Disciplina: Estúdio de Design

Área Científica:

Design

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Inglês

Objetivos Gerais:

1 - O curso tem o objetivo de fornecer aos alunos uma estrutura teórica e técnicas para desenvolver um projeto de design de Interação Humano Computador. Também pretende estimular a sua criatividade e percepção das necessidades societais/de mercado/de utilizador. A parte prática do curso assenta no desenvolvimento de projetos, e no acompanhamento pelo professor a esses projetos.
2 - Os alunos trabalham em grupos para desenvolver um trabalho semestral de Interação Humano Computador onde eles prosseguem vários ciclos de design, implementação e avaliação. Cada equipa desenvolve um produto/serviço para resolver um dado problema de design. Os alunos são encorajados a submeter os seu trabalho a competições internacionais de design, como a da conferência designada 'CHI'.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução a Estúdio de Design
2 - Brainstorming
3 - Benchmarking
4 - Gestão de projetos
5 - Sketching, wireframes, storyboards, 'personas' e cenários
6 - Concepting
7 - Pitching de conceitos e construção de equipas
8 - Proposta de projetos
9 - Prototyping
10 - Desenvolvimento de projetos
11 - Apresentações de progresso de projetos
12 - Testes de utilizadores
13 - Apresentações finais de projetos

Bibliografia / Fontes de Informação:

Buxton, Bill , 2007 , Sketching U ser Experiences: Getting the Design Right and the Right Design , San Francisco: Morgan Kaufmann
Moggridge, B. , 2006 , Designing Interactions , Cambridge, MA: MIT Press
Norman, Donald , 2002 , The Design of Everyday Things , New York: Basic Book s
England, Elaine, and Andy Finney , 2007 , Managing Interactive Media: Project Managem ent for Web and Digital Media , Harlow: Addison-Wesley

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
O ensino é teórico-prático. A parte teórica é baseada na bibliografia do curso, e a parte prática é baseada nos projetos dos alunos. Há 3 trabalhos intermédios e um projeto final, desenvolvido num grupo. Os estudantes são também avaliados pela sua participação nas aulas. As percentagens de avaliação são: 1) participação nas aulas: 10% 2) trabalhos (20% x 3): 60%; 3) projeto final: 30%.