar todos os alunos com o mesmo nível de conhecimentos matemáticos. Note-se que muitos dos alunos só frequentaram a disciplina de Matemática até ao 9º ano, pelo que há necessidade de nivelar os conhecimentos dos alunos, de modo a que todos tenham a possibilidade de aprender os novos conceitos. Deste modo, há que fazer uma revisão sobre diversos assuntos do Ensino Secundário. Pretende-se que os alunos adquiram conceitos básicos de Matemática, facultando-lhes um amadurecimento dos assuntos estudados, com vista ao seu desenvolvimento cognitivo. Espera-se que os alunos adquiram conceitos fundamentais sobre conjuntos, manipulem os números naturais, inteiros e reais. Também é esperado a aquisição dos conteúdos de operações binárias e relações de ordem. Finalmente, pretende-se promover discussão e resolução de problemas.

Conteúdos / Programa:

1 - Noções Gerais sobre Conjuntos.
2 - Aplicações entre Conjuntos.
3 - Cardinal de um conjunto.
4 - Conjuntos equipotentes.
5 - Números Naturais, Inteiros, Racionais, Reais.
6 - Operações Binárias.
7 - Soma e produto de números naturais, inteiros, racionais, reais.
8 - Relações binárias.
9 - Relações de ordem.
10 - Conjuntos Parcialmente Ordenados.
11 - Conjuntos Totalmente Ordenados.
12 - Conjuntos bem ordenados.
13 - Relações de Congruência.
14 - Resolução de Problemas.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Costa, Liliana , s. d. , Matemática 11º ano , s. ed
J. Campos Ferreira , 2001 , Elementos de Lógica Matemática e Teoria dos Conjuntos , Instituto Superior Técnico
J. Carmo, P. Gouveia, F. M. Dionísio , 2013 , Elementos de Matemática Discreta , Milton Keynes: College Publications
J. S. Pinto , 1999 , Tópicos de Matemática Discreta , Universidade de Aveiro
Lopes, Ana Vieira. , 1993 , Matemática 10 , Ed. Contraponto
Neves, Conceição , 1991 , Descobrir os números: Matemática , Porto Editora
Richard W. , 2008 , Pre-Algebra Concepts , Fisher
Williams , Elizabeth , 1994 , Primary Mathematics Today: Towards the 21st Century , Ed. Longman
Zegarelli,Mark , 2009 , Matemática Básica & Pré-Algebra para Leigos , Alta Books

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Em algumas aulas o professor expõe os conteúdos e depois propõe aos alunos a resolução de exercícios. Noutras propõe a resolução e discussão de problemas como ponto de partida para a 'descoberta' de conteúdos matemáticos. A avaliação é contínua sendo que a participação nas aulas tem a ponderação de 10%. Os outros 90% são avaliados em dois testes valendo cada um deles 45% por cento.