Data de publicação: 19/05/2022

Conferência: The Flavor Chemistry of Fortified Wines

As características mais importantes dos principais vinhos generosos mundiais (Madeira, Porto, Sherry, Moscatel e Vermute) vão estar em discussão na conferência que o Centro de Química da Madeira vai promover no próximo dia 27 de maio.

A conferência terá lugar a partir das 10h00, na Sala 0.57 do piso 0 do Campus Universitário da Penteada, no Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas, e será proferida pelo Prof.º Doutor Matteo Bordiga, da Food Chemistry, Biotechnology and Nutrition Unit, Università del Piemonte Orientale "A. Avogadro”, Itália.

Além de discutir as principais características destes vinhos, Matteo Bordiga vai abordar também a origem do aroma típico dos vinhos (primário, secundário e terciário) e os parâmetros que os influenciam durante o processo de vinificação e, ainda, referir algumas especificidades do vinho generoso mundial, destacando a composição volátil com particular ênfase nos compostos aromáticos, e a evolução de compostos voláteis durante o processo de envelhecimento e os descritores de odor mais importantes.

A participação neste evento é gratuita mas sujeita a disponibilidade de lugares e requer inscrição prévia, até 26 de maio, através do endereço https://cqm.uma.pt

Clique aqui para aceder às fotografias da conferência.