Disciplina: Multiculturalidade em Enfermagem

Área Científica:

Enfermagem

HORAS CONTACTO:

32 Horas

NÚMERO DE ECTS:

2 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Identificar caraterísticas culturais identitárias de grupos étnicos e imigrantes
2 - Integrar conhecimentos da teoria da diversidade e universalidade cultural de cuidados
3 - Refletir sobre singularidades culturais nos processos de saúde/ doença
4 - Analisar situações especificas da prática de cuidados de enfermagem culturalmente sensíveis

Conteúdos / Programa:

1 - Globalização, migração e cidadania
2 - Processo sociais ligados a fenómenos de migração: aculturação
3 - Questões sociais, cívicas e jurídicas
4 - A teoria da Diversidade e Universalidade Cultural de Cuidados de Madeleine Leininger- dimensões estruturais, culturais e sociais
5 - Cuidar na interculturalidade ? princípios e fatores integradores ou limitadores dos cuidados culturalmente congruentes
6 - Especificidades relativas à intervenção integrada nos processos de transição e de adaptação do âmbito da Saúde/Doença Mental dos migrantes e respectivo impacto na inclusão e identidade pessoal e social

Bibliografia / Fontes de Informação:

W. Abreu , 2003 , Saúde, Doença e Diversidade Cultural , Instituto Piaget.
W. Abreu , 2011 , Transições e Contextos Multiculturais , Formasau
A. R. A Campos Gil , 2016 , A proteção derivada de direitos fundamentais de imigração , Dissertação de doutoramento em Direito. UNL.
M. Leininger , 1995 , Transcultural Nursing: concepts, theories, and practices , Greyden Press
C. Lopes, C. Santos, D. Matos & O. P. Ribeiro , 2008 , Multiculturalidade perspetivas de enfermagem contributos para melhor cuidar , Lusodidacta
C. Reis, M. Costa , 2014 , Cuidar imigrantes: desafios na prática clínica de enfermagem , Revista de Enfermagem Referência (4) 2
A. Rodrigues , 2014 , O cuidado de enfermagem culturalmente competente: uma narrativa de enfermeiros em serviço de infeciologia , Dissertação de mestrado em ciências de enfermagem. ICBAS.UP

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Sessões teóricas e teórico-práticas, com recurso a metodologias expositivas e interativas, análise de filmes, role-playing e debates com participação de peritos. Pesquisa individual e orientada, com reflexão e discussão em sala dos temas indicados. Trabalho de campo alusivo às problemáticas abordadas Avaliação: Dada a natureza teórico-prática desta UC, a avaliação incluirá 1 Relatório individual (50%) e 1 trabalho temático, de grupo, com apresentação e discussão em seminário (50%). Modelo de avaliação B de acordo com o RAAAUMA. A nota mínima, em cada um dos elementos, é de 9,5 valores. O estudante poderá recuperar na época de recurso/melhoria.