Disciplina: Redes de Sensores de Fibra Ótica

Área Científica:

Instrumentação

HORAS CONTACTO:

32 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - O objetivo desta unidade curricular é aprofundar os conhecimentos das redes de sensores de fibra ótica. Nesse sentido, será dado ênfase à multiplexagem de canais em diferentes domínios: temporal, em frequência e em comprimento de onda, explicitando as suas vantagens e limitações. Neste contexto, será proposto um projeto: de simulação para determinar teoricamente o comportamento de uma determinada rede de sensores de fibra ótica; ou em alternativa, de caráter experimental para implementação de uma rede multiplexada com dois sensores de fibra ótica.

Conteúdos / Programa:

1 - Arquiteturas de redes de comunicações óticas.
2 - Controlos de acesso ao meio. Topologias de rede.
3 - Técnicas de multiplexagem: temporal, frequência e comprimento de onda.
4 - Aplicações em redes multiplexadas de sensores óticos.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Walter Goralski , Optical Networking & WDM , McGraw Hill
John M. Senior , 2009 , Optical Fiber Communications: Principles and Practice , Prentice Hall
Brian Culshaw, John Dakin , Optical Fiber Sensors: Applications, Analysis and Future Trends , Artech House Publishers

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Oral: A avaliação oral tem, em primeiro lugar, o objetivo de desenvolver competências de comunicação oral e, em segundo, permitir aferir conhecimentos sobre os conteúdos lecionados. O aluno é confrontado com algumas questões que deve responder, demonstrando conhecimentos e desenvolvimento de espírito crítico perante os temas abordados.

Trabalhos: Os trabalhos são avaliados por relatório, apresentação ou por discussão. Permitem ao aluno desenvolver competências de projeto, escrita, de apresentação de resultados, desenvolver competências de comunicação oral.

Projeto: O trabalho de projeto permite aos alunos focarem-se num trabalho de investigação. Os alunos têm que elaborar um relatório e fazer uma apresentação do tipo seminário.