Data de publicação: 11/08/2025
Colóquio: Educação pela Arte – Políticas, Práticas e Desafios
O Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa) irá realizar, no próximo dia 19 de setembro, o colóquio intitulado “Educação pela Arte – Políticas, Práticas e Desafios”.
O evento terá lugar no Auditório do Edifício da Reitoria da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas, das 09:30 às 17:00, e tem como objetivo promover uma reflexão crítica sobre o papel da educação artística na formação integral dos estudantes. Serão igualmente debatidas políticas públicas, práticas pedagógicas inovadoras e a intersecção entre arte, cultura e tecnologia.
O programa inclui duas conferências e uma mesa-redonda com especialistas da área da Região Autónoma da Madeira.
A conferência inaugural, com o tema “Políticas educativas do ensino da música em Portugal: como evitar cavalos de Tróia e cantos de sereia”, será proferida por Maria Helena Vieira, da Universidade do Minho. Na segunda conferência, Rosa M. Serrano, da Universidad de Zaragoza, irá abordar a “Transdisciplinariedad artística (musical, plástica y corporal) en la formación inicial universitaria así como en formación permanente con centros educativos de infantil, primaria y secundaria en España”.
Após as conferências, seguir-se-á uma mesa-redonda, com a participação de Natalina Santos (Direção Regional de Educação), Ana França (CIE-UMa); Gorete Pereira (Departamento de Ciências da Educação da UMa); e de Paulo Esteireiro (Conservatório – Escola das Artes da Madeira,) onde serão debatidas diversas questões relacionadas com o tema central do colóquio, nomeadamente “A Educação Artística na RAM”, “A Educação pela Arte: Artes Cénicas, desafios e oportunidades à pedagogia”, “A Educação pela Arte como estratégia de inovação pedagógica” e “O Ensino Artístico Especializado: desafios e oportunidades à política educativa”.
O encerramento do colóquio será assinalado com um momento performativo, protagonizado pelo ensemble de saxofones do Conservatório – Escola das Artes da Madeira.
A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia, através do formulário online disponível em https://lnk.ink/uVoim. O colóquio está validado pela Direção Regional de Educação, conferindo 6 horas de formação certificada para vários grupos de recrutamento docente.
Clique aqui para aceder à Galeria de Imagens.
Data de publicação: 18/05/2026
Candidaturas aos Mestrados 2026/2027Data de publicação: 18/05/2026
Dia Mundial da Hipertensão Arterial - Espaço Saúde +Data de publicação: 17/05/2026
Dia Mundial de Consciencialização sobre a Doença Celíaca - Espaço Saúde +Data de publicação: 16/05/2026
Seminário: É a fusão nuclear a energia do futuro? Uma visita guiada aos progressos e desafiosData de publicação: 15/05/2026
Exposição Hic Et Nunc patente no Edifício da Reitoria da Universidade da Madeira até 29 de maioData de publicação: 15/05/2026
Conferências CQM 2026: From Nature to Everyday Life Application / PolyurethanesData de publicação: 14/05/2026
Autonomia, Geoestratégia e Relações InternacionaisData de publicação: 14/05/2026
Data de publicação: 07/03/2025
Concurso para o Estudante Internacional 2024/2025 - Licenciaturas - Fase SuplementarData de publicação: 07/08/2024
Conferência: The cultural history of sweet potato in the light of an EIP-AGRI projectData de publicação: 05/06/2024
Encontro Anual do Centro de Investigação em Matemática e Aplicações (CIMA)Data de publicação: 29/01/2024
Lançamento do Livro: R. Um mundo por descobrirData de publicação: 23/05/2022
Workshop: Preparação para a Defesa da Dissertação de MestradoData de publicação: 02/06/2025
International Conference Discourses in Interaction IIIData de publicação: 23/10/2025
Licenciaturas 2021/ 2022 - Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (3.ª Fase)Data de publicação: 08/07/2021