Disciplina: Desenho de Serviços

Área Científica:

Design

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Inglês

Objetivos Gerais:

1 - Durante este curso, os alunos irão aprender a pensar sistemicamente e de forma holística sobre serviços. Os alunos irão aprender a mapear o território do seu resumo do projeto e extrair modelos que irão ajudá-los para ilustrar, criar e analisar o seu conceito de design. Os alunos, então, irão aprender a comunicar o seu conceito, protótipo 'lo', refiná-lo e fazer uma apresentação final para o Cliente. Os alunos também irão aprender a elaborar um modelo básico de negócios.

Conteúdos / Programa:

1 - Definição
2 - Descoberta
3 - Quadro e estratégia
4 - Criar e expressar (inovações de serviços)
5 - Defina e avaliar
6 - Projeto de modelo de negócios e socializar (refletir e comunicar)

Bibliografia / Fontes de Informação:

Karmarker, Uday , Will you survive the services revolution?" ,
Gudpa, S. and Vajic, M. , 2000 , The contextual and Dialectical Nature of Experiences , Sages, Thousand Oaks
Prahalad, C.K. and H., G. , 1990 , The Core Competence of the Corporation , HBR
Bitner, M. J. , 1992 , Servicescapes , N/A
Edvardsson, B. , 1997 , Quality in new service development , N/A
Thomke, S. , 2003 , R&D comes to services: Bank of America's pathbreaking experiment , HBR
Berry, L. L. and Bendapudi, N. , 2003 , Clueing in customers , HBR
Shostack, G. L. , 1984 , Designing Services that Deliver , HBR
Gulati, R. H., Sarah. and Neilson, Gary , 2017 , The Bartista Principle: Starbucks and th e Rise of Relational Capital , N/A
Morelli, N , 2003 , Designing Product/Service Systems: A Methodological Explora tion , N/A

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os alunos são introduzidos aos temas por meio de aulas expositivas, em seguida, trabalhar em equipa, onde durante as aulas de estúdio seu trabalho é criticado, além disso eles são convidados a entregar sua apresentação regular de progresso em sessões para o professor, colegas e cliente. A avaliação é dividida entre apresentações 30%, parte final de comunicação em vídeo, 30% relatório final, 40%

Regente da Disciplina:

Marko Radeta