Data de publicação: 26/11/2021

Apresentação oficial do projeto “Insetos da Madeira”

No próximo dia 30 de novembro, pelas 14h30, realizar-se-á a apresentação oficial do projeto “Insetos da Madeira”, no Centro de Estudos de História do Atlântico, uma iniciativa da Universidade da Madeira, com o apoio da Direção Regional do Turismo.

Nesta apresentação, será ilustrado como a app iNaturalist está a ser utilizada no âmbito do ecoturismo e turismo de natureza na Madeira. Esta ferramenta, numa lógica de envolvimento comunitário/cidadania ativa, permitirá aos turistas valorizar os recursos naturais regionais e em simultâneo usufruir de atividades de aprendizagem ao ar livre.

No sentido de promover o ecoturismo, envolver os turistas no registo de espécies de insetos e dar destaque a este grupo de enorme potencial turístico a nível regional, surgiu o projeto “Insetos da Madeira”. Este projeto pretende potenciar um nicho de mercado quase inexplorado na Madeira que já é alvo de grande procura em outras partes do mundo com elevada biodiversidade. Na Madeira existem turistas com fascínio e curiosidade por este grupo de animais e que, de forma autónoma, observam insetos durante a sua estadia e partilham as suas fotografias online, utilizando redes de ciência cidadã, como a plataforma Biodiversity4all. Todos os cidadãos podem partilhar fotografias na internet utilizando a app iNaturalist, sendo os dados associados às fotografias de livre acesso e alvo de estudo por parte dos cientistas de todo o mundo. O uso desta ferramenta, numa lógica de envolvimento comunitário/cidadania ativa, permitirá aos turistas valorizar os recursos naturais regionais e, em simultâneo, usufruir de atividades de aprendizagem ao ar livre. 

Os insetos são o grupo de seres vivos mais abundante, diverso, e com maior número de espécies endémicas no arquipélago da Madeira. Esta extraordinária diversidade é praticamente desconhecida no mercado turístico. A riqueza e diversidade deste grupo bem como a sua importância na Madeira será apresentada pela Professora Doutora Dora Aguin Pombo, docente da UMa. No evento estará presente a coordenadora nacional da plataforma Biodiversity4all, Doutora Patrícia Tiago, que mostrará qual o tipo de público interessado nos insetos da Madeira e o impacto desta plataforma no estudo da biodiversidade. O coordenador do projeto e biólogo Dr. Hugo Silva apresentará os resultados do projeto obtidos no último ano, nomeadamente os grupos e espécies observadas nos vários concelhos da ilha e o número de observadores que utilizam a plataforma.

 A plataforma Biodiversity4all está já a ser utilizada por duas empresas regionais de turismo de natureza. Os seus representantes foram convidados a partilhar o seu testemunho sobre a importância dos insetos como atrativo turístico e a relevância desta aplicação em atividades de turismo da natureza e valorização do património natural.

Por fim, o Professor Doutor António Manuel Almeida, docente da UMa e especialista em turismo, abordará as novas tendências no mercado de turismo.

 

NOTA:

Entrada Livre, sujeita à lotação da sala e mediante apresentação do certificado de vacinação e teste COVID-19 com resultado negativo realizado até sete dias antes do evento.

UMa abre nova licenciatura em Engenharia de Computadores

Data de publicação: 05/07/2020

Conferência Carbono: o Elemento da Vida!

Data de publicação: 07/05/2019

Ciclo de Conferências Mestrado em Ecoturismo

Data de publicação: 27/11/2018

Novos estudantes 2020/2021

Data de publicação: 17/09/2020

UMa Investiga

Data de publicação: 28/11/2022

Encerramento da Astronomia no Verão 2019

Data de publicação: 11/09/2019

Política e administração coloniais na África Portuguesa

Data de publicação: 28/11/2018

UMa acolhe novo polo de investigação em Engenharia

Data de publicação: 25/03/2024