Data de publicação: 08/01/2026
Ação de Formação: Introdução à Cibersegurança
Destinatários: Funcionários docentes e não docentes da Universidade da Madeira e funcionários dos Serviços de Ação Social da UMa.
Duração: 1.5 horas
Datas: 15 de janeiro de 2026
Hora: 09h00 às 10h30
Local: Campus Universitário da Penteada, Anfiteatro 4
Inscrições: até 14/01/2026, às 12H, aqui.
Certificado: A atribuição de certificado de participação pelo CDA exige a frequência de 75% do total de horas da ação.
Objetivos:
Esta sessão tem como objetivo sensibilizar os participantes para os principais conceitos e desafios associados à Cibersegurança, num contexto cada vez mais marcado pela dependência de tecnologias digitais no ensino, na investigação, na gestão institucional e na vida quotidiana. Pretende-se promover uma compreensão clara dos riscos existentes no ciberespaço, bem como algumas das boas práticas que contribuem para a proteção da informação, dos sistemas e dos utilizadores.
PROGRAMA:
Ao longo da sessão serão apresentados os conceitos fundamentais de cibersegurança, incluindo confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação, bem como noções básicas sobre ameaças digitais e normas aplicáveis. Serão caracterizadas as principais tipologias de ataques, como malware, phishing, ransomware, engenharia social e acessos não autorizados, destacando os seus impactos potenciais a nível individual, institucional e social. Paralelamente, serão abordadas as principais estratégias e mecanismos de defesa, tanto de natureza técnica como comportamental, enfatizando o papel do utilizador como elemento central na segurança dos sistemas de informação.
Sempre que possível, os conteúdos e exemplos apresentados serão adaptados ao contexto específico da Universidade da Madeira, tendo em consideração as suas políticas internas, regulamentos, infraestruturas tecnológicas e orientações institucionais em matéria de segurança da informação. Desta forma, pretende-se garantir a relevância prática da sessão e facilitar a aplicação dos conhecimentos adquiridos no ambiente académico e profissional dos participantes.
No final da sessão, espera-se que os participantes estejam mais conscientes dos riscos associados à utilização de tecnologias digitais, compreendam a importância da cibersegurança como responsabilidade partilhada e adquiram uma base inicial que lhes permitam adotar comportamentos mais seguros e informados no uso dos sistemas e serviços digitais da Universidade da Madeira e fora dela
Data de publicação: 13/03/2026
International Seminar of Sport and Science 2026Data de publicação: 13/03/2026
Olimpíadas de Química 2026Data de publicação: 12/03/2026
Workshop: O processo criativo de um filme: do argumento ao ecrãData de publicação: 12/03/2026
Dia Mundial do Rim - Espaço Saúde +Data de publicação: 12/03/2026
II Colóquios LITERATURA MADEIRENSEData de publicação: 12/03/2026
Investigação do CQM distinguida em coleção internacional dedicada às mulheres na ciênciaData de publicação: 10/03/2026
Protocolo entre UMa e VastBlue reforça ligação entre academia e indústriaData de publicação: 10/03/2026
Data de publicação: 09/03/2026
Oficinas ABM/UMa – Ciência e Tecnologia – Matemática, Gravatas e RobôsData de publicação: 12/03/2024
Conferência: Universities as key drivers of sustainability and innovation: Riga Technical university Liepaja academy experienceData de publicação: 31/10/2024
Candidaturas aos CTeSP 2024/2025Data de publicação: 15/07/2024
Candidaturas para estudantes internacionais 2025/2026Data de publicação: 03/03/2025
Ciclo de Conferências e Exposição "COLORUM Ilustração Científica: os Insetos nos Ecossistemas e a Inovação Pedagógica"Data de publicação: 13/09/2023
Ação de Formação: Ser voluntário - Formação inicial de voluntariadoData de publicação: 30/10/2024
Segundo evento regional do projeto INCOREData de publicação: 20/05/2022