Data de publicação: 19/01/2026
Colóquio Internacional Aprendizagens Emergentes, Diversidade e Inclusão para o Século XXI e II Seminário Internacional Abdias Nascimento
Tal como em Paulo Freire, compreendemos que educar é criar possibilidades para a construção pessoal e social de cada sujeito. Assim, perante a diversidade social, cultural, étnico-racial e de género que caracteriza os contextos educativos contemporâneos, a pedagogia dialógica ganha especial relevância ao valorizar as experiências vividas como herança cultural incorporada de cada sujeito e ao facultar os recursos epistemológicos essenciais à formação de cidadãos críticos e participativos.
Neste contexto, os ambientes de aprendizagem emergentes configuram-se como sistemas adaptativos, complexos e auto-organizados, respondendo dinamicamente às necessidades dos aprendizes numa sociedade digital diversa e interconectada. Estes espaços, progressivamente democratizados e acessíveis a indivíduos de diferentes classes sociais, géneros, raças e etnias, exigem a implementação de uma pedagogia crítica, sensível à interculturalidade e proficiente no domínio das tecnologias, de modo a assegurar uma efetiva inclusão.
Deste modo, o Colóquio Internacional Aprendizagens Emergentes, Diversidade e Inclusão Para O Século XXI e o II Seminário Internacional Abdias Nascimento: Contextos Multiculturais, Resistências Amefricanas e Inovação Pedagógica visam debater, socializar e divulgar a produção académica e as experiências pedagógicas sobre aprendizagens emergentes, diversidade e inclusão no século XXI, bem como sobre Comunidades Multiculturais de Aprendizagem para a educação das relações étnico-raciais, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento/CAPES/UFS/UNIFAP/UMa/U.PORTO.
Na primeira edição destes eventos, emergiram orientações essenciais para a continuidade da discussão e socialização dos percursos de investigação desenvolvidos por estudantes da Universidade da Madeira, em diálogo com as Universidades Federais de Sergipe e do Amapá, evidenciando experiências que se constituíram em práticas de pesquisa, aperfeiçoamento académico e transformações nos cenários inicialmente concebidos. Nesta segunda edição, somamos a partilha e o percurso conjunto de estudantes, professores e outros agentes educativos que assumem a diferença como elemento potenciador de novos saberes; que creem que a diversidade no pensar, dialogar e propor comunidades multiculturais de aprendizagem contribui para uma sociedade solidária, diversa e antirracista.
O EVENTO É HÍBRIDO
DIA 2 DE MARÇO DE 2026: APENAS ONLINE. CONSULTE O PROGRAMA NO SITE DO COLÓQUIO:
DIAS 3, 4 E 5 DE MARÇO DE 2026: NO AUDITÓRIO DA REITORIA DA UNIVERSIDADE DA MADEIRA
Clique aqui para aceder ao programa | Clique aqui para aceder à Galeria de Imagens.
Data de publicação: 14/04/2026
III Workshop Matemática na UMa. Das Raízes ao FuturoData de publicação: 14/04/2026
Seminar Series Memory and Literature: Narrating the PastData de publicação: 14/04/2026
Universidade da Madeira promove formação em calibração de equipamentos analíticosData de publicação: 13/04/2026
5as Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso EscolarData de publicação: 13/04/2026
Formação: Observação das AvesData de publicação: 10/04/2026
Seminário: O Poder do Storytelling Digital (I) - Pós-Graduação Comunicação DigitalData de publicação: 09/04/2026
Imagination Talks: Design as a Political PracticeData de publicação: 09/04/2026
Data de publicação: 04/01/2022
Candidaturas aos CTeSP 2024/2025Data de publicação: 15/07/2024
Vamos Falar de Livros - 7Data de publicação: 02/04/2024
Acesso ao Ensino Superior para Maiores de 23 anos 2025/2026Data de publicação: 07/03/2025
Publicação de livro: "Galeno, A Dissecção do Útero; A Formação dos Fetos. Tradução e Estudos" - Projeto GyneciaData de publicação: 24/05/2023
Concurso para o Estudante Internacional 2024/2025 - Licenciaturas - Fase SuplementarData de publicação: 07/08/2024
RISCO 25 . Feira de Desenho, Impressão e outros meios (4ª edição) IV.ª Semana das Artes e HumanidadesData de publicação: 28/04/2025
Seminar Series Memory and Literature: Narrating the PastData de publicação: 14/04/2026