Disciplina: Português V
Área Científica:
Português
HORAS CONTACTO:
63 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
Objectivos
- reflectir sobre o conceito de literatura para a infância e juventude;
- compreender a especificidade e as problemáticas relativas a este sub-género literário;
- definir criticamente conceitos para a definição do campo de estudos da literatura para a
infância e juventude;
- adquirir conhecimentos gerais sobre a história da literatura para a infância e juventude;
- analisar criticamente obras literárias para a infância e juventude.
Conteúdos / Programa:
0. Revisão de alguns conceitos acerca da aquisição e do desenvolvimento da linguagem e
sua articulação com a aprendizagem da escrita e da leitura.
1. A literatura para a infância e juventude: a problemática da sua definição;
1.1. A relação da literatura para a infância e juventude com os 'corpora' histórico-literários;
1.2. A problemática da definição de critérios para a delimitação do seu 'corpus';
1.3. A interdisciplinaridade na literatura para a infância e juventude;
2. Questões genológicas relativas a este campo de estudos;
2.1. A narrativa: estudo e análise de alguns exemplos, nacionais e internacionais;
2.2. A poesia: estudo e análise de 'corpora' de alguns autores portugueses;
2.3. Breve retrospectiva sobre a história da literatura para a infância e juventude;
3. A relação entre texto e imagem na literatura para a infância e juventude: a função e a
eficácia da ilustração e a experiência com o "livro-objecto";
4. Reflexão sobre a articulação entre os objectivos programáticos curriculares (do ensino préescolar
e básico) e o Plano Nacional de Leitura.
Bibliografia / Fontes de Informação:
BARRETO, António Garcia, Literatura para crianças e jovens em Portugal, Porto, Campo das
Letras, 1998.
BASTOS, Glória, Literatura Infantil e Juvenil, Lisboa, Universidade Aberta, 1999.
BLOCKEEL, Francesca, Literatura juvenil portuguesa contemporânea: identidade e alteridade, Lisboa,
Caminho, 2001.
DINIZ, Maria Augusta S., As fadas não foram à escola, Porto, Edições Asa, 1994.
FRANCO, José António, A Poesia como Estratégia, Porto, Campo das Letras, 1999.
GOMES, José António, Da nascente à voz (contributos para uma pedagogia da leitura), Lisboa,
Caminho, 1996.
GOMES, José António, A Poesia na Literatura para a Infância, Porto, ASA Editores, 1993.
MESQUITA, Armindo (coord.), Pedagogias do Imaginário Olhares Sobre a Literatura Infantil, Porto,
Edições Asa, 2002.
PIRES, Maria da Natividade Carvalho, Pontes e Fronteiras - da literatura tradicional à literatura
contemporânea, Lisboa, Caminho, 2005.
RAMOS, Ana Margarida, Livros de Palmo e Meio. Reflexões sobre a literatura para a infância, Lisboa,
Caminho, 2007.
RIGOLET, Sylviane Angèle Neves, Leitura do Mundo ? Leitura de Livros, Porto, Porto Editora,
1997.
ROCHA, Natércia, Breve história da literatura para crianças em Portugal, Lisboa, Caminho, 2001.
RODARI, Gianni, Gramática da Fantasia. Introdução à arte de inventar histórias, Lisboa,
Caminho, 1993.
TRAÇA, Maria Emília, O fio da memória: do conto popular ao conto para crianças, Porto, Porto Editora,
1992.
* a bibliografia activa será indicada e disponibilizada durante o semestre lectivo.
Métodos e Critérios de Avaliação:
- realização presencial de dois mini-testes (50pts x 2 = 100pts / 200pts)
- realização presencial de uma frequência sobre os conteúdos programáticos leccionados (= 100pts / 200pts)