Disciplina: Prática Pedagógica III

Área Científica:

Prática de Ensino Supervisionada

HORAS CONTACTO:

130 Horas

NÚMERO DE ECTS:

10 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

  • Implementar uma prática pedagógica sustentada numa metodologia de investigação-ação, visando a integração significativa dos conteúdos científicos adquiridos e a construção de respostas adequadas aos contextos educativos vivenciados;
  • Proporcionar a inserção e o contacto com a realidade dos contextos de aprendizagem no âmbito do 1º Ciclo, nomeadamente nos 3.º e 4.º anos de escolaridade;
  • Privilegiar o desenvolvimento de uma atitude reflexiva ao longo de toda a intervenção pedagógica;
  • Valorizar o trabalho colaborativo com a comunidade educativa, ao longo de toda a ação desenvolvida;
  • Participar em projetos de trabalho em colaboração com a comunidade educativa onde decorre o estágio;
  • Mobilizar relações interpessoais positivas nos grupos de estágio e na comunidade educativa.

Conteúdos / Programa:

Considerações gerais sobre a Unidade Curricular

O Estágio no 1.º Ciclo do Ensino Básico afigura-se-nos como uma entrada no mundo profissional. Aceitando o pressuposto de que os educadores/professores aprendem nas instituições educativas a sua profissão numa diversidade relacional, e dada a complexa natureza do ato educativo e da profissão docente, pretende-se capacitar os educadores/professores estagiários para o exercício da profissão atendendo às dimensões profissional, social e ética, de forma a assegurar o desenvolvimento do ensino/aprendizagem numa perspetiva ecológica e o investimento progressivamente autónomo na sua formação.

Bibliografia / Fontes de Informação:

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Métodos e Critérios de Avaliação:

Critérios de avaliação, de acordo com a grelha em anexo (ANEXO1 - Indicadores de avaliação e comportamentos verificados), definidos com base:

  1. Dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem
  2. Dimensão profissional, social e ética
  3. Dimensão de participação na escola e de relação com a comunidade,

 

A soma dos critérios seguirá a seguinte fórmula:

Classificação = (Dimensão I x2 +Dimensão II + Dimensão III) x20/3280

 

A avaliação do estagiário incidirá na intervenção prática (planeamento, desenvolvimento, avaliação e reflexão sobre a intervenção educativa) com os pareceres do orientador científico da UMa e do professor cooperante.

A atribuição da classificação da intervenção prática do estágio deverá ser calculada da seguinte forma:

 

E = O*0,65 + C*0,35

E é a classificação final da componente prática do estágio, arredondada às unidades, considerando como unidade a fração não inferior a cinco décimas;

O é a nota dada pelo Orientador da UMa, na escala de 0 a 20;

C é a nota atribuída pelo Cooperante, na escala de 0 a 20.

 

Considera-se reprovado na intervenção prática do estágio o estudante que obtenha um valor inferior a dez valores na classificação (arredondada às unidades, considerando como unidade a fração não inferior a cinco décimas).