Disciplina: Português V

Área Científica:

Português

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Objectivos

- reflectir sobre o conceito de literatura para a infância e juventude;

- compreender a especificidade e as problemáticas relativas a este sub-género literário;

- definir criticamente conceitos para a definição do campo de estudos da literatura para a

infância e juventude;

- adquirir conhecimentos gerais sobre a história da literatura para a infância e juventude;

- analisar criticamente obras literárias para a infância e juventude.

Conteúdos / Programa:

0. Revisão de alguns conceitos acerca da aquisição e do desenvolvimento da linguagem e

sua articulação com a aprendizagem da escrita e da leitura.

1. A literatura para a infância e juventude: a problemática da sua definição;

1.1. A relação da literatura para a infância e juventude com os 'corpora' histórico-literários;

1.2. A problemática da definição de critérios para a delimitação do seu 'corpus';

1.3. A interdisciplinaridade na literatura para a infância e juventude;

2. Questões genológicas relativas a este campo de estudos;

2.1. A narrativa: estudo e análise de alguns exemplos, nacionais e internacionais;

2.2. A poesia: estudo e análise de 'corpora' de alguns autores portugueses;

2.3. Breve retrospectiva sobre a história da literatura para a infância e juventude;

3. A relação entre texto e imagem na literatura para a infância e juventude: a função e a

eficácia da ilustração e a experiência com o "livro-objecto";

4. Reflexão sobre a articulação entre os objectivos programáticos curriculares (do ensino préescolar

e básico) e o Plano Nacional de Leitura.

Bibliografia / Fontes de Informação:

BARRETO, António Garcia, Literatura para crianças e jovens em Portugal, Porto, Campo das

Letras, 1998.

BASTOS, Glória, Literatura Infantil e Juvenil, Lisboa, Universidade Aberta, 1999.

BLOCKEEL, Francesca, Literatura juvenil portuguesa contemporânea: identidade e alteridade, Lisboa,

Caminho, 2001.

DINIZ, Maria Augusta S., As fadas não foram à escola, Porto, Edições Asa, 1994.

FRANCO, José António, A Poesia como Estratégia, Porto, Campo das Letras, 1999.

GOMES, José António, Da nascente à voz (contributos para uma pedagogia da leitura), Lisboa,

Caminho, 1996.

GOMES, José António, A Poesia na Literatura para a Infância, Porto, ASA Editores, 1993.

MESQUITA, Armindo (coord.), Pedagogias do Imaginário Olhares Sobre a Literatura Infantil, Porto,

Edições Asa, 2002.

PIRES, Maria da Natividade Carvalho, Pontes e Fronteiras - da literatura tradicional à literatura

contemporânea, Lisboa, Caminho, 2005.

RAMOS, Ana Margarida, Livros de Palmo e Meio. Reflexões sobre a literatura para a infância, Lisboa,

Caminho, 2007.

RIGOLET, Sylviane Angèle Neves, Leitura do Mundo ? Leitura de Livros, Porto, Porto Editora,

1997.

ROCHA, Natércia, Breve história da literatura para crianças em Portugal, Lisboa, Caminho, 2001.

RODARI, Gianni, Gramática da Fantasia. Introdução à arte de inventar histórias, Lisboa,

Caminho, 1993.

TRAÇA, Maria Emília, O fio da memória: do conto popular ao conto para crianças, Porto, Porto Editora,

1992.

* a bibliografia activa será indicada e disponibilizada durante o semestre lectivo.

Métodos e Critérios de Avaliação:

- realização presencial de dois mini-testes (50pts x 2 = 100pts / 200pts)

 

- realização presencial de uma frequência sobre os conteúdos programáticos leccionados (= 100pts / 200pts)