Disciplina: Tecnologia e Inovação na Educação

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

43 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

a) Argumentar sobre a importância da incorporação das TIC na     Educação e sua relação com a inovação em Educação;

b) Identificar aspetos da interação social essenciais para aquisição, construção e partilha do conhecimento, com a utilização das TIC;

c) Avaliar / adequar diferentes recursos tecnológicos às necessidades dos contextos educativos;

d) Planear dispositivos de aprendizagem com o uso das TIC.

Conteúdos / Programa:

1 - A incorporação das TIC na escola como ferramenta de mudança;

1.1 - A incorporação das novas tecnologias na escola e o papel que pode desempenhar na inovação em educação;

1.2 - O conceito de inovação pedagógica;

2 - As TIC e o construtivismo / construcionismo (Piaget e Papert);

2.1 - As TIC ao serviço de uma linha de intervenção pedagógica baseada em premissas construtivistas/construcionistas;

2.2 - O papel do meio social e da interacção na aquisição, construção e partilha do conhecimento;

3 - A tecnologia como ferramenta de aprendizagem;

3.1 - Os dispositivos móveis: computadores portáteis, smartphones, telemóveis ao software educativo: pertinência e adequação aos contextos educativos;

3.2 - O potencial educativo do software/freeware, suporte de novos contextos e de novas oportunidades de aprendizagem;

3.3 - A Internet como meio privilegiado de recolha de informação, pesquisa de software educativo, resolução de problemas e troca de experiências;

3.4 - Os contributos de Seymour Papert;

4 - TIC e aprendizagem colaborativa;

4.1 Função natureza e agentes da comunidade de aprendizagem;

4.2 - A função do professor como organizador dos contextos da aprendizagem e de agente metacognitivo;

4.3 - O professor como elemento de transformação das rotinas escolares tradicionais;

5 - As TIC e o Currículo;

5.1 - O conceito de dispositivo pedagógico;

5.2 - A construção de dispositivos pedagógicos com TIC: espaços e tempos curriculares;

5.3 - O trabalho educativo com TIC e a construção do currículo.

Bibliografia / Fontes de Informação:

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Métodos e Critérios de Avaliação:

A avaliação é de natureza contínua e pressupõe a frequência de 75% das aulas lecionadas e privilegiará o acompanhamento aos processos de aprendizagem, mas também a verificação de conhecimentos adquiridos, em conformidade com os objetivos estabelecidos.

Nesta unidade curricular a aprovação implica a obtenção de classificação positiva (10/20), resultante da média aritmética dos diferentes elementos avaliativos, de acordo com a ponderação estabelecida para cada uma delas. 

Espera-se dos estudantes autonomia e participação no preenchimento do complexo puzzle teórico da disciplina. Recorrer-se-á às TIC como suporte. 

Na componente teórico-prática os alunos irão desenvolver atividades conducentes à construção de um weblog, contendo as temáticas da UC, de caráter reflexivo e de sistematização desses conteúdos. No final do semestre (dia 9 de maio) serão apresentados os weblogs e respetivas publicações efetuados no mesmo, com a ponderação de 40% (25% componente escrita do weblog e 15% apresentação). A nota mínima para aprovação neste elemento de avaliação é de 9,5 valores. Os grupos de trabalho deverão integrar 3 elementos. Deverá ser feita uma publicação semanal no weblog.

O weblog deverá integrar uma reflexão individual, fundamentada a partir do quadro teórico emergente dos autores indicados na bibliografia da UC. Terá um peso na avaliação de 20%. Esta reflexão individual poderá ser substituída pela construção de um jogo e posterior aplicação no estágio que irão desenvolver na sequência da UC de IPP VI.

Prova escrita individual (frequência): enquanto forma de avaliação crítica e reflexiva sobre os conteúdos desenvolvidos na aula com um peso de 40% da nota final. A nota mínima para aprovação neste elemento de avaliação é de 9,5 valores, arealizar no dia 16 de maio de 2023.